Quinta, 19 de Maio de 2022
17°

Alguma nebulosidade

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Comunicação

O governador nomeou o jornalista Jefson Dourado para um cargo de diretoria na Casa Civil

21/01/2022 às 11h49
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Comunicação

Quota?

Uma das grandes discussões ontem na capital era de que cada vereador que votasse a favor da reforma administrativa teria direito a sua quota de indicações nos cargos comissionados criados. E que o interesse foi tanto que os esperados dez votos favoráveis ao projeto se transformaram em 13. E que essa foi uma das razões para que o comparecimento fosse maciço na votação. Será?

Constrangedor

Houve momentos constrangedores, votos envergonhados, especialmente depois que vazou um vídeo antigo de Bocalom, de campanha passada, em que prometia cortar pela metade o número de comissionados, reduzir a máquina e denunciava o inchamento do estado por razões eleitorais e políticas. Faça o que digo e não o que faço.

Salário

Para tentar livrar a barra, em vez de debater com os servidores um reajuste real, que atenda às reivindicações das categorias que ontem foram protestar na Câmara pedindo atenção, Bocalom quer aumentar o piso de vencimentos da prefeitura, do salário-mínimo para R$ 1.400,00. Claro que por meio de abonos e complementos e não estabelecido em carteira. Com isso, um médico municipal ganhará  apenas R$ 400,00 acima do piso. Parece mesmo ser uma boa solução?

Porta

Enquanto os vereadores se preparavam para votar a reforma, a capital via um retrato do descalabro em que se transformou o transporte coletivo. Quando um motorista foi abrir a porta traseira de uma das sucatas que foram deixadas para trás pelas concessionárias, toda a armação da porta de desprendeu e caiu no meio da rua. Por sorte, ninguém foi ferido ou houve consequências graves. O que fez o prefeito ao ficar sabendo do caso? O de sempre: culpou a gestão anterior.

Prêmios

Os estudantes acreanos, de Cruzeiro do Sul, ganharam uma medalha de ouro, dez medalhas de bronze e 50 menções honrosas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A medalha de ouro foi para o aluno do 9º ano da Escola São José, Kalel Lucena da Silva, que em edição anterior foi medalhista de prata.

Sem divulgação

Pena que, desta vez, ao contrário de anos anteriores, quando a OBMEP era amplamente divulgada, quase passou batida por falta de interesse – seria novidade? – do Ministério da Educação. Mas os estudantes acreanos, mantendo a tradição, brilharam. E Cruzeiro do Sul se mostrou a terra da matemática.

Pesquisa

Pesquisa divulgada ontem, da Poderdata, ligada ao portal Poder360 mostrou que Lula pode vencer as eleições ainda no primeiro turno. Ele aparece com 42% contra 38% de Bolsonaro. Na avaliação de voto por região do Brasil,  Bolsonaro ganha apenas na Região Norte, Acre incluído, onde bateria Lula por 46% contra 37%. Há empate no Centro Oeste e, no Nordeste, Sul e Sudeste Lula vence de disparada. Como se vê, o Acre e região ainda são bolsões bolsonaristas.

Vacina

Só ontem a prefeitura da capital aboliu a exigência de autorização escrita de pais e responsáveis para a vacinação infantil contra Covid. Assim mesmo, só por exigência de decisão do STF.

Perdeu

E a Associação dos policiais civis, como esperado, teve negada liminar pedida na Justiça contra a exigência de apresentar atestado de vacinação contra Covid para fazer o recadastramento como servidor público estadual. A decisão provisória é do desembargador Pedro Ranzi, mas o plenário de desembargadores dará a palavra final.

Grave

Serviços públicos, atividades privadas, domicílios, toda a capital e o interior sentem os efeitos da nova onda de Covid, altamente contagiosa. Para quem está vacinado, os sintomas são leves, mas se agrava em quem não foi imunizado ou só tomou a primeira dose. 

Comunicação

O governador nomeou o jornalista Jefson Dourado para um cargo de diretoria na Casa Civil. É uma mexida grande na comunicação do governo e, sem dúvidas,  um abalo na hegemonia da SECOM. Jefson pode agregar muito e, especialmente, acabar com o mutismo e omissão que hoje imperam no setor. O próximo passo bem que poderia ser a democratização da verba da mídia, sem o atual direcionamento.

Empresários

Empresários acreanos estão animados om a nomeação de Assurbanipal Mesquita para a secretaria da Indústria. O nome foi indicado pela FIEAC e será uma ponte entre a iniciativa privada e o governo. O indicado tem qualificação de sobra para o cargo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários