Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Etnoturismo

Encontro reúne debatedores para discutir como potencializar o turismo indígena na região.

21/05/2022 às 15h40 Atualizada em 21/05/2022 às 18h25
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Etnoturismo

Etnoturismo 

O Acre está sediando um encontro sobre etnoturismo, promovido pelo governo do estado e a organização Rotas Amazônicas Integradas. O objetivo é potencializar o turismo indígena na região. Com 36 terras indígenas no estado, este é um caminho para a autossuficiência das comunidades e para proporcionar uma convivência positiva entre os indígenas e a sociedade. 

Participação 

Cassiano Marques, advogado, empresário e ex-secretário de turismo e ex-superintendente do Sebrae no Acre foi um dos debatedores. Deixou claro que é positivo deixar o protagonismo para as várias nações indígenas. O papel do estado deve ser incentivar as próprias comunidades a estabelecerem seus critérios e desenvolverem suas potencialidades para o turismo receptivo. E para ajudar a conscientização da importância do turismo de base comunitária e ética. Desta forma, o Acre terá uma nova fronteira a explorar na área de turismo. 

Bilionário 

O assunto de ontem foi a visita do Bilionário Elon Musk ao Brasil para se encontrar com presidente Bolsonaro. O foco da conversa foi a Amazônia, objeto de desejo do empresário, que pode ter negociado o futuro da região com o presidente, em troca de facilidades no Twitter que está sendo comprado por ele.

Contratos

O governo anunciou contratos para o monitoramento ambiental da Amazônia com o bilionário.  Acontece que esses contratos já existem,  estão assinados e em execução. Pelo protocolo assinado com o governo federal, Elon Musk pode ter acesso ao mapa de todas as riquezas minerais da Amazônia. Isso é extremamente perigoso. 

Opinião sensata 

A Txai Surui, Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia e que representou os indígenas brasileiros na COP de Glasgow,  analisa que:  "O bilionário Musk anunciou o lançamento do Starlink para conectar 19 mil escolas e monitorar a Amazônia. No entanto, se encontra com o presidente mais antiambientalista da história do país, que defende o garimpo ilegal, agressor dos direitos humanos, como vemos na Terra Indígena Yanomami". 

Desestruturados 

Para a jovem indígena, "o Brasil não precisa de mais monitoramento. Especialistas afirmam que os sistemas disponíveis cumprem muito bem esse papel e que o que falta são as ações de fiscalização por parte de órgãos responsáveis. Sabemos o que vem acontecendo com nossas florestas; o que não vem acontecendo é a retirada dos invasores e o fortalecimento dos nossos órgãos de fiscalização, que foram enfraquecidos e desestruturados durante este governo.". Todo cuidado é pouco. 

Constatação

O que se suspeitava há muito tempo, agora foi confirmado. O agronegócio em todo país – e  também no Acre – concentra renda e não gera emprego. A soja já é o terceiro produto de exportação do Estado, só perdendo para a madeira e a castanha e ultrapassando os recursos gerados pela venda de carne. Entretanto, elimina empregos em vez de gerar. 

Concentração

Ao substituir plantios tradicionais de alimentos e eliminar pequenas propriedades da Agricultura Familiar, a soja rende muito para os grandes proprietários mas não acrescenta um só posto de trabalho para o estado. O Acre acumula um desemprego acima de 14% e tem quase a metade de seus trabalhadores sem carteira assinada, na economia informal. 

Pequena 

Está comprovado que são as pequenas propriedades que geram renda, ao mesmo tempo em que empregam a família e outros agregados na produção. Da mesma forma, são pequenas empresas urbanas que mais contratam mão de obra. O governo do estado age batendo hora no prego. outra na ferradura. O programa de compras governamentais é um exemplo de Apoio às pequenas empresas, que merece prosperar. A prioridade para o agronegócio reflete o contrário, um apelo para a concentração de renda . 

Socorro Neri

A presença maciça de amigos e apoiadores da ex-secretária Socorro Neri, na festa surpresa de seu aniversário, mostra seu carisma e liderança. Socorro Neri é uma reserva moral do Acre e assim precisa ser preservada e incentivada. 

Entendimento

O governador reiniciou entendimentos com o senador Márcio Bittar e pode até aceitar Márcia Bittar como candidata ao Senado. A política é mesmo dinâmica. Aja estômago !

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Acre em notas
Acre em notas
Sobre Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes