Sábado, 20 de Abril de 2024
24°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Inimaginável

Quase 300 profissionais da área médica deixaram de se recadastrar no estado podem ser demitidos

22/02/2022 às 11h53
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Inimaginável

Inimaginável

Quase 300 profissionais da área médica deixaram de se recadastrar no estado podem ser demitidos. A informação corrente é que a maior parte não teria se vacinado. Se verdadeira, a informação é estarrecedora. Negacionistas convivendo com o combate a pandemia. Pessoas não vacinadas operando com pacientes sob o risco da covid. Inimaginável.

Carnaval

O Carnaval está definitivamente cancelado no estado, mas há notícias de festas privadas sendo organizadas. Não é hora disso e as autoridades devem estar vigilantes para bloquear essa iniciativa. Os casos de covid se multiplicam e as mortes são um lembrete de que a pandemia não está controlada. Todo cuidado ainda é pouco.

Decisão

Começa na próxima quinta, dia 3, a janela partidária, em que os parlamentares terão um mês para escolher novas legendas para o pleito de outubro, sem correr o risco de infidelidade partidária. No Acre, estão previstas algumas mudanças importantes.

Destino

A maior sinuca de bico está destinada à deputada Federal Mara Rocha. Até então, com as bençãos da direção Nacional do partido, comanda o PL no estado, com pretensões de se lançar a um cargo majoritário, possivelmente ao governo. Entretanto, o senador Flávio Bolsonaro ofereceu o partido à candidata Márcia Bittar, passando por cima, não só de Mara Rocha, como também de Antônia Lúcia, notória desafeta de Márcia Bittar. Ainda está fresca na memória dos acreanos a briga das duas em palanque na eleição de 2018.

Briga de poder

A possível entrada de Márcia Bittar no PL representaria mais um passo na tentativa de domínio completo da política acreana, o que parece ser objetivo do senador Márcio Bittar. O jogo dele é pesado. Mesmo assim, ele não tem situação tranquila nem dentro da nova União Brasil, legenda que comanda com braço de ferro no Acre.

Busca

Pelo sim, pelo não, Mara Rocha está em articulações para buscar novo pouso partidário. A deputada federal mais votada do Acre está encurralada entre o PSDB, que renegou e que está debaixo da asa do governador e o PL, que pode se transformar em armadilha. Um conversa definitiva com o chefe do partido, Waldemar Costa Neto deve acontecer ainda esta semana.

Contraste

Acontece que a União Brasil é uma contradição em termos. Há uma parte da legenda  que é bolsonarista e outra que quer se distanciar do presidente. Os dois líderes nacionais do partido, Luciano Bivar, ex PSL e Antônio Carlos Magalhães Neto, estão afastados e em oposição a Bolsonaro. Na Bahia, o presidente está lançando candidato contra a campanha de ACM Neto ao governo.

No Acre

No Acre, a principal questão dentro da União Brasil é o destino do deputado federal Alan Rick. Sua pretensão de se lançar ao Senado esbarra na prioridade de Márcio Bittar de empurrar a esposa para a disputa. Em reunião esta semana, Alan Rick disse que não abriria mão da disputa em hipótese alguma. Um problema e tanto que terá que ser resolvido.

Solução

Uma solução possível foi aventada pelo senador: tornar Márcia candidata a vice de Gladson Cameli. Mas a possibilidade gera urticária  em possíveis aliados, que consideram que seria uma concentração muito grande de poder nas mãos dos Bittar e que Márcia poderia ser um problema maior que o atual vice Major Rocha.

Expectativa

Mas a cereja do bolo das possíveis trocas partidárias será a definição do destino do governador Gladson Cameli. O Progressistas está pequeno para caber o governador e o grupo da Senadora Mailza e do prefeito Bocalom. O mais provável será a busca de novos ares por Gladson Cameli. Toda uma engenharia política está sendo traçada. Difícil ainda prever a solução desse conflito.

Durou pouco

Em 48 horas a pista do aeródromo de Marechal Thaumaturgo começou a se dissolver. Tapa-buracos emergencial já está sendo providenciado. Mas é muito pouco tempo para mostrar a pouca resistência do material empregado na reforma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários