Sábado, 29 de Janeiro de 2022 01:32
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Esquerda

Setores da REDE querem que Marina Silva se candidate a deputada federal para dar visibilidade ao partido e conseguir eleger uma boa bancada

06/01/2022 10h13 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Marina Silva é expoente do partido REDE Sustentabilidade.
Marina Silva é expoente do partido REDE Sustentabilidade.

Campanha
A virada do ano marcou o deslanchar da campanha eleitoral. Se 2021 foi a época dos balões de ensaio, das primeiras articulações, 2022 começa sob o signo das definições. E cada segundo perdido não pode ser recuperado. É preciso estudar bem o cenário que muda a cada dia e que vai impactar o voto em outubro.

Partidos
O fim da coligação partidária é um fato novo para todos os candidatos às eleições deste ano. Os que ocupam cargos parlamentares foram eleitos em coligações proporcionais que não existem mais. Agora é a lei de Murici, cada um por si, sem muletas, sem caronas, sem somatório de votos. Cada partido deve alcançar o quociente eleitoral, cada partido terá o tempo de Tv de acordo com seu tamanho.

Impacto
O impacto disso na definição dos eleitos deve ser grande. As vagas só serão divididas entre os partidos que alcançarem o coeficiente eleitoral para fazer pelo menos um eleito. Daí os critérios para a divisão das vagas seguirá novos critérios e, quem não se classificar pela votação que garanta a eleição diretamente, terá que obter, pelo menos 20% desse mínimo e da votação do partido para poder assumir. Desapareceu o eleito com centenas de votos porque havia um puxador de votos na legenda.

Representação
Diminuiu o número de candidatos por partido, menos gente para somar votos. Serão, no máximo, nove candidatos a deputado federal e 25 a estadual. E 30% dessas candidaturas deverão ser femininas. Com isso, somem as candidaturas fantasmas, só para constar que se cumpria o mínimo exigido. Os votos dados às candidatas serão fundamentais na soma partidária.

Federação
A esquerda se articula em uma federação partidária, embora setores do PT rejeitem. Se Lula quiser, terão que engolir. Aí a atuação terá que ser em bloco por quatro anos, sem romper. E as vagas nas chapas serão divididas entre os partidos, elegendo quem tiver mais votos. É a salvação para legendas como o PC do B e, em certa medida, o PV e o PSB, em muitos locais.

Esquerda
Um dos grandes pontos ainda a definir nas eleições, com interesse especial no Acre, é o destino da Rede. Especialmente, qual será a postura de Marina Silva. Setores do partido querem que ela se candidate a deputada federal para dar visibilidade e conseguir eleger uma boa bancada. Hoje, a REDE tem apenas uma deputada federal, por Roraima. Outra grande liderança da legenda, Heloisa Helena sairá para a Câmara Federal por Alagoas, Marina ainda não se pronunciou a respeito.

Entra?
Também há dúvidas se Marina aceitaria uma federação com o PT. As mágoas são muitas e ainda recentes. Se houver federação e a REDE ficar de fora será ainda mais difícil para o partido sobreviver no parlamento.

REDE + PSOL
No que depender da sua executiva, a REDE tentará formar uma federação partidária com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), como forma de fortalecer agremiação e sua visão programática. A decisão da executiva nacional foi unânime no finalzinho do 2021 e o partido pretende continuar dialogando com outros partidos do campo democrático popular.

Epidemia
Além da explosão de casos de Covid e principalmente da gripe, a população de Rio Branco deve se preocupar também com a dengue. O prefeito Tião Bocalom distribuiu panfletos para conscientizar a população.

Zerado
Absurdo é que, em pleno surto de gripe, o estoque de vacinas para a influenza nos postos da prefeitura esteja zerado. Não há uma dose sequer disponível para a imensa procura.

Impeachment
Setores da sociedade se mobilizam com pedidos de impeachment contra o governador Gladson Cameli. Isaac Ronaltti, presidente da Federação dos Sindicados dos Servidores Públicos no Estado do Acre – FESPAC protocolou ação na Assembleia, deixando claro que a Lei que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento proíbe que a aceitação ou não seja decidida pelo presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior, por ser cunhado do governador.

Devolução
Sobre prefeituras inoperantes: Feijó devolve R$ 600 mil em emendas parlamentares em 2021 por falta de adequação para recebimento da verba e por falta de comunicação para adiamento. Senador Guiomard está em situação pior e pode perder R$ 1,4 milhão pelo mesmo motivo.

Férias
O presidente Jair Bolsonaro diz que é maldoso afirmar que ele tirou férias. Verdade. Férias pressupõem que a pessoa trabalhou para merecê-las, o que, convenhamos, não foi o caso.

Emergência
Argentina chega a 81 mil casos em 24 horas. A França, Itália, Espanha todas batendo recordes de novos casos em 24h! Quando vamos apertar o botão EMERGÊNCIA no Brasil? Quando for tarde demais?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 03h28 - Fonte: Climatempo
24°
Chuvisco

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (31/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.