Quinta, 19 de Maio de 2022
17°

Alguma nebulosidade

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Derretimento

Os  buracos se multiplicam, um trecho perto do rio Purus tem um desnível de quebrar veículos e ameaça de desbarrancamento

25/01/2022 às 19h14 Atualizada em 25/01/2022 às 19h25
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
Desmoronamentos e buracos estão em toda a BR364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Desmoronamentos e buracos estão em toda a BR364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Derretimento
A BR-364 no caminho até Cruzeiro do Sul está derretendo e a população do Acre pouco pode fazer, além de assistir à degradação de sua estrada mais fundamental para a integração do estado. Os  buracos se multiplicam, um trecho perto do rio Purus tem um desnível de quebrar veículos e ameaça de desbarrancamento, entre Manoel Urbano e Feijó a estrada é um paliteiro, que desafia a suspensão de qualquer carro.

Nada a fazer
E, ao que parece, não há nada a fazer. O DNIT simplesmente alega que não tem dinheiro. E que qualquer possibilidade de intervenção no trecho só no ano que vem, em outro governo. Esse é o pagamento que o Acre recebe por ter dado mais de 70% dos votos a Bolsonaro. Dinheiro para o Acre só condicionado aos interesses políticos de aliados que querem mandar na política local, como anjos salvadores de asas de cera.

MDB
Para onde vai o MDB no Acre? O partido sofre com a mesma indecisão que marca as definições da legenda em todo o Brasil. Lança candidato, se alia ao governo, à oposição, ao meio termo? Em cada cabeça do partido, uma sentença, de acordo com os interesses pessoais.  O MDB flerta com todo mundo e não fecha com ninguém. Vai esperar o quadro político se definir mais. Uma coisa é certa, o MDB não joga nunca para perder.

Candidato
E setores do agronegócio lançaram a candidatura do ex-ministro do meio ambiente Ricardo Salles ao senado por Rondônia, na chapa que apresentaria o senador Marcos Rogério ao governo. Parece ser uma estratégia do governo Bolsonaro espalhar seus nomes mais radicais pelos estados. A ministra Damares pode sair senadora pelo Amapá.

Não funciona
No Acre, a tática não funcionaria, porque o presidente tem mais caciques aliados em busca de cargos eletivos do que as vagas oferecidas. Não há espaço para forasteiros.

Março
Deve ficar para março a definição de qual cargo o ex-senador Jorge Viana vai escolher para concorrer em outubro. Há várias variáveis nessa análise: os desdobramentos da Operação Ptolomeu e os estragos que poderia causar na candidatura do governador, a possibilidade de federação nacional com o PSB, que destinasse a vaga de governo para a candidatura de Jenilson Leite, as conveniências de Lula e de seu provável governo, a montagem das chapas e alianças do PT, o resultado da janela partidária que abre em março. Tudo é possível.

Covid
Mais de 1.300 casos de Covid no final se semana, com reflexos na vida da cidade. São repartições, comércios, serviços paralisados por causa da contaminação de servidores e funcionários. E a cobertura vacinal continua ridiculamente baixa.

Positivo
Até a primeira-dama Ana Paula Cameli testou positivo para a doença, embora esteja com sintomas leves, uma vez que está com o esquema vacinal em dia. Usem máscara e mantenham os cuidados e prevenção!

Crianças
Especialmente, a vacinação de crianças está muito abaixo do previsto. Os pais simplesmente não levam seus filhos para a imunização. As autoridades também têm culpa, pois a campanha de vacinação se limita às pouco acessadas redes sociais da prefeitura e aos mutirões do governo, que também têm baixa procura. Se tem menos gente na fila da vacina, multidão lota os postos e o drive thru a procura de testes para comprovar a doença.

Posse
Danilo Lovisaro do Nascimento tomou posse como novo Procurador Geral de Justiça e o Ministério Público estará em boas e firmes mãos. Com ele, assumiram também, em solenidade restrita e discreta, por causa da Covid, o procurador de Justiça Álvaro Luiz Pereira no cargo de corregedor-geral e ainda os procuradores de Justiça Carlos Roberto da Silva Maia, Cosmo Lima de Souza e Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, como membros do Conselho Superior. Felicidades a todos nesse novo desafio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários