Sábado, 29 de Janeiro de 2022 02:20
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Cangaço

O roubo das caminhonetes com o sequestro de pessoas ocorridos na segunda-feira à noite no Deracre é o exemplo do crime que está sendo chamado de o novo cangaço

12/01/2022 10h44 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Cangaço

Cangaço

O roubo das caminhonetes com o sequestro de pessoas ocorridos na segunda-feira à noite no Deracre é o exemplo do crime que está sendo chamado de o novo cangaço e que se espalha pelo Brasil.

Modus Operandi

São ações que envolvem um bando armado – no caso do Deracre estima-se que dez bandidos participaram – alto poder de fogo, estratégia, planejamento, informações prévias sobre o alvo da operação, estrutura de receptação e rapidez. Sinal de que o crime no Acre, como em toda parte está se sofisticando.

Monitoramento

Para enfrentar a sofisticação das ações criminosas,  a solução é o uso das mais avançadas tecnologias. Um exemplo pé o monitoramento veicular, que nem é tão novo assim. Apesar da Secretaria de segurança Pública recomendar a adoção desse método, o Secretário Paulo Cezar informou que, das 35 secretarias, apenas sete aderiram ao sistema. A Seinfra e o Deracre ainda estão de fora.

Patrimônio

Levando-se em conta o alto custo das caminhonetes levadas, mais de R$ 250 mil cada uma, o monitoramento justifica seu preço. Essa deve ser uma medida a ser aplicada em todo o serviço público.

Covid

Como previsto, os casos de Covid explodiram no estado, que registrou duas mortes. Essa é uma doença com a qual não se pode brincar. Achar que a epidemia acabou é fazer aposta arriscada com a vida. Para os negacionistas e os que pensam primeiro em si e em seus interesses, a lição por vezes vem de forma dura.

Vacina

O surto de gripe mostra a importância das vacinas. Com a cobertura imunológica baixa, os casos se multiplicam. E não é durante a fase se alto contágio que se deve procurar a vacina. É quando os riscos são baixos, para preparar para a próxima fase de pico da doença. O mesmo com a dengue. Não é na chuva que se faz a prevenção, mas no tempo da seca, para eliminar as larvas dos mosquitos.

Tradicionais

Uma extraordinária iniciativa da secretária Socorro Neri, cumprindo determinação do governador Gladson Cameli. Trata-se da  implantação da alimentação escolar regionalizada e a instituição da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos do Acre (CATRAPOACRE), que visa a criação de um projeto para viabilizar a compra de produtos alimentícios diretamente dos povos originários para o fornecimento de merendas para escolas indígenas e da zona rural. Ontem, a secretária se reuniu com o Procurador da República, Lucas Costa, mostrando os avanços da proposta.

São José

Uma reunião ontem na Educação serviu para jogar luz na questão do fim do ensino médio no Instituto São José. É que, com a implantação do modelo de uma nova proposta para o ensino médio, o colégio não teria como cumprir todas as exigências. O São José atenderá apenas o ensino fundamental, e a escola João Calvino estenderá o ensino médio, criando quatro turmas para atender os novos estudantes, garantindo assim as vagas deles neste colégio. Tudo sob o controle e supervisão da Secretaria.

Sem reajuste

O prefeito Tião Bocalom viu que pegou mal o anuncio do reajuste de seu salário e de sua equipe de secretários e vai retirar a medida do projeto que vai enviar à Câmara Municipal. Parece que desistiu também de convocar uma reunião extraordinária e deve esperar até o dia 02 de fevereiro, quando abre a legislatura, Sem aumento de salário, acabou a pressa.

Cargos

Mas o prefeito confirmou que o projeto vai criar 150 cargos comissionados, que vão substituir servidores temporários contratador por sua antecessora Socorro Neri, cujos contratos terminaram e não serão renovados. Serão instaladas ainda duas secretarias, uma com amplo poder.

Sem créditos

Bocalom inaugurou uma das mais modernas usinas de asfalto da região, considerada top de linha, com os mais recentes recursos, capaz de usinar 80 a 100 toneladas de asfalto dia. Só esqueceu de citar, por que será?, que os recursos para sua construção provêm de emendas do então senador Jorge Viana e do ex-deputado César Messias, só recentemente liberados. Jorge Viana chiou em suas redes pelo esquecimento e pela falta sequer de um convite. E Bocalom ainda criticou as gestões do PT...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 04h09 - Fonte: Climatempo
24°
Chuvisco

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (31/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.