Quinta, 09 de Dezembro de 2021 05:44
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Dia do professor

O que esses profissionais fizeram durante o ano letivo remoto, foi uma verdadeira multiplicação de forças

15/10/2021 17h41 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Dia do professor

Dia do professor
Os professores são os abnegados profissionais, que em sua maioria ganham pouco e trabalham muito. Esse dia deve ir além de cumprimentos, presentes e palavras bonitas. O que esses profissionais fizeram durante o ano letivo remoto, foi uma verdadeira multiplicação de forças. Tiveram que se familiarizar com a tecnologia e superar limitações para manter os alunos atentos no sistema escolar.

Sobreviventes
São sobreviventes em um Brasil onde temos um ministro da educação que faz uma declaração infeliz de que “ser professor é ter quase uma declaração de que a pessoa não conseguiu fazer outra coisa”. Os professores não merecem um emissor tão desrespeitoso e infeliz!

Dom Pedro
As palavras de D. Pedro I sim é que devem nortear as autoridades em relação ao respeito aos professores:

“Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências juvenis e preparar os homens do futuro”.

Se o presidente e sua equipe não perceberam, poxa... coitados, não sabem o que estão perdendo.

Injeção de ânimo
Felizmente, no Acre, uma notícia anunciada pela secretária de educação, a professora Socorro Neri, em suas redes sociais, é um alento. A categoria recebe neste dia significativo, recurso para aquisição de notebooks. Os professores que fizeram a adesão ao programa de Inovação Educação Conectada serão beneficiados com esse montante que soma mais de R$ 23 milhões na conta de quase 5 mil professores neste primeiro lote.

Condução
Também no Acre a Educação foi uma das áreas fortemente impactada pela pandemia. Os docentes acreanos merecem. Socorro Neri, mulher e professora, está de parabéns por sua condução sempre justa e ética, onde quer que esteja. As mulheres ainda vão dominar o mundo, podem apostar! E sorte de quem puder assistir.

Política
Política é mesmo um negócio estranho. Tem guerra, tem a paz, tem o amor e o ódio. Tem a farsa, a comédia, a tragédia. A corrupção, o poder. A inveja. A traição. Glórias e decadências. Intrigas. Surpresas.

“Minha senadora”
Ao cumprimentar a ex-mulher do senador Márcio Bittar e pré-candidata ao Senado, Márcia Bittar, o governador Gladson Cameli se referiu a ela como “minha senadora” em tom informal, assim que chegou à reunião, na manhã desta sexta-feira (15), no hotel Nobiles Suítes, em Rio Branco, com o bloco de partidos comandado pelo senador Marcio Bittar.

Mostra força
Perguntado se Marcia seria favorita para ser sua candidata ao Senado, Cameli resumiu que a pré-candidatura da ex-esposa de Bittar "mostra força" ao reunir um bloco de partidos políticos. O grupo de agremiações formado por Solidariedade, PSL, Republicanos, PTB, PSDB, PDT, Cidadania, PSC e Patriota deve garantir apoio à reeleição do governador. Definitivamente, o dono da flauta é quem dá o tom.

Nem Freud
Aliás, tem coisa na política acreana que nem Freud e Lacam juntos dariam conta de explicar. O PDT, partido de centro-esquerda, que tem Ciro Gomes como pré-candidato à presidência da República, passou a integrar o bloco de partidos que deve apoiar a pré-candidatura da não menos bolsonarista Marcia Bittar. A principal referência da sigla no Acre, o deputado estadual José Luiz Tchê compareceu ao encontro promovido por Bittar em um hotel em Rio Branco nesta sexta-feira (15) e sentou-se em lugar de destaque na reunião, pertinho do senador.

Critica mas apoia
Para justificar a contradição, Tchê disse que continua crítico de Bolsonaro, apoiando Ciro Gomes, mas justificou que seu apoio a Marcia é devido ao resultado da "ajuda" do ex-marido da pré-candidata, o senador Marcio Bittar às prefeituras comandadas pelo PDT no Acre. Ah tá. Você entendeu? Nem eu!

PSDB
O Acre é Dória. Foi a frase estampada numa bandeira, que um grupo do PSDB fez questão de empunhar numa reunião, na noite de quarta-feira (13), no Palácio Bandeirantes, sede do governo paulista, com Jorge Dória.
Presentes à reunião, o presidente da executiva estadual, Correinha, os deputados estaduais Luiz Gonzaga e Cadmiel Bomfim, vereador de Rio Branco Ismael Machado e Márcio da Farinha, o ex-reitor da UFAC Minoru Kimpara e sua esposa Degmar Kimpara, e o vice-prefeito de Porto Walter Guarsonio Melo.

Dória?
Foram todos levar apoio a Dória e tratar de vários assuntos. Só não mencionaram um: o PSDB é Dória mas com alguns poréns. O que se sabe é que o partido parece caminhar para uma aliança com Márcio Bittar, defensor ferrenho de Bolsonaro. Bittar já vem se articulando há tempos para ter o PSDB entre seus aliados. Aliados aliás, que aqui no Acre nunca fizeram uma única defesa pública do governador paulista contra os virulentos ataques do presidente Bolsonaro.

Drummond day
Drummond em seu poema Quadrilha, explica sem querer a política no Acre:
“João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que não amava ninguém… ”.
Por aqui se  pode até “amar” sim, se houver uma contrapartida ou uma negociata que o valha. Caso contrário, Drummond também explica: “… Lili, casa-se com J. Pinto Fernandes que nem tinha entrado na história… ”  Que tempos, senhores!

L"État c"est moi!
E o Jair, o presidente, ainda ontem, voltou a dizer que vai arrumar dinheiro para bancar a distribuição gratuita de absorventes a estudantes de baixa renda e mulheres em extrema pobreza, caso o Congresso derrube o veto dele. Só que vai usar o dinheiro da Saúde e/ou da Educação. Ele é sim o Estado, até 2022, infelizmente. Ineficiente, preconceituoso, ignorante, desrespeitoso e mal intencionado.

Juro
Mas nem tudo está perdido. O Rio de Janeiro continua lindo, o verão do Nordeste permanece incrível e as rádios tocam todos os dias “Anunciação” e “Evidências” (será?). Dá ainda para realizar uns cento e cinquenta mil sonhos. A vida é boa por aqui, eu juro pra você…

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 07h36 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
5.7 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.