Quinta, 09 de Dezembro de 2021 05:36
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Viagens

A temporada de viagens internacionais está aberta no Acre

26/10/2021 09h37 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Gladson Cameli viajará à Europa, sem antes deixar nomeada a prima para gerente-geral do Complexo Regulador Regional na Sesacre. Foto: divulgação.
Gladson Cameli viajará à Europa, sem antes deixar nomeada a prima para gerente-geral do Complexo Regulador Regional na Sesacre. Foto: divulgação.

Ciclos do poder
Uma administração seja federal, estadual ou municipal tem ciclos como os da lua. Cada um corresponde a uma fase. A primeira é a lua nova que é a fase de testar o ambiente, conhecer o terreno. Na segunda fase, a crescente, há avanços pois os governantes já estão bem instalados, sentiram o gostinho de governar, nomear e passam os dias usufruindo das delícias do poder da caneta.

Lua cheia  
O ciclo seguinte, da lua cheia, o administrador já não se sente mais como aquele humilde inquilino dos espaços públicos, agora ele é o dono e senhor da coisa pública. Investe em obras aceleradas, está absolutamente à vontade e avança muitas vezes aos atropelos, para a quarta fase.

Minguante
Na minguante, começa a queima de etapas. Nessa fase, a escolha é sempre aquela que mais lhe convém politicamente. É o ciclo do ódio fingido e do amor de ocasião.

Dono de tudo
Já está na fase em que mandam, desmandam, nomeiam, desnomeiam, pintam espaços históricos com a cor que julgam apropriadas (logicamente que a mais apropriada é sempre a do partido que os representa, claro) e brincam de delimitar o que acham que é seu território.

Último ciclo
Nessa última fase pipocam propagandas, busdoor, outdoor, frases de efeito e marqueteiro caro, para transmitir a imagem de uma administração transformada. Afinal, o último ciclo é o prenúncio da próxima eleição. 

Poder
Ao sentar na cadeira do comando, alguns governantes parecem crianças com um brinquedo novo. Se não fosse o deslumbramento que cega, poderiam incluir aí nesse estágio, ótimos filmes de ficção.

Ensinamento
Homem-Aranha, por exemplo. No primeiro filme, o herói deslumbrado com seus poderes só volta a realidade, quando o pai, traz o herói de volta a realidade.  Com a emblemática frase : “Não existem grandes poderes sem grandes responsabilidades”.  Traduzindo: o líder, ou quem está investido de alguma autoridade, além do poder, tem também que se preocupar com o uso que faz dele.  Não sei se todos os governantes sabem disso. Mas deveriam. É uma lição pra vida.

Viagens
A temporada de viagens internacionais está aberta no Acre. O governador Gladson Cameli já confirmou a participação na COP-26, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. Com ele, uma delegação bastante significativa. Gladson declarou que a participação do Acre na COP 26 “será uma oportunidade gigantesca para atrair negócios que beneficiam nosso povo”.

Se ele diz... 
Já vi esse filme e não faz muito tempo. Era outro governo, outro partido. Mas qualquer semelhança não é mera coincidência. Talvez a política ambiental do governo Gladson (que eu desconheço) justifique o tamanho do gasto. Sei lá. Cada um com sua crença.

Prefeito
O prefeito Tiao Bocalom também vai a Glasgow, na Escócia, participar da COP 26. Me interessa saber qual projeto ou estratégia que a cidade de Rio Branco tem, no que diz  respeito ao  clima e impactos ambientais. Ir para COP sem estratégia ou projeto, é passear e ganhar gordas diárias.

Barcelona
A vice-prefeita Marfisa Galvão não está na comitiva para Escócia, mas também tem uma viagem internacional marcada. Vai a Barcelona, na Catalunha, para participar do Smart City Expo World, um congresso internacional sobre cidades inteligentes.  Será que fica alguém por aqui para apagar a luz?

Prima
“Aos amigos (e parentes), tudo; aos inimigos, os rigores da administração”.  Manuela Cameli Santiago Lebre, é a gerente-geral do Complexo Regulador Regional na Sesacre, conforme o decreto de nomeação publicado no Diário Oficial do Estado. Quem é Manuela?  Ela era gerente administrativa do TFD do Complexo Regulador do Vale do Juruá. Após denúncias de negligência em sua administração, no atendimento a um idoso, Manuela deixou a função. Assumiu agora como gerente-geral. “Caiu pra cima” como diz por aqui. Manuela é prima do Governador Gladson Cameli.

E pode?
A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) também é adepta do “Aos amigos tudo …”  Ela deu carona em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) a sete parentes da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em uma viagem de Brasília para São Paulo no dia 21 de agosto, um sábado. O voo foi solicitado por Damares com a justificativa de ir a um evento do Pátria Voluntária, programa social coordenado por Michelle, que também estava na aeronave.
E pode isso, Arnaldo ? Que país é este ????

Live
A live semanal de Bolsonaro em que ele propaga mais uma de suas Fake news, não está mais disponível nem no Facebook, nem no Instagram e agora nem no YouTube. Finalmente. A declaração do presidente em que associa o imunizante contra o coronavírus e a transmissão do HIV, o vírus da Aids, é FALSA e INEXISTENTE. Com uma postura dessas, ele deveria era ser banido para sempre. Não só das redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 07h36 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
5.7 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.