Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Que é isso companheiro?

Leo de Brito se declarou negro na Justiça Eleitoral, para receber parte maior do fundo eleitoral que beneficia os autodeclarados pretos

21/06/2022 às 11h01 Atualizada em 21/06/2022 às 11h05
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Que é isso companheiro?

Pegou mal

Pegou muito mal a descoberta de que o deputado federal Leo de Brito se declarou negro na Justiça Eleitoral, para receber parte maior do fundo eleitoral, que beneficia mulheres e candidatos autodeclarados pretos. O deputado disse que foi um lapso e que vai corrigir. Que é isso companheiro?

Resgate

As redes sociais regataram o discurso de Lula no enterro de Chico Mendes, feito em Xapuri. Tantos anos depois, serve às mortes de Bruno e Dom, como se tivesse sido feito hoje. Lula  compara a morte de Chico com a de Cristo e a de Tiradentes e mostra que as injustiças são inesquecíveis e se voltam contra os que mandaram matar.

Dez vezes mais

No discurso, Lula lembra que Chico dizia que, se fosse assassinado, cada seringueiro, cada companheiro, lutaria como se valesse por dez. Uma fala poderosa e nunca tão atual. É terrível que a cada dia aumentem os mártires da floresta.

Manifestação

A manifestação das mães de crianças vítimas da síndrome respiratória ontem, na visita da ministra, foi o assunto  do dia. Chamou a atenção novamente a postura do governo que

parece um elefante na loja de louças para lidar com o problema . Um integrante do quarto escalão bradar contra as manifestantes mostra a falta de organização e de inteligência política. Inabilidade política tem nome e sobrenome.

Mães

Quanto as mães, é perfeitamente compreensível o desespero mas fazer protesto com carro de som de deputado de oposição descaracteriza o que seria desespero das mães.

O Ministério Público entrou na história, o procurador geral de Justiça, Danilo Lovisaro, está a frente de uma sindicância.  É aí que os parentes devem centrar suas reivindicações.

Ponderada

Guindada ao comando do estado pelas exigências da legislação eleitoral, a desembargadora Waldirene Cordeiro é um exemplo de ponderação e sobriedade. Na confusão das mães das crianças falecidas, ontem,  foi a voz da razão, disse que uma sindicância está em curso e que a apuração será rigorosa. Apontada muitas vezes como simpatizante da esquerda, a desembargadora vem se portando com a mais absoluta isenção e competência.

Ao lado

A seu lado nesta e em outras cerimônias, sempre chama a atenção a presença da decana do Tribunal de Justiça, a desembargadora Eva Evangelista, outro exemplo de sobriedade e competência da justiça estadual.

Palanque

Publicações do sul do país ainda não listam o palanque de Lula no Acre como definido, embora seja improvável alguma mudança. Jenilson Leite será o candidato, e sabe que não poderá contar com a dedicação do PT a sua campanha.

Divisão

Foi exatamente por essa desunião, essa falta de um projeto e um propósito único, que Manuela D’Ávila, candidata a vice presidente na chapa de Haddad, em 2018, decidiu ficar de fora das eleições de outubro, embora estivesse liderando a disputa para o senado no Rio Grande do Sul.  Denunciou essa divisão, para ela, sem sentido.

Mateus, primeiro os meus

A legislação eleitoral, ao acabar com as coligações proporcionais, estimulou a política predatória entre os partidos. Cada um vai defender sua nominata de candidatos a deputado estadual e federal com unhas e dentes, sem qualquer aliança ou entendimento partidário. Vai ser uma carnificina eleitoral.

Exemplo

Exemplo é o PDT, muito preocupado com a dificuldade para renovar o mandato do deputado federal Jesus Sérgio. O partido queria que a vereadora Michele Melo fosse candidata a deputada federal, para servir de escada para Jesus. Mas ela optou pela Assembleia e, além de não ajudar na legenda de Jesus Sérgio, ainda vai enfrentar a candidatura de seu irmão Tom, até agora um dos preferidos do partido na disputa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Acre em notas
Acre em notas
Sobre Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC Atualizado às 17h42 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes