Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | O que quer

Se o governador Gladson Cameli abraçasse hoje a candidatura de Márcia Bittar e saísse como seu cabo eleitoral para o Senado, acabariam as preocupações ideológicas do senador

20/05/2022 às 10h43 Atualizada em 04/06/2022 às 04h29
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | O que quer

Sem definição

Qual a melhor definição para a entrevista do senador Márcio Bittar ontem, na TV Gazeta? O senador disse que, em princípio, apoia o governador Gladson Cameli, mas deixou claro que pode sair candidato, se sentir que há “ameaças da esquerda voltar ao poder”. Ou seja mostrou desconfiança na capacidade do Governador e sugeriu, de forma nada velada, que pode ser a resposta para a vitória.

O que quer

Se o governador Gladson Cameli abraçasse hoje a candidatura de Márcia Bittar e saísse como seu cabo eleitoral para o Senado, acabariam as preocupações ideológicas do senador. Em compensação, Gladson Cameli assinaria ao que parece um contrato de servidão. Se enfrentou problemas maiores na relação com seu vice governador major Rocha neste mandato, imagina o que iria sofrer de pressões com a esposa ou ex-esposa de um senador que deseja concorrer a seu cargo em 2026, bem a seu lado.

Vantagens

Alguns políticos dizem ao governador que é hora de aplicar o ditado que diz que “antes só do que mal acompanhado”. Com quase 40% das intenções de voto nas pesquisas, em princípio, ele não precisaria se submeter às pressões recorrentes. Muitos candidatos a cargos proporcionais precisam mais do governador do que ele precisa desses apoios.

Mal arrumado

O principal problema do governo é que ele trabalhou mal na definição das opções da janela partidária. Muitos candidatos que gostariam de estar ao lado do governador estão em partidos que farão oposição a ele. Esse foi um problema de seus articuladores políticos, que pensaram primeiro, mais em si mesmos e em favorecer seus grupos e sua posição perante o chefe, do que na estrutura orgânica da campanha.

Oposição

Vai se caminhando para a solução na candidatura da esquerda. Querendo ou não algumas pessoas da direção do PT regional, o candidato será Jenilson Leite. E eles terão que cair em campo, defendendo seu nome e pedindo votos. É decisão da direção nacional. Jorge Viana sairá com todo apoio ao Senado, tarefa que vem sendo facilitada pela divisão de seus adversários e por problemas que cada um tem, individualmente, neste trabalho inicial de campanha.

Reitora

A professora Guida Aquino foi reconduzida à Reitoria da UFAC. com respeitáveis quase 4 mil votos. O vice-reitor continua sendo o professor Josimar Ferreira.

Lista

Mas a nomeação ainda não está definida. Será necessário montar uma lista Tríplice a ser enviada ao presidente Bolsonaro, que terá a palavra final. Aí entra o imponderável do estado de espírito do presidente, no momento da decisão. Pesa a favor dos escolhidos o fato de terem concorrido em chapa única.

Aniversário

Amigos, ex-colegas da Secretaria de Educação, da Prefeitura e da Universidade homenagearam a professora Socorro Neri, ontem, pelo seu aniversário. Uma festa surpresa que marcou as manifestações de amizade e apoio.

Comprovado

O Senador Márcio Bittar foi pego no pulo, ao afirmar que destina emendas parlamentares para outros estados, não só para o Acre. Isso contraria severamente seu discurso. Em entrevista, ele disse que destinou R$ 50 milhões para compra de maquinário agrícola para o estado, mesma verba que ele enviou para o Mato Grosso do Sul, estado de origem de sua família e no qual trabalhou nos anos em que ficou sem mandato no Acre. Não vai dar para desmentir.

Protesto

Responsável pela gestão cultural nos governos anteriores, Karla Kristina Martins publicou em suas redes sociais protesto contra o estado de descaso da biblioteca da Floresta, que culminou no princípio de incêndio esta semana.

Abandono

"É duro ver a biblioteca abandonada e queimada. A memória não se apaga, mesmo com todas as atrocidades das inverdades de um tempo que vai passar, lamento pela agressão à Cultura e as pessoas que estarão impossibilitadas de viver os bens culturais", diz Karla. E lembra que a Biblioteca de Cruzeiro do Sul permanece fechada.

Posse

O médico Eduardo Veloso convida para a cerimônia de posse de mandato no Senado Federal, no dia 31 de maio, no plenário daquela casa. Ele ficará quatro meses no cargo, com a licença de Márcio Bittar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Acre em notas
Acre em notas
Sobre Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes