Domingo, 16 de Janeiro de 2022 13:17
(68) 99971-5137
Brasil Covid-19

Saúde estuda reduzir para 5 dias isolamento para casos de covid, diz Queiroga

Atualmente, Ministério da Saúde recomenda quarentena de 10 a 14 dias para infectados com a doença. Segundo o ministro, contudo, especialistas do governo devem se reduzir na tarde desta sexta-feira (7) para discutir medida

07/01/2022 15h35
Por: Denis Henrique Fonte: Correio Braziliense
Saúde estuda reduzir para 5 dias isolamento para casos de covid, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta sexta-feira (7), que a pasta estuda reduzir para cinco dias o tempo necessário de isolamento para pacientes infectados com covid-19. Atualmente, o ministério recomenda quarentena de 10 a 14 dias para quem testar positivo para a doença.

Na quinta-feira (6), a Prefeitura de São Paulo solicitou à pasta a redução do período de isolamento para pessoas assintomáticas. Segundo Queiroga, especialistas do governo federal devem se reunir na tarde desta sexta-feira para discutir a medida.

O ministro afirmou que procura seguir os passos de outros países que já reduziram o tempo de isolamento. "Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. Cinco dias. Isso está em estudo na área técnica", afirmou a jornalistas.

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alterou suas recomendações para casos confirmados do novo coronavírus em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo. Desde dezembro do ano passado, o tempo recomendado no país passou de 10 para 5 dias, além da exigência de uso constante de máscara por mais 5 dias, quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

"O CDC já deu essa recomendação [reduzir o isolamento]. E o governo francês está, inclusive, autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente", detalhou Queiroga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Branco - AC
Atualizado às 15h02 - Fonte: Climatempo
32°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

36° Sensação
6 km/h Vento
56% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.