Quinta, 09 de Dezembro de 2021 05:22
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Clima

A devastação cresce sem controle e não por ação divina. Isso até as pilastras da ponte velha sabem. E por favor senhores, deixem Deus fora disso.

19/10/2021 14h13 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Redação
ACRE EM NOTAS | Clima

Morte
A morte do escritor e capoeirista Leuvis Manuel Olivero, assassinado no dia 10 de outubro é mais uma voz negra que foi silenciada. Leuvis escreveu um livro sobre o caso Marielle, mostrando as ligações da milícia com o crime. Foi assassinado com tiros disparados por desconhecidos, enquanto caminhava pela rua. Ser jornalista investigativo no Brasil significa também risco de morrer. Pior que o fio da meada mesmo ninguém descobre ...

Estranheza
Causou estranheza a declaração do senador Marcio Bittar contestando a teoria do aquecimento global. Ele afirmou que: “o clima quem muda é Deus”. O senador também criticou o conceito de Florestania, a esquerda e aos últimos 20 anos da Frente Popular do Acre (FPA) no comando do governo do Acre.

Léo Brito
Em um vídeo, o deputado federal Leo de Brito questionou até onde vai o negacionismo de Bittar e afirma que as falas do senador demonstram um total descompromisso e que  o negacionismo de Bittar e de membros do governo Bolsonaro, resultaram em dores e lágrimas em razão das milhares de mortes devido a covid-19.

Imperador
Em certo momento, muitos políticos se parecem com a imagem de imperadores romanos. Queixo apontando para a testa do interlocutor, rodeado de palacianos, e em profusão de elogios e falsas versões, expande a propaganda na mídia e os espaços da articulação de bastidor.

História se repete
Se a circunferência da barriga não aumenta, é porque em meio a essa saga política  faz questão de ficar “sarado” (?), rejeitando os eventos gastronômicos. Nessa fase festiva, as declarações estapafúrdias invadem as solenidades, sob os aplausos de uma galera bem selecionada e distante do povo. A  história sempre se repete.

Crime
Quem acha que é Deus e não a interferência humana que interfere nas questões climáticas e relacionada a Amazônia, com certeza acredita em tudo o que o presidente Bolsonaro falou recentemente na ONU, exaltando uma política ambiental que simplesmente não existe. Vergonha mundial.

Sem controle
Em todo o país, há uma devastação sem controle e no Acre, a reserva Chico Mendes, por exemplo, é umas áreas mais críticas de todo o Brasil em ataques a locais protegidos. E para quê? Para se criar meia dúzia de cabeças de gado.

Bons tempos
Bons tempos em que havia gente que se amarrava nas árvores para impedir a derrubada no Acre. Bons tempos em que a sociedade se mobilizava pelos empates.  Hoje, a devastação acontece sem controle. Isso até as pilastras da ponte velha sabem. E por favor senhores,  deixem Deus fora disso. 

Recado duro
A vereadora Lene Petecão mandou um recado duro ao governador Gladson Cameli, ao relatar a falta de infraestrutura e de médicos e cobrar um maior investimento e compromisso com a saúde.  “É  irresponsabilidade quando governador investe mais de 9 milhões na imprensa e não investe na HUERB, todos os jornais noticiaram que só tem anestesista, isso é um absurdo! Governador, pare de investir na república da farinha, invista em seu estado", cobrou a vereadora.

Empréstimos
O governo do Estado realizou cinco operações de crédito desde 2019 ( todas aprovadas pela Assembleia Legislativa do Acre ) e nenhuma foi executada pelo Estado do Acre. Isso segundo o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag),Ricardo Brandão, hoje na Assembleia. Brandão também confessou que os R$ 25 milhões para a ponte da Sibéria, fruto de emendas não foram utilizados. O governo usou recursos próprios para construir a obra. E os U$ 41 milhões contraídos junto a banco boliviano Fonplata? Alguém desenha tudo isso aí ? Tá difícil de entender!

Fora da OTAN
Um grupo de 63 congressistas dos Estados Unidos pediu ao presidente Joe Biden que ele reveja a oferta para que o Brasil se torne um parceiro global da Otan e revogue a condição de aliado extra-Otan concedida ao país ainda no governo de Donald Trump.

Golpe
O status como aliado militar preferencial dado ao Brasil facilita a compra de tecnologia militar e armamentos dos EUA, garante a participação das Forças Armadas brasileiras em treinamentos promovidos pelo Pentágono, além de outros benefícios militares. Johnson, democrata veterano na Câmara autor do ofício enviado à Casa Branca. Para ele, Bolsonaro já demonstrou que está organizando as condições para um golpe militar. “É um cenário alarmante para o Brasil e nosso país não pode contribuir com isso”.

Doloroso 
Doloroso de ouvir os depoimentos dos parentes das vítimas da covid-19  que ocorreu na CPI da Pandemia no Senado Federal, na segunda, 13.  Histórias desesperadoras como o do filho de Marco Antônio do Nascimento Silva, Hugo, que faleceu de covid em 2020. Emocionado, o depoente disse ter sido doloroso ouvir o presidente Jair Bolsonaro perguntar e daí' sobre as vítimas da doença. Quando o país ultrapassou a China na quantidade de mortos pelo coronavírus, no ano passado, o chefe do Executivo disse: 'E daí? Sou Messias, mas não faço milagres'.

“E daí” ?
Marco relatou ter sofrido com a hostilidade reservada pelo presidente às vítimas da covid. 'Eu escutei no fundo do meu coração: 'E daí que seu filho morreu?. Acho que nós merecíamos um pedido de desculpas da maior autoridade do país', completou. Merecia mais que isso Marco, tenha certeza.

Deboche
Para quem perdeu um ente querido, o que dói não é apenas o luto, mas o deboche, a irracionalidade das pessoas, inclusive de amigos'. 'Eu daria a minha vida para o meu filho ter tido a chance de ser vacinado', disse o pai de Hugo.

Sheik 
Enquanto isso, o filho três de Bolsonaro, Eduardo , brinca de ser sheik árabe. Ele  apareceu em sessão fotográfica, com a família, vestido a caráter , em Dubai, numa foto postada nas redes sociais por sua esposa, Heloísa Bolsonaro. O registro, de acordo com o portal Congresso em Foco, é oferecido por um site turístico de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, por USD 174,22, o equivalente a cerca de R$ 955.

Negou  
O parlamentar está em Dubai com a comitiva brasileira para participar da Expo Dubai 2021, maior evento mundial desde o início da pandemia de Covid-19. Na sessão fotográfica, com direito a cenário, trajes e maquiagem, realizada, Eduardo aparece do lado da esposa e da filha do casal. Ele negou o uso de recursos públicos por parte dele e de sua família.

Comitiva robusta
A comitiva do governo brasileiro em Dubai tem em torno de 70 pessoas. Além de Eduardo Bolsonaro, também estão presentes o vice-presidente Hamilton Mourão, e deputados que representam a Frente Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 07h15 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.