Quinta, 19 de Maio de 2022
17°

Alguma nebulosidade

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Alvoroço

Neri tem influência e não deve ficar de fora das eleições deste ano

20/01/2022 às 11h47
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
Ex prefeita e secretária de Educação, Socorro Neri. Foto: rede social.
Ex prefeita e secretária de Educação, Socorro Neri. Foto: rede social.

De olho
Hoje é dia de ficar de olho na Câmara Municipal, que vota a reforma administrativa da prefeitura, criando 506 cargos de confiança, 130 funções gratificadas, três secretarias e cinco subsecretarias. A piada das redes é que para fazer nada, como prefeito está fazendo, a estrutura atual é até grande demais. Aliás, o prefeito é o personagem dos melhores memes da semana nas redes locais. Especialmente o de uma mulher revoltada com o “careca”.

Professores
O Sinproacre – professores da rede pública – promete manifestação na Câmara Municipal, hoje, contra o projeto de reforma administrativa da prefeitura. Não terão o apoio do Sinteac, cuja presidente, Rosana Nascimento, vai sair candidata no PSD de Petecão e, consequentemente, apoia o prefeito Bocalom.

Descobriu
Só agora, no dia 20 de janeiro é que o prefeito descobriu que os vereadores lhe pregaram uma peça na aprovação do orçamento deste ano. Toda a despesa da prefeitura está engessada. Bocalom só pode remanejar 2% do orçamento. Ele enviou projeto à Câmara para subir esse total para 20%. Será que passa?

MP
O Fórum Popular entrega hoje, com direito à concentração sindical, carta aberta ao MP pedindo a intervenção na causa do transporte público, denunciando o que classifica como descaso e caos na administração de Bocalom.

Caos
Caos mesmo vive outra vez o estado com a explosão de casos de Covid. Foram mais de 1.100 em 24 horas. Não há um setor, repartição pública, secretaria sem desfalques por causa da pandemia, com servidores afastados. A contaminação chega à cúpula do governo estadual, com muitos gestores cumprindo quarentena por testarem positivo. Felizmente quase que só casos leves.

Perigo
Mas a ômicron não é benigna. Sena Madureira chora a morte de uma jovem com vasto círculo de amizades, da família conhecida, vítima de covid. Doente renal, não resistiu às complicações da contaminação. A cidade está abalada.

Alvoroço
Os meios políticos da capital estão em alvoroço tentando adivinhar o que foi conversado na longa reunião entre o governador Gladson Cameli e a secretária Socorro Neri. Com certeza, muitas definições políticas. Neri tem influência e não deve ficar de fora das eleições deste ano. Está convidada para ser candidata a deputada federal por vários partidos.

Vale tudo
Começou cedo o vale tudo eleitoral. Candidatos estão não só a caça de votos, como fazendo verdadeiros leilões de cabos eleitorais e apoiadores. Partidos também oferecem vantagens para novos filiados que podem concorrer a cargos proporcionais e espantam os que não interessam politicamente.  A fase é de vale tudo, antes da rígida regulamentação do tempo da campanha oficial.

Secretário
O empresário Assurbanipal Barbary de Mesquita, assessor de relações institucionais da FIEAC, vai substituir o demissionário Anderson Abreu de Lima, afastado pela Operação Ptolomeu na Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia. Ele foi indicado pelo consenso dos sindicatos que integram a federação das Indústrias, a pedido do governador. Assurbanipal foi subsecretário na gestão de Marcus Alexandre, do PT na prefeitura.

Cancelada
Em função da Covid, as procissões de São Sebastião em Xapuri e em Brasiléia foram mais uma vez canceladas. A Ufac, o IFAC e a Defensoria Pública suspenderam o atendimento ao público, mantém expediente interno em escala mínima e estão operando por home-office.

Especial
O Acre é mesmo especial, como se diz, pequeno, mas enjoado. Em plena floresta amazônica, terá um atleta competindo nas Olimpíadas de Inverno na China.  E não é efeito das triagens. O jovem disputará no ski cross country, prova de resistência. E não é só. Há uma candidata acreana no miss trans internacional, representando a Itália, país onde a acreana está radicada. O Acre está em todas, menos no BBB, apesar de tantos nomes especulados.

Drogas
Nem só de notícias interessantes vive o Acre. Um carro com placas de Cruzeiro do Sul foi apreendido próximo ao município mineiro de Teófilo Ottoni carregando 50 kg de cocaína, escondida até no extintor de incêndio do veículo. Os dois ocupantes, pai e filho, foram pesos em flagrante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários