Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Morte

Foi preciso que uma jovem acreana fosse barbaramente assassinada e tivesse seu corpo queimado, em Brasília, para que a sociedade acreana se escandalizasse com esse feminicídio

24/05/2022 às 10h16 Atualizada em 04/06/2022 às 04h28
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Morte

Morte

Foi preciso que uma jovem acreana fosse barbaramente assassinada e tivesse seu corpo queimado, em Brasília, para que a sociedade acreana se escandalizasse com esse feminicídio. Não importa que o Acre seja o campeão nacional desse tipo de crime contra a mulher. A população só se mobiliza quando o horror vem de fora. Mulheres são vítimas de violência no Acre, no Brasil e no mundo e é preciso parar essa prática brutal, seja aonde for.

Sem efeito

Em uma sociedade que cada vez mais prega o individualismo, o machismo e a misoginia, a lei do mais forte, a mulher é sempre a primeira e a mais fraca vítima. Sem mudar o tipo de sociedade que se constrói no Brasil, há pouca esperança da regressão nas expectativas e nas estatísticas de morte de mulheres por seus maridos e companheiros.

Impasse

O governador Gladson Cameli anunciou que quer o deputado Alan Rick como o seu candidato a Senador. Voltará de Brasília com carta branca para decidir o que quiser dentro do Progressistas, calando as vozes dissonantes. Mas na definição da candidatura, a opção não depende só dele. Alan Rick está em outro partido, que pode se tornar hostil ao Governador.

Exigência

Márcio Bittar até toparia dar aval para que ele Alan Rick fosse o candidato a senador, desde que Gladson Cameli indicasse sua esposa Márcia Bittar para vice-governadora em sua Chapa. Isso dificilmente vai ocorrer. Gato escaldado tem medo de água fria e o governador certamente não vai querer  repetir a experiência de um vice que lhe faça sombra ou cause problemas no decorrer do mandato.

Carta na manga

O governador tem uma carta na manga para definição de seu vice, um nome que calaria as dissidências e que seria inatacável do ponto de vista ético e político. Permanece como um trunfo para ser usado no momento oportuno.

Animado

O senador Sérgio Petecão está comemorando ainda é bastante animado, depois da visita do dirigente Nacional do PSD, o ex-prefeito Gilberto Kassab. Kassab fez duas afirmações no Acre: a primeira de que Petecão é prioridade nacional do partido. A segunda é que o PSD nos Estados está liberado para fazer aliança com quem quiser, para a Presidência da República. O caminho tá aberto para que Petecão cresça e muito nos próximos dias.

Projeto

A ala de extrema-direita das Forças Armadas lançou o estudo que projeta o país sob o domínio das forças mais conservadoras até, pelo menos, o ano de 2035, quando eles acreditam que terá sido destruída qualquer iniciativa

 ou qualquer pensamento de esquerda. Dentre outras medidas, querem acabar com a gratuidade do SUS e da escola pública, que passaria a cobrar os serviços de quem ganha mais do que três salários-mínimos.

Começo

O começo desse processo pode se dar hoje, quando a comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal começa a debater proposta de um deputado ligado ao governo, que quer acabar com ensino gratuito na universidade pública. É a ponta do iceberg que quer destruir conquistas do povo brasileiro.

Viajou

O prefeito Tião Bocalom  está em São Paulo onde foi acertar convênio com a USP para monitorar o nível do Rio Acre.  Louvável até . Só não se sabe por que precisa de convênio para acompanhar esta situação. Além das réguas no rio, que têm servido de balizamento há décadas, existe todo um controle feito por satélites e por câmeras ao longo do rio, desde que entra em território nacional até desaguar no Purus, em Boca do Acre. 

Casos de família

Há denúncias de que um médico de hospital público acreano, ao recomendar qualquer tipo de fisioterapia para seus pacientes, entrega a eles cartão da clínica de sua esposa, afirmando que o tipo de tratamento necessário não pode ser feito pelo SUS ou na rede hospitalar oficial. Orienta que só um serviço particular, no caso o comandado por sua esposa, teria condições de atender as necessidades dos pacientes. Isso é crime

Mailsa

A Senadora Mailza insiste que mantém sua candidatura ao Senado. Mas ela sabe que não tem a menor chance, a não ser que haja um impasse imenso na indicação do governo. A direção Nacional do Progressistas entregou a decisão nas mãos do Governador. Difícil furar essa barreira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Acre em notas
Acre em notas
Sobre Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC Atualizado às 18h02 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes