Sexta, 28 de Janeiro de 2022 18:08
(68) 99971-5137
Auto & Moto Dakar 2022

Barreda vence novamente na 4ª etapa do Dakar

O piloto da Honda, Joan Barreda, tornou-se o vencedor da primeira repetição do Rally Dakar 2022 na quarta-feira

05/01/2022 11h15
Por: Redação Fonte: Motorsport
Joan Barreda com sua Honda CRF450. Foto: divulgação.
Joan Barreda com sua Honda CRF450. Foto: divulgação.

O piloto da Honda, Joan Barreda, tornou-se o vencedor da primeira repetição do Rally Dakar 2022 na quarta-feira, enquanto Danilo Petrucci teve um desempenho de destaque terminou em terceiro.

Naquela que foi a mais longa etapa do Dakar 2022 com uma especial de 464 km localizada entre Al Qaisumah e Riyadh, o duas vezes vencedor da corrida de MotoGP Petrucci estabeleceu o ritmo inicial da KTM ao liderar o pelotão até os três primeiros pontos de referência.

Barreda saltou para a frente na próxima marca de neutralização e, embora Petrucci tenha conseguido manter o ritmo no início, o piloto espanhol logo conseguiu construir uma vantagem significativa na frente.

Com o desafio de Petrucci diminuindo, Barreda alcançou a 29ª vitória na etapa da carreira em Dakar, levando as honras por 4m37s.

Pablo Quintanilla fez o 1-2 com o atual campeã Honda, com o piloto chileno se afastando de Petrucci no penúltimo ponto de passagem e terminando com pouco mais de dois minutos de vantagem sobre o piloto de 31 anos.

A equipa Sherco TVS teve o seu melhor desempenho no Dakar até ao momento, com o piloto de segundo ano de Dakar Rui Gonçalves a terminar a oito minutos de Barreda em quarto e o companheiro de equipe Lorenzo Santolino a terminar logo atrás dele em quinto.

Mais atrás, Sam Sunderland estabeleceu o sétimo tempo mais rápido do dia para manter a liderança na classificação geral. No entanto, seu companheiro de equipe GasGas Daniel Sanders teve um dia muito mais complicado, terminando a 18 minutos atrás em 17º.

Foi também um dia de sorte mista para a equipa de fábrica KTM com Matthias Walkner, o único outro piloto além de Petrucci a entrar no top 10.

O vencedor do Dakar 2018 terminou o dia em oitavo lugar, oito lugares à frente do novo companheiro de equipe Kevin Benavides, enquanto Toby Price lutou para ficar em 30º na outra moto de fábrica KTM 450 Rally.

Na Yamaha, Adrien van Beveren liderou o ataque ao fabricante japonês em 12º, enquanto Andrew Short e Ross Branch se classificaram em 14º e 15º, respectivamente.

Na classificação geral, Sunderland agora detém três minutos de vantagem sobre Walkner, com van Beveren caindo para terceiro na liderança da Yamaha.

Sanders sobe para o quarto lugar depois que os comissários cancelam uma penalidade de 10 minutos no Estágio 2 após um protesto de sua equipe GasGas.

Santolino está agora em quinto lugar da geral, enquanto Quintanilla continua a ser o melhor piloto da Honda com o sexto lugar - 11m13s atrás em Sunderland.

Uma vitória na segunda fase em três dias levou o Barreda ao sétimo lugar na classificação, a apenas 13 minutos do primeiro lugar.

Classificação geral após a fase 4:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.