Terça, 07 de Dezembro de 2021 22:30
(68) 99971-5137
Senado Federal Senado Federal

Senado é iluminado de roxo para reforçar campanha de conscientização sobre psoríase

O Senado será iluminado de roxo na quarta-feira (27) e na quinta-feira (28) em alusão à Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase. A il...

27/10/2021 17h00
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

O Senado será iluminado de roxo na quarta-feira (27) e na quinta-feira (28) em alusão à Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase. A iluminação foi solicitada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que lidera a ação desde 2016, sempre durante o mês de outubro. 

A campanha tem como objetivo mostrar que, apesar de grave, a doença tem tratamento. Desde 2020, o Ministério da Saúde começou a ofertar a pacientes adultos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a medicação risanquizumabe. Ela é indicada para o tratamento de pessoas com psoríase de moderada a grave, diagnosticada conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da doença.

Milhões afetados

De acordo com a SBD, a psoríase se manifesta em lesões arredondadas, avermelhadas e em descamação, que costumam atingir joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo afetar o corpo inteiro, em casos avançados. Pacientes acometidos podem desenvolver artrite, diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

Ainda conforme a entidade, é uma doença considerada crônica e autoimune, que afeta cerca de 3% da população mundial, o equivalente a 125 milhões de pessoas no mundo, sendo aproximadamente 5 milhões no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.