Etnoturismo
O Acre está sediando um encontro sobre etnoturismo, promovido pelo governo do estado e a organização Rotas Amazônicas Integradas. O objetivo é potencializar o turismo indígena na região. Com 36 terras indígenas no estado, este é um caminho para a autossuficiência das comunidades e para proporcionar uma convivência positiva entre os indígenas e a sociedade.
Participação
Cassiano Marques, advogado, empresário e ex-secretário de turismo e ex-superintendente do Sebrae no Acre foi um dos debatedores. Deixou claro que é positivo deixar o protagonismo para as várias nações indígenas. O papel do estado deve ser incentivar as próprias comunidades a estabelecerem seus critérios e desenvolverem suas potencialidades para o turismo receptivo. E para ajudar a conscientização da importância do turismo de base comunitária e ética. Desta forma, o Acre terá uma nova fronteira a explorar na área de turismo.
Bilionário
O assunto de ontem foi a visita do Bilionário Elon Musk ao Brasil para se encontrar com presidente Bolsonaro. O foco da conversa foi a Amazônia, objeto de desejo do empresário, que pode ter negociado o futuro da região com o presidente, em troca de facilidades no Twitter que está sendo comprado por ele.
Contratos
O governo anunciou contratos para o monitoramento ambiental da Amazônia com o bilionário. Acontece que esses contratos já existem, estão assinados e em execução. Pelo protocolo assinado com o governo federal, Elon Musk pode ter acesso ao mapa de todas as riquezas minerais da Amazônia. Isso é extremamente perigoso.
Opinião sensata
A Txai Surui, Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia e que representou os indígenas brasileiros na COP de Glasgow, analisa que: "O bilionário Musk anunciou o lançamento do Starlink para conectar 19 mil escolas e monitorar a Amazônia. No entanto, se encontra com o presidente mais antiambientalista da história do país, que defende o garimpo ilegal, agressor dos direitos humanos, como vemos na Terra Indígena Yanomami".
Desestruturados
Para a jovem indígena, "o Brasil não precisa de mais monitoramento. Especialistas afirmam que os sistemas disponíveis cumprem muito bem esse papel e que o que falta são as ações de fiscalização por parte de órgãos responsáveis. Sabemos o que vem acontecendo com nossas florestas; o que não vem acontecendo é a retirada dos invasores e o fortalecimento dos nossos órgãos de fiscalização, que foram enfraquecidos e desestruturados durante este governo.". Todo cuidado é pouco.
Constatação
O que se suspeitava há muito tempo, agora foi confirmado. O agronegócio em todo país – e também no Acre – concentra renda e não gera emprego. A soja já é o terceiro produto de exportação do Estado, só perdendo para a madeira e a castanha e ultrapassando os recursos gerados pela venda de carne. Entretanto, elimina empregos em vez de gerar.
Concentração
Ao substituir plantios tradicionais de alimentos e eliminar pequenas propriedades da Agricultura Familiar, a soja rende muito para os grandes proprietários mas não acrescenta um só posto de trabalho para o estado. O Acre acumula um desemprego acima de 14% e tem quase a metade de seus trabalhadores sem carteira assinada, na economia informal.
Pequena
Está comprovado que são as pequenas propriedades que geram renda, ao mesmo tempo em que empregam a família e outros agregados na produção. Da mesma forma, são pequenas empresas urbanas que mais contratam mão de obra. O governo do estado age batendo hora no prego. outra na ferradura. O programa de compras governamentais é um exemplo de Apoio às pequenas empresas, que merece prosperar. A prioridade para o agronegócio reflete o contrário, um apelo para a concentração de renda .
Socorro Neri
A presença maciça de amigos e apoiadores da ex-secretária Socorro Neri, na festa surpresa de seu aniversário, mostra seu carisma e liderança. Socorro Neri é uma reserva moral do Acre e assim precisa ser preservada e incentivada.
Entendimento
O governador reiniciou entendimentos com o senador Márcio Bittar e pode até aceitar Márcia Bittar como candidata ao Senado. A política é mesmo dinâmica. Aja estômago !
Mín. 20° Máx. 34°