Prisão
O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro e pelo menos mais dois pastores evangélicos foram presos no começo da manhã, por esquema de desvio de verbas do FNDE do MEC. Um dos pastores envolvidos chegou a pedir um quilo de ouro para um prefeito, para liberar verbas. Esse ministro picareta, “terrivelmente evangélico” esteve aqui no Acre em uma daquelas passagens relâmpagos, para inaugurar obra que não era dele e sem deixar um tostão, aparentemente. Ainda assim, seria bom verificar o que ele de fato veio fazer aqui.
Senado
Uma coligação para governador nas eleições de outubro pode ter mais de um candidato ao senado, foi a decisão do TSE ontem à noite. Isso pode facilitar um acordo entre o senador Márcio Bittar e o governador Gladson Cameli. Ou não. Ninguém pode afirmar nada nessa volúvel política acreana.
Conversa
O senador está esperando resolver essa encrenca do diretório do Progressistas para ter uma conversa definitiva com Gladson, até porque as convenções estão chegando. O MDB está de olho comprido nessa história, também interessado no apoio do senador, que ainda é considerado como traidor por uma ala da legenda. Márcio disse ter carta-branca de Bolsonaro para apoiar seus mais próximos aliados.
Tese
Pela decisão do TSE, em tese, poderiam concorrer juntos Alan Rick e Márcia Bittar, na mesma chapa. Poderiam. Até porque nenhum dos dois deseja isso, que serviria apenas para dividir votos e fazer a alegria do ex-senador Jorge Viana. A ideia de cada um é que seja o único nome da chapa.
Mães
Começam a ser ouvidas, na sindicância sobre as mortes de crianças por SARG, as mães que perderam seus filhos para a doença. Elas vão poder falar livremente o que as atormentam e fazer as acusações que julgarem pertinentes. Mais que justo.
Progressistas
A reunião definitiva (mais uma...) marcada para hoje, para decidir o destino do diretório do Progressistas no Acre, precisou ser adiada para amanhã, pelo falecimento do pai da senadora Mailza Gomes, no interior de Rondônia.
Temerário
A Assembleia Legislativa aprovou ontem um absurdo, a PEC que incorpora agentes contratados como temporários do sistema socioeducativo ao IAPEN, como efetivos. Todos os deputados que votaram a favor sabem que cometeram uma ilegalidade. A Constituição proíbe qualquer efetivação sem concurso público.
Prazo
Mas os deputados sabem também que o caso vai parar na justiça, que é lenta e nada vai se resolver antes de outubro. Aí, eles já terão os votos dos beneficiados e nada vai mudar isso. Um projeto eleitoreiro e com objetivos muito claros. Iludem-se os agentes, que pensam que ganharam alguma coisa.
Explicação
O deputado Léo de Brito afirma que houve erro do TSE em 2018 quando saiu sua identificação como negro. E que vai consertar. Admitir a falha e pedir a sua equipe que faça um texto esclarecendo os fatos, é melhor que atirar impropérios em quem noticiou. É preciso sempre estar atento, pois pequenas falhas podem se transformar em grandes escândalos. O diabo mora nos detalhes.
Vício
O vereador Arnaldo Barros, do Podemos, na defesa das casas terapêuticas da capital, fez uma declaração enfática. Disse que um terço da população de Rio Branco é dependente de algum tipo de droga. Seriam quase 180 mil pessoas... Espera-se que o vereador tenha dados firmes para sustentar essa denúncia. De início, parece muito.
Deputada
A ex-ministra Marina Silva deve ser candidata a deputada federal por São Paulo, para onde passou seu domicílio eleitoral. Não interessa para a REDE que ela seja candidata a vice-governadora, pois o partido precisa de bancada federal para manter o fundo partidário. O resto é especulação
Mín. 20° Máx. 34°