Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Desaparecidos

Hoje é o Dia Internacional da Criança Desaparecida um problema Mundial e que precisa de atenção redobrada

26/05/2022 às 07h58 Atualizada em 04/06/2022 às 04h28
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Desaparecidos

Desaparecidos

Hoje é o Dia Internacional da Criança Desaparecida um problema Mundial e que precisa de atenção redobrada. Por exemplo, no final de abril, uma garota de 13 anos fugiu de casa, no Mato Grosso do Sul, para se encontrar com suposto namorado que conheceu pelas redes sociais. E, uma semana depois conseguiu fugir seu captor, que a atraiu com perfil falso e a manteve em cativeiro em Londrina no Paraná. A jovem foi abusada e humilhada. De volta à família, está passando por processos de atendimento psicológico e médico.

Tráfico

É cada vez mais comum o tráfico de crianças. Na Amazônia, meninas indígenas são sequestradas de suas aldeias para servirem em bordéis de garimpo. É uma dessas situações invisíveis para a sociedade, que faz questão de não enxergar o que acontece nas periferias do Brasil.

Universidade

A pressão da sociedade e de integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal impediram a votação da abjeta proposta de acabar com a gratuidade na universidade pública. É preciso ficar vigilante para que o projeto não volte à pauta pelo menos antes das eleições, na esperança de que, no próximo ano, as coisas sejam diferentes.

Escola em casa

Os deputados federais acreanos Alan Rick, Mara Rocha e Vanda Milani votaram a favor do projeto que instituiu o homeschooling, ou ensino em casa, que é condenado por todos os especialistas em Educação. Flaviano Melo, Jesus Sérgio, Léo de Brito e Perpétua Almeida votaram contra. Jéssica Sales não estava na sessão.

Senado

O projeto agora vai ao Senado e, se não tiver nenhuma modificação, Irá para a sanção do presidente Bolsonaro. É Tempo de se mobilizar contra mais esse absurdo atentado contra as crianças e a Educação no Brasil. O que o país precisa é de escolas de qualidade e oportunidades iguais para todos.

Clima

Quase metade das geleiras andinas tropicais estão se derretendo. Essas geleiras são estudadas como referência para medir o impacto das mudanças climáticas nas regiões mais quentes do planeta. As queimadas e focos de incêndio na Amazônia são apontados como os maiores responsáveis pela diminuição da área de gelo nos Andes.

Carbono

O carbono negro gerado pelas queimadas acelera o derretimento do gelo. No período de 1990 a 2020, a maior perda se concentrou na Bolívia, com encolhimento 42,61% de área, seguido do Peru, com 41,19%. Bem aqui na direção do Acre.

Orientação

Cerca de oito mil acreanos com mais de 18 anos se declaram homossexuais ou bissexuais. Isso representa 1,3% da população do estado. Os números são da primeira pesquisa sobre orientação sexual inserida no Programa Nacional de Saúde do IBGE.

Receio

Entretanto, talvez pelo pioneirismo do levantamento outras 17 mil pessoas, ou 2,8% da população acreana recusaram-se responder a pergunta, o que pode carregar uma subnotificação, por receio da exposição de dados. Talvez por causa disso, Rio Branco é apenas a 24ª capital em número de pessoas que admitem ter essas orientações sexuais. A capital campeã é Porto Alegre,  no Rio Grande do Sul onde 5,1% dos adultos se declaram homo ou bissexuais.

Importância

A pesquisa é importante para orientar programas de proteção e de informação para essas pessoas. E para fazer diminuir a discriminação, que não tem nenhum sentido.

Festa do Sol

Depois de dois anos restrita e feita de modo virtual, por causa da pandemia, a cerimônia ancestral Inca do "Inti Raymi", a festa para o Deus Sol voltará a ser realizada de forma presencial. Neste dia 24 de junho em Cusco, no solstício de verão,  são esperadas pelo menos 60 mil pessoas de todo o mundo para a celebração tradicional.

Tradição

Na cerimônia do "Inti Raymi", atores interpretam Pachacútec, o fundador do império inca, e sua esposa, Mama Anahuarque, que se dirigem para saudar os presentes na praça principal de Cusco, antiga capital imperial.  Os ingressos para o festival custarão entre 70 e 150 dólares (entre R$ 339 e R$ 726) e estão disponíveis a partir de hoje, podendo ser comprados em cerca de 3.500 locais no Peru.

Comando

Como previsto, o governador Gladson Cameli conseguiu em Brasília a garantia de que comandará o Progressistas no Acre, com toda a liberdade. O partido está a seu dispor para a eleição de outubro. Ele é quem dará as cartas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Acre em notas
Acre em notas
Sobre Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC Atualizado às 16h41 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes