Quinta, 26 de Maio de 2022
27°

Muitas nuvens

Rio Branco - AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Máscaras necessárias

A máscara é uma medida não farmacológica de prevenção relativamente barata que não acarreta nenhum risco para as pessoas

20/12/2021 às 14h00 Atualizada em 21/12/2021 às 10h17
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Máscaras necessárias

UPA

Ontem a UPA do segundo distrito estava um verdadeiro caos . Somente dois médicos para atendimento  quando o normal seriam seis médicos. O tempo de espera dos pacientes, claro, triplicou. 

Uso de máscara 

O governador João Doria assinou hoje um decreto estendendo a obrigatoriedade de máscaras para todos os ambientes até o dia 31 de janeiro do próximo ano. No Acre, o governador Gladson Cameli anunciou que a partir do dia 31 de dezembro acreanos não precisam mais usar a  máscara. Baseada em não sei o quê, a  decisão de Cameli é precipitada, basta dar uma olhada e ver o que está acontecendo em outros países. 

Prevenção 

E ademais, a máscara é uma medida não farmacológica de prevenção relativamente barata que não acarreta nenhum risco para as pessoas. Então, governador, uma sugestão: mantenha o uso de máscara, ainda mais nesse momento de retomada, com mais gente na rua e mais contatos sociais. Prevenção e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. 

Lockdown

E sobre a Covid no mundo : Holanda tem novo lockdown, Paris cancela Réveillon. Londres pode ter novas restrições. Nova York bate recorde de 21 mil casos de Covid-19 em um dia.  E 12 mortes no Reino Unido. Não acabou, infelizmente. 

Anvisa 

Dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediram proteção à Polícia Federal após eles próprios e outros servidores receberem ameaças de violência em consequência da liberação de da vacina contra Covid para crianças com idades entre 5 e 11 anos. 

Ameaça 

No ofício a PGR, a agência cita que o presidente Jair Bolsonaro declarou publicamente que queria os nomes dos responsáveis pela autorização. Ontem, ele defendeu a necessidade de receita médica para vacinar crianças.

Queiroga 

E o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que é MÉDICO, segue a orientação de Bolsonaro, de querer segurar a decisão sobre vacinação para crianças e reforça a intimidação aos servidores da Anvisa. Queiroga adota a estratégia do governo de  descredibilizar o trabalho da agência. 

Surreal 

Mas o que esperar de um ministro da saúde que já disse em alto e bom som que às vezes é melhor perder a vida do que a liberdade. Sim. você leu isso mesmo. E Ele é Ministro! E da saúde! E médico! Triste assim. 

Sem explicação  

Que nome dar a uma pessoa que não  acredita em cientista mas acredita no “véio”da Havan ? 

Estado laico ? 

Na primeira entrevista o novo ministro do STF Andre Mendonça, já falou em religião: “é um salto para os evangélicos.” Mas o que mais esperar de alguém indicado por Bolsonaro? Sem falar que no seu discurso de posse, Deus foi citado 7 vezes.  O Estado laico agoniza.

Chile 

O candidato de esquerda Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile neste domingo (19) e será, aos 35 anos, a pessoa mais jovem da história a ocupar o cargo. Boric, que já foi deputado e líder estudantil, derrotou no segundo turno o advogado José Antonio Kast, candidato da extrema direita, em uma eleição marcada pela polarização política.

Herança maldita 

Ele teve 55,9% dos votos, contra 44,1% de Kast. A vitória consagradora desse jovem reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra  o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de Pinochet. Viva o Chile ! 

DataFolha   

Metade dos brasileiros consideram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o melhor presidente que o país já teve, é o que indica a pesquisa Datafolha. Segundo aferiu o instituto, o petista, que governou entre 2003 e 2010, é o líder no ranking dos ex-presidentes para 51% dos entrevistados, 40 pontos à frente de Bolsonaro, escolhido por 11%. Jair Bolsonaro foi avaliado como o pior da História por 48% dos entrevistados.

PT

Esta coluna não é petista mas não se pode negar que quando o país era governado pelo PT, máscaras só eram vistas em centros cirúrgicos ou no carnaval. E a gente achava  que tristeza era o que tínhamos vivido no sete a um.  Faz muito tempo, e, por outro lado, foi ontem. O calendário anda mesmo confuso.

Ruínas 

A verdade é que o próximo presidente encontrará um país em ruínas, com instituições sequestradas, miséria, fome, recessão e inflação. O que Bolsonaro destruiu levará muito tempo para ser reconstruído. 

Baixa 

Mais uma mudança na prefeitura de Tião Bocalom. O chefe da iluminação pública da Secretaria Municipal da Zeladoria, Jessé Melo dos Santos, pediu exoneração do cargo. Na carta, Jessé Melo, que é engenheiro eletricista, afirma que as razões que o levaram a esta decisão são de ordem administrativa e pessoal, mas agradeceu ao prefeito todo o apoio recebido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários