Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Tabuleiro

Começaram para valer as mexidas no tabuleiro político acreano

23/05/2022 às 10h49 Atualizada em 04/06/2022 às 04h29
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Tabuleiro

Tabuleiro

Começaram para valer as mexidas no tabuleiro político acreano. Depois de ensaiar a retomada do diálogo com Senador Márcio Bittar, o governador Gladson Cameli anunciou que sua vontade pessoal é de ter o deputado Alan Rick como candidato ao Senado. E que deve apresentar três nomes para análise de seu vice-governador, deixando claro que a escolha final é sua.

De frente

Com essa declaração, o governador bate de frente com o senador, que havia afirmado que caberia a ele indicar tanto candidato a vice, como o do Senado. E chegou a listar os nomes de Alysson Bestene e Eduardo Veloso para vice e, claro, Márcia Bittar ao Senado. As especulações são de que o governador tentou cortar as asas de Márcio Bittar, antes que fosse tarde demais. A chantagem de tentar colocar três partidos pressionando o governador não vai funcionar, ao que parece.

Explodindo

Parecem ter razão os que ligaram o pedido de licença de Márcio Bittar do Senado aos problemas que ele começa a enfrentar, por conta das suas emendas do orçamento secreto. O jornal O Globo escancarou a emenda de R$ 11 milhões que o senador destinou à Santa Casa de Rio Branco, que seria completamente irregular. A reportagem do jornal é avassaladora.

Propaganda

Bittar pode ter problemas por ter o seu retrato e o de sua esposa no hall de entrada da Santa Casa, o que é constitucionalmente proibido. As emendas parlamentares e toda ação de governo e de outros poderes devem primar pela impessoalidade. É o que preceitua o Artigo 37 da Constituição. Será mais um problema para o senador acreano.

Em casa

No lançamento da Expo Juruá, em Cruzeiro do Sul, o governador se sentiu em casa. Foi como um desafio para seus adversários, que também apostam naquele colégio eleitoral. Anunciou abertura da exposição com o show de Wesley Safadão, praticamente a um mês das eleições. Ninguém pode dizer que o governador não é esperto.

Primeiro turno

E o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, foi até a chácara Boi Cagão anunciar que espera a vitória de seu correligionário Sérgio Petecão ainda no primeiro turno, na eleição de governador do Estado.

Fechada

Petecão é o primeiro candidato a fechar sua chapa, com João Tota filho de Vice e Vanda Milani para o Senado. Agora ele quer se concentrar no plano de governo, que promete ser curto. Disse que não adianta um plano de cento e tantas páginas para não ser executado. Quer se basear em ações práticas e exequíveis. E está certo . Melhor qualidade do que quantidade.

Liberado

Gilberto Kassab afirmou que o partido está liberado para apoiar quem quiser a Presidente da República nos Estados. Por exemplo, em Minas Gerais, o PSD do ex-prefeito Alexandre Kalil está fechado com Lula. Em outros locais, apoia Bolsonaro. É uma estratégia voltada para os interesses próprios da legenda.

Inimigo em casa

Talvez, o maior adversário do governador Gladson Cameli nessa eleição não seja a esquerda, nem seu vice Major Rocha. A intriga mora ao lado, no mesmo partido. O prefeito Bocalom garante que Gladson não será sequer candidato. E prega a desobediência do Progressistas ao Governador. Na viagem que fará neste  começo da semana a Brasília, o governador deve assumir o comando completo do partido no estado.

Miséria

O governo federal cortou mais R$ 9,2 bilhões do orçamento. Além da ciência, cultura e educação, que sempre são as áreas mais visadas no corte do governo, o Incra praticamente se inviabilizou. Não há dinheiro sequer para as vistorias obrigatórias e o trabalho deve parar até o fim do ano. A fiscalização ambiental, por óbvio, também será duramente prejudicada, pois nunca foi prioridade do governo.

Recorde

Enquanto isso, o óleo diesel e o gás de cozinha batem recordes históricos no Acre. Nunca os preços foram tão altos em relação ao salário-mínimo e, no caso do óleo diesel, ao custo do frete. E vem agora a notícia de que a Bolívia vai cortar em 30% o fornecimento de gás para o Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Acre em notas
Acre em notas
Sobre Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC Atualizado às 16h41 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes