Quinta, 09 de Dezembro de 2021 06:00
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Turismo

acadêmico de Agronomia, Jhon Douglas Silva, é o novo titular da Secretaria de Estado de Turismo.

22/10/2021 21h43 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Redação
ACRE EM NOTAS | Turismo

Turismo
O acadêmico de Engenharia Agronômica, Jhon Douglas Silva, é o novo titular da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo do Acre. A indicação é da senadora Mailza Gomes (Progressistas). Ele substitui Eliane Sinhasique que pediu exoneração do cargo. Jhon era de gabinete da senadora Mailza Gomes.

Encenação
E esse mise en scene todo sobre uma possível demissão do Ministro Guedes? Todo mundo tá careca de saber que ele vai se segurar no cargo pelo menos até o fim de março de 2022. Aí sim, vai pedir exoneração e partir para o que realmente quer: concorrer a uma vaga no Senado.  Também se especula que ele ambiciona sair candidato a governador pelo seu Estado, o Rio de Janeiro. Guedes não é nada bobo e sabe que se for considerado responsável pelo atraso na compra das vacinas, é mais bem seguro para ele continuar como ministro

Tarda e falha!
Já o ministro Marcelo Queiroga deve sair candidato ao governo do Estado da Paraíba ou seria  Pernambuco, não sei ao certo. Mas isso não é nem um pouco relevante. O que é importante saber é, que se a Justiça não caminhar fora do seu habitual estado letárgico, todos eles serão candidatos a alguma coisa e terão muitas chances de serem eleitos. Porque a Justiça Brasileira, lembremo-nos, tarda e falha!

Possibilidades
Aliás, no cenário atual do Brasil é bem possível que os seis meses de trabalho da CPI não dê em nada.  Só para a gente entender: Quem indicia é o MP, nesse caso é o Procurador Geral da República, Augusto Aras. Ele decide se acolhe ou não o relatório da CPI, que servirá apenas como uma prova circunstancial e não como instrumento jurídico.  Ele pode acolher a integralidade, parcialmente ou não acolher. E se acolher, mesmo que seja em sua completude, ele pode optar pelo arquivamento de ação penal.

Subsidiária
É por isso que os senadores têm falado em ingressarem com uma Ação Penal Subsidiária, caso o PGR se silencie ao final do prazo (30 dias) ou opte pelo arquivamento.  Contudo, é uma possibilidade controversa e não-pacificada no meio jurídico. O ministro que for designado para apreciar a ação poderá desconsiderá-la (o que é certeiro se for para as mãos de Kassio Nunes Marques, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes).

Surpresa zero
Se aqui fosse um país justo, todos receberiam uma bela condenação, a começar pelo presidente Jair Bolsonaro, que deveria chegar a mais de 100 anos.  E só para encerrar o capítulo da novela encenada hoje pelo presidente e sua equipe: Ao fim do dia, o ministro Guedes disse  que em nenhum momento pediu demissão e nem pensou nisso. Ah tá !
Zero pessoas surpresas.

Fofo 

Eu não tenho o dom de prever o futuro, mas sinto que alguns políticos acreanos deveriam ser mais cuidadosos. O colchão de amortecimento político não é fofo para sempre. Só uma dica.

Imponderável
Que coisa triste esse acidente com o ator Alec Baldwin, durante as filmagens de um filme que terminou com duas pessoas baleadas: uma morreu. Baldwin disparou uma arma que deveria ser cenográfica. A diretora de fotografia Halyna Hutchins não resistiu ao ferimento e morreu.

Despreparo
Fato idêntico ocorreu com o Brandon Lee, filho de Bruce Ler, um tiro acidental no set de filmagens tirou-lhe a vida. O trágico do imponderável. E depois disso, podemos sair para pensar que em pleno 2021, com toda a tecnologia que temos, ainda estamos a mercê do despreparo e falhas.

Homenagem merecida
A partir de agora, o Galpão de Cultura de Tarauacá passa a ser chamado de Galpão de Cultura Giovanni Accioly. A homenagem ao jovem cantor que faleceu em novembro de 2020, vítima de um acidente automobilístico é justa e merecida.  A lei é de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e foi sancionada nesta sexta-feira (20)

Surto
Rio Branco tem alerta de surto de Dengue, Zika e Chikingunya. Em Mâncio Lima, o surto é de malária falciparum. Custa nada ficar atento, manter a limpeza nos quintas e em caso de algum sintoma, procurar as unidades de saúde para diagnóstico e tratamento.

Não acabou
Moscou volta a impor quarentena total diante da quarta onda da pandemia e no Reino Unido, a Covid tem novo pico. Apenas farmácias e supermercados estarão abertos entre 28 de outubro e 7 de novembro na capital russa. Esse é um alerta para quem anda serelepe por aí, sem máscara e muito menos distanciamento. E ignora as medidas de proteção sanitárias. Não acabou. Infelizmente.

Violência
A delegada Elenice Carvalho, responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em uma entrevista a um jornalista local, revelou que o estado do Acre ocupa o topo do ranking da violência doméstica.  “O Acre figura em posições vergonhosas tanto no que diz respeito à violência doméstica quanto à violência sexual contra mulheres crianças e adolescentes, assim como também ocupamos até 2020 o topo no ranking de feminicídio”, palavras da delegada responsável pela Deam.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 07h56 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
8.5 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.