Quinta, 19 de Maio de 2022
17°

Alguma nebulosidade

Rio Branco - AC

Justiça Justiça 4.0

TRT-RO/AC lança projeto que possibilitará vivência internacional a juízes trabalhistas de RO e AC

"Na Sala do Mundo" foi apresentado em reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com os tribunais de Rondônia. Iniciativa foi destacada pelo juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio Porto

27/01/2022 às 10h51
Por: Denis Henrique Fonte: TRT14
Compartilhe:
TRT-RO/AC lança projeto que possibilitará vivência internacional a juízes trabalhistas de RO e AC

A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre deu mais um passo nesta quarta-feira (26) para a "globalização" de sua justiça. O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região anunciou a realização da 1ª Edição do Projeto "Na Sala do Mundo", que será coordenado pela Escola Judicial. O lançamento ocorreu em reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com os tribunais sediados em Porto Velho (RO), em meio à discussão para o fomento do Programa Justiça 4.0 e da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).

De acordo com a vice-diretora da Ejud14 e juíza Auxiliar da Presidência, Fernanda Antunes Marques Junqueira, o novo projeto é um desdobramento do "Direito sem Fronteiras", programa iniciado em 2020,  que estimula a troca de experiências e aportes teóricos. "Na Sala do Mundo" tem o condão de acrescer à teoria a vivência prática", revelou.

Neste novo projeto, os juízes e juízas do Regional terão a oportunidade de, virtualmente, atender a audiências e sessões realizadas em tribunais estrangeiros, a possibilitar o intercâmbio de saberes e práticas. De igual modo, juízes e juízas de outros países terão a possibilidade de conhecer o trabalho e os procedimentos do TRT-RO/AC. Tudo isso graças à digitalização por que passa o Poder Judiciário, a fomentar a realização de audiências e sessões online.

"O homem não é uma ilha isolada, suficiente em si mesma", já dizia o poeta inglês John Donne. Tampouco a Justiça, cujo braço desconhece fronteiras. Serve à humanidade, sem distinção de raça, origem, nacionalidade, cor, gênero ou credo", ressaltou a magistrada que também é titular da Vara do Trabalho de Machadinho d'Oeste (RO).

Integrante da comitiva do CNJ que veio à Rondônia, o juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio Ribeiro Porto, destacou a iniciativa "Na Sala do Mundo". "Achei interessantíssimo isso. Parabéns! É uma excelente iniciativa e o destaque é mais do que merecido", registrou.

Para a presidente do TRT e diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, a experiência contribuirá para o reconhecimento do TRT em dimensão global. "Sobretudo, para a formação de nossos juízes e juízas, seja para incrementar os mecanismos de acesso à justiça ou para implementar as boas práticas operacionalizadas pelos diferentes sistemas jurídicos com vistas a dinamizar a entrega do provimento jurisdicional", completou.

A primeira audiência online que marcará esse processo de internacionalização do Regional acontecerá no próximo dia 17, às 15h (horário de Rondônia), diretamente do estado norte-americano de Maryland, na District Court of Maryland. A audiência será presidida pelo juiz Federal Peter J. Messitte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários