Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Auto & Moto Por Marcelo Moreira

TIME TO RACE | De outro planeta

Motovelocistas, podem acreditar, esses caras são de outro planeta

20/05/2022 às 06h05
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
Pedro com a Suzuki GSX R1000 R, agora moto reserva. Foto: Marcelo Moreira.
Pedro com a Suzuki GSX R1000 R, agora moto reserva. Foto: Marcelo Moreira.

Por Marcelo Moreira

No final de semana passado, fui para Goiânia onde rolou a segunda etapa do brasileiro de motovelocidade. Cheguei na quinta à noite e já no hotel, falei com meu amigo Magrão Sampafotos que estava em Interlagos, São Paulo, para uma etapa do SuperBike. Fiquei pensando sobre o quanto deve ser difícil organizar um campeonato no Brasil, ainda por cima, pós pandemia, e não encontro explicação lógica para marcarem etapas na mesma data, sempre dividindo os pilotos e equipes que querem participar nos dois eventos. Um desserviço ao esporte.

Voltando à Goiânia, na sexta de manhã e, chegando ao autódromo, fui direto pra pista fotografar a novidade que a equipe carioca Center Moto Racing trazia. A nova BMW s1000 M, pilotada pelo Pedro Lins. Feita as imagens, fui almoçar com o Pedro e saber suas primeiras impressões da moto. Com aquela tranquilidade de sempre, Pedro me pediu que não esperasse tempos de volta competitivos neste momento, hora de sentir a máquina e tal... Conversa de piloto.

No primeiro treino da tarde, o piloto dos boxes ao lado, parou e avisou que o nosso piloto, o Pedro, tinha ido ao chão, na frenagem do “S”. Fui com minha moto, pela pista de serviço até o local citado. Primeira informação que a gente busca nessa hora é saber o estado de saúde do rider. Tudo bem com o Pedro, fui olhar melhor a cena da queda. Ainda bem que o piloto largou logo a moto, porque ela bateu nos pneus, passou por cima do guard-rail, atravessou a pista de serviço e acertou a placa de publicidade do evento, lá no alto. Assustador. Resultado foi pt na moto e dores nos dois joelhos, mas piloto quer pilotar. Liberado pelo médico, Pedro foi terceiro no sábado e no domingo, com a moto reserva. Perguntei como ele foi ao chão tão veloz ao ponto de a moto voar?

Entendi que ele estava mais rápido do que de costume naquele trecho, pois a moto nova é mais rápida. Quando tocou no freio, a moto saiu de baixo, de uma vez só. O problema estava aí, as duas motos, a Suzuki GSX R1000R, agora reserva, e a nova BMW S1000M, têm excelentes sistemas de freio, mas funcionam diferentes, pelo menos na percepção do piloto. Na Suzi o piloto podia colocar mais carga nos movimentos, na BMW, Pedro terá que ser menos agressivo.

Tudo isso, são detalhes imperceptíveis aos nossos olhos, mas que fazem toda a diferença entre a vitória e a derrota, sem contar que toda ação deve ser decidida em frações de segundo.

Motovelocistas, podem acreditar, esses caras são de outro planeta.

Pedro Lins com a nova BMW S1000M. Foto: Marcelo Moreira.

Mesmo com dores nos joelhos, Pedro conquistou dois terceiros, no fim de semana. Foto: Marcelo Moreira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marcelo Moreira
Marcelo Moreira
Sobre Repórter fotográfico, especialista em esportes a motor.
Rio Branco - AC Atualizado às 17h42 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes