Domingo, 17 de Outubro de 2021 21:29
(68) 99971-5137
Saúde Caos

Huerb pode entrar em colapso por falta de anestesista e equipamentos, alerta sindicato

Faltam medicamentos para realizar anestesia ou a intubação de pacientes, além de existir a queixa da necessidade da troca dos monitores cardíacos por novos

13/10/2021 16h12
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assessoria
Huerb pode entrar em colapso por falta de anestesista e equipamentos, alerta sindicato

Com apenas um anestesista na escala em boa parte dos plantões em outubro, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) pode sofrer um colapso. Existem médicos escalados para atuar por mais de 48 horas seguidas.

A situação se agrava com apenas uma sala de cirurgia geral e um único carrinho de anestesia para o atendimento dos casos mais graves. Faltam medicamentos para realizar anestesia ou a intubação de pacientes, além de existir a queixa da necessidade da troca dos monitores cardíacos por novos.

"A situação é grave e pode resultar em mortes pela falta de condições de trabalho. O médico sofre por não poder oferecer atendimento, mas o acreano, que depende do serviço público, sofre mais ainda", protestou o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici.

O Huerb possui quatro salas, uma não é utilizada por falta de pessoal e equipamentos, e as outras duas tornaram-se exclusivas da empresa terceirizada que realiza as cirurgias ortopédicas de pacientes já internados.

Entre os medicamentos em falta estão o Propofol (anestésico) e Ketalar (anestésico usado para intubação). Falta ainda vaporizador de anestésico, o teto de uma das salas de cirurgia apresenta danos no forro, potencializando a contaminação após a cirurgia, além da falta de um refeitório e repouso decentes para os plantonistas.

"Recebemos a queixa durante nossa visita e já estamos em posse da escala. Nossa equipe estuda ajuizar um processo contra o estado, além da realização de uma denúncia no CRM e no Ministério Público", alertou o sindicalista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Branco - AC
Atualizado às 23h26 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 30°

23° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
83% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (18/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (19/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Chuvoso