Quinta, 19 de Maio de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS| Mais um aumento do diesel

Quanto mais alto o preço do combustível, pior fica a competitividade do Estado. Sem contar que sobe também o combustível de aviação. E todo mundo calado

10/05/2022 às 08h19
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS| Mais um aumento do diesel

Floresta

Até o vice-presidente Hamilton Mourão, que dirige o Conselho da Amazônia, declarou que alguma coisa precisa ser feita e que está absolutamente errado o controle do governo sobre o desmatamento da região. E olha que ainda estamos no mês de maio. Em julho e agosto, o ar deve ficar irrespirável e a floresta será destruída a uma velocidade nunca vista.

Agora ou nunca

Muitos fazendeiros e desmatadores estão cientes da grande possibilidade de derrota de Bolsonaro nas eleições e, com ela, uma mudança radical na política ambiental brasileira. Por isso, este será o ano do salve-se quem puder. O clima é de agora ou nunca. A floresta, os parques ambientais, as terras indígenas correm risco como nunca.

Esperança

Algumas ações dão Esperança de dias melhores. O artista brasileiro campeão em audições no Spotify, o DJ Alok vai lançar seu primeiro disco, só com canções em línguas indígenas da Amazonia, em especial do Acre. A música gravada e lançada por ele,  “Hear Me Now", tem nada menos de 583 milhões de audições no principal aplicativo de música. É este o artista que está dedicando sua criação à causa indígena acreana e brasileira.

Promessa

Ainda na área indígena, o candidato Lula prometeu que, se eleito, criará um ministério específico para os povos originários do Brasil.

Bota e chapéu

Enquanto isso, o Acre se prepara para viver a festa do agronegócio, com a Expoacre, que acontece  do final de Julho até 7 de agosto. Para incentivar a participação, o governo anunciou a antecipação de 50% do 13º salário e o pagamento do mês de Julho antes do início da feira. Todo mundo feliz ? Pode até movimentar o comércio, mas vai apertar o cinto de muita gente no final do mês de agosto.

Movimentação

O aspecto positivo é que finalmente o governo acordou para a necessidade de atividades permanentes no Parque de Exposições, para prevenir a depredação e o abandono. É boa a ideia da instalação de uma OCA e também de representação de algumas secretarias. Tomara que não fique só no papel. Uma exposição permanente das potencialidades do Acre e de sua cultura poderia incentivar o turismo e manter um fluxo de pessoas permanente no local.

Reajuste

Mais um aumento do diesel. Mais um prego no caixão da economia do Acre. Quanto mais alto o preço do combustível, pior fica a competitividade do Estado. Sem contar que sobe também o combustível de aviação e fica praticamente inviável para o cidadão comum viajar para outros estados ou retornar para visita a sua terra. E todo mundo calado. Ninguém dá um pio sobre isso. Impressionante!

Piso

Desde as chuvas do início do ano, que a previsão é clara: o período de seca este ano em todo Acre poderá ser o mais severo de todos os tempos. Entre outros problemas, isso acarreta perigo iminente no abastecimento de água da capital. É preciso pensar é urgente em soluções, sob pena de mais um caos se instalar na Capital.

Não dá conta

É voz corrente entre os especialistas do setor que a captação de água da ETA II será muito prejudicada com a seca severa, sem contar com novo perigo de desbarrancamento. Essa questão precisa ser despolitizada e abordada do ponto técnico, o que não aconteceu até agora.

Fora

O ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, ex-marido da senadora Mailza Gomes, está fora das eleições, por decisão do Tribunal de Justiça do Acre. A senadora que era  Secretária Municipal na época dos fatos pode vir a ter problemas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários