Sábado, 25 de Junho de 2022
31°

Nuvens esparsas

Rio Branco - AC

Ciência e Saúde Acre

O It freudiano

Sim, em 1920, Freud vai dizer que temos prazer no que nos causa sofrimento, que está ligado à paixão pela ignorância que lutamos tanto para manter assim, para que não precisemos nos deparar com quem nós somos

04/04/2022 às 08h46
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:

Por Talita Montysuma

Estou em um lugar da minha análise que talvez seja um dos tempos mais difíceis, que é o tempo de concluir. Sim, para Lacan estamos concluindo quando saímos da crise, que é a queixa inicial, e entramos em análise. Iremos então percorrer um caminho com três tempos: O tempo de ver, o tempo de compreender e o tempo de concluir. Pois bem, acho que estou aqui nesse lugar e assim como um disco furado, ando tendo uma certa dificuldade de sair, talvez seja por conta do conformismo que esse sofrimento me proporciona.

Sim, em 1920, Freud vai dizer que temos prazer no que nos causa sofrimento, que está ligado à paixão pela ignorância que lutamos tanto para manter assim, para que não precisemos nos deparar com quem nós somos. Tipo o filme It – Os filmes de terror são muito psicanalíticos e It pra mim é sensacional quando temos que falar sobre o que escondemos de nós mesmos. Uma menina que está às voltas com a relação edipiana com o pai, o menino hipocondríaco, o garoto chistoso, os garotos rejeitados, o que se sente culpado por ter desejado que o irmão mais novo sumisse e esse irmão.

It em tradução do inglês é “Coisa” e vejam vocês, que o inconsciente é chamado de Das Ding, que em tradução do alemão que dizer “A Coisa”. Lacan em a Ética da psicanálise irá dedicar um capítulo só pra Das Ding, é por essa razão que acredito que no filme as cenas infantis, tanto das lembranças quanto as cenas reais, são fruto de uma fantasia metafórica do inconsciente de cada personagem.

Assisti os It’s adorei os dois, o primeiro conta a sobre o aparecimento do Pennywise, A Coisa, aos adolescentes que podemos dizer que estavam na reedição do Édipo entre 11 e 13 anos e o segundo são os personagens já adultos, que retornam a sua cidade natal para enfrentar de novo “A Coisa”, pois “isso”[1], a Coisa, não morre, ela não pode morrer, ela é constituinte do aparelho psíquico. “A Coisa” é topológica e não adjetivo.

 Quando Freud diz que o Eu não é dono de sua morada é sobre “isso” que ele quer dizer, esse descontrole sobre os pensamentos que nos assolam, o lapso que temos ao longo da semana que anda tão frequente depois da COVID, ou fulano que anda com umas piadinhas sem graça ou a máxima “Deus me livre. Quem me dera!”, vive dando indireta ou sonhei com ciclano pelado, credo!

O inconsciente manda na nossa vida articulado através da metonímia e metáfora, é um grande sonho com elementos diversos que por paixão insiste em se manter oculto, mas retorna como um fantasma, assim como It, o bicho-papão do Harry Potter, lembra? O prof. Lupin abre o guarda-roupa e sai uma figura polimorfa que se transformará no nosso maior medo.

“Isso” é o que diz: “Vai lá, salta” e você, na borda, pergunta: “E a garantia?” “Isso” ri e como mestre dos magos, some, nos coloca em uma posição vulnerável, nos faz sentir como a galinha d’angola que por mais que coma sempre irá bravejar aos quatro ventos que está fraca, e talvez esteja mesmo, pois há um vazio que se faz necessário justamente para que a gente mantenha a vida e o aparelho psíquico em movimento.

Em relação ao meu tempo e a minha A Coisa, ando seguindo, às vezes fraca e às vezes fraca-assada, mas sabendo que “Isso” me sustenta, me faz fluir, sentir, me mantém humana e viva.



[1] Isso também é sinônimo de inconsciente na psicanálise lacaniana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Talita Montysuma
Talita Montysuma
Sobre Psicóloga, especialista em Clínica Psicanalítica.
Rio Branco - AC Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes