Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Emprendedorismo Por Iris Tavares

CONVERSANDO COM MEU BOTÕES | Do livro: Os Quatro Compromissos

O livro da filosofia tolteca (um guia prático para liberdade) - Dom Miguel Ruiz

16/05/2022 às 11h05
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
CONVERSANDO COM MEU BOTÕES | Do livro: Os Quatro Compromissos

Por Iris Tavares

O SONHO DO PLANETA

Inclui todas as regras da sociedade: crenças, leis, religiões, diferenças culturais, escola etc.

Essa é forma que aprendemos tudo que sabemos. Cada letra, cada palavra em cada linguagem, é um acordo. Isso é o que chamamos de, por exemplo, páginas de um livro; a palavra página é um acordo que estabelecemos. Nossa atenção é capturada e a energia é transferida de uma pessoa para outra.

O sistema de crenças é como o Livro da Lei que regula nossa mente. Tudo que estiver escrito nele é nossa verdade inquestionável.

Baseamos nossos julgamentos segundo suas páginas. Existe algo em nossa mente que julga a tudo e a todos. O que fazemos é o que não fazemos, pensamos ou deixamos de pensar. Tudo vive sobre a tirania do Juiz. Sempre que contrariamos o Livro da Lei, ele diz que somos culpados, que precisamos ser punidos.

Existe outra parte de nós que recebe os julgamentos; chama-se a Vítima. Que carrega a culpa, a responsabilidade e a vergonha. E também em parte, o coitadinho só se lamenta, pobre de mim. O grande juiz concorda e diz: “Sim, você não é capaz”.

Tudo isso baseado num sistema de crenças que não chegamos a escolher.

O que quer que vá de encontro ao Livro da Lei fará você experimentar uma estranha sensação no plexo solar, que chamamos medo. Quebrar as regras do Livro abre seus ferimentos emocionais, e sua reação cria veneno emocional. Desafia a uma sensação de insegurança.

Eis porque precisamos de um bocado de coragem para desafiar nossas próprias crenças, embora não tenhamos escolhido nenhuma delas, a verdade é que terminamos por concordar com todas.

Todo o sonho é baseado em regras falsas. Noventa e cinco por cento das crenças que temos armazenadas em nossas mentes não passam de mentiras. Sofremos porque acreditamos nelas.

No sonho do planeta é normal que os seres humanos sofram, vivam com medo e criem dramas emocionais. É um sonho violento, de medo, guerra, de injustiça.

Somos todos cegos. O que nos impede de ver são as crenças falsas mantidas em nossas mentes.

Temos a necessidade de estar certos e de tornar os outros errados. Confiamos no que acreditamos, e nossas crenças nos predispõem ao sofrimento. É como se vivêssemos no meio de um nevoeiro que não nos permite enxergar um palmo além do nariz. E nem ao menos é real.

Toda a sua mente é um nevoeiro que os toltecas chamam de mitote. Sua mente é um sonho em que mil pessoas conversam ao mesmo tempo, e ninguém entende o outro. Na Índia, o mitote é chamado de Maya, que significa “ilusão”. É a noção pessoal do “Eu sou”. Tudo em que você acredita sobre si mesmo, sobre o mundo, todos os programas que você tem na mente, todos formam um mitote. Não conseguimos ver quem realmente somos. Por isso, os seres humanos resistem à vida. Nosso maior medo é estar vivo. Assumir o risco de viver. Simplesmente ser quem somos - isso é o nosso grande medo.

Aprendemos a viver pelo ponto de vista de outras pessoas, com receio de não sermos aceitos, e de não estarmos à altura do que esperam de nós.

Nós nos desonramos só para agradar outras pessoas. Chegamos a fazer mal ao nosso corpo físico apenas para sermos aceitos pelos outros.

Mas ninguém pode nos fazer mal com tanta eficiência quanto nós mesmos. E o juiz, a vítima e o sonho social são responsável por isso.

Durante toda a sua vida ninguém fez você sofrer mais do que você mesmo.

Quanto mais nós valorizamos, menos iremos experimentar o autossofrimento que vem da auto rejeição que vem da imagem que criamos sem nunca atingirmos o ideal.

PRELÚDIO DE UM NOVO SONHO

Se você quer viver uma vida de alegria e realização, precisa encontrar coragem para romper com esses compromissos baseados no medo e assumir os compromissos baseados no amor.

Se não gostamos do sonho de nossa vida, precisamos alterar os compromissos que nos regulam. Quando finalmente estivermos prontos para mudá-los, quatro compromissos poderosos nos ajudarão a quebrar aqueles que vem do medo e drenam a nossa energia.

A cada vez que rompe um acordo, o poder volta só seu dono. Se adotar os quatro novos compromissos, eles criaram poder pessoal suficiente para alterar o seu antigo sistema de obrigações. Se você começar a viver a sua vida de acordo com eles, a transformação será impressionante.

O PRIMEIRO COMPROMISSO

Seja impecável com a sua palavra.

Ela é o poder que você tem de criar, o dom que vem diretamente de Deus. Por meio da palavra você expressa seu poder criativo. É por meio dela que você manifesta tudo, independente de qual língua você fala, sua intenção se manifesta por intermédio da palavra.

Cada ser humano é mágico. Através da palavra podemos não só encantar como libertar alguém de um encantamento.

O SEGUNDO COMPROMISSO

Não leve nada para o lado pessoal.

O que quer que aconteça com você, não tome como pessoal. Porque ao fazer isso você sofre por nada. Os seres humanos são viciados em sofrer, se você tem necessidade de sofrer, vai encontrar facilmente quem o ajude na missão.

Se você manter esse compromisso, pode viajar ao redor do mundo com o coração completamente aberto e ninguém será capaz  de lhe fazer mal. Pode dizer “Eu amo você “ sem medo de ser ridículo ou rejeitado.

O TERCEIRO COMPROMISSO

Não tire conclusões.

Temos a tendência de tirar conclusões sobre tudo. Presumir. O pior é que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderíamos jurar que são reais.

Quando você transforma todo o seu sonho, a Mágica acontece em sua vida. Aquilo de que precisa lhe vem facilmente, porque o espírito se move com liberdade através de você.

O QUARTO COMPROMISSO

Sempre dê o melhor de si.

Sob qualquer circunstância, sempre faça o melhor possível, nem mais nem menos.

Dando o melhor de si, você vai viver intensamente sua vida. Será produtivo, será bom para você mesmo, porque irá se doar a todos. Fazer o melhor é assumir a ação, porque você ama isso, não porque espera uma recompensa.

O NOVO SONHO

O céu na terra.

Esqueça tudo que aprendeu durante sua vida inteira. Esse é o começo de um novo sonho.

Porque não sonhar sonhos diferentes? Por que não usar sua mente, sua imaginação, e suas emoções para sonhar o céu?

Use apenas sua imaginação e algo incrível acontecerá. Imagine que tem a habilidade de enxergar o mundo com olhos diferentes. A cada vez que você abre os olhos, vê o mundo de forma diferente.

Imagine que tem permissão para ser feliz e aproveitar sua vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conversando com meus botões
Conversando com meus botões
Sobre Reflexões de Íris Tavares, empresária e empreendedora
Rio Branco - AC Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes