Segunda, 25 de Outubro de 2021 03:06
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Máscaras

Os especialistas reforçam que é essencial que a medida permaneça em ambientes fechados

06/10/2021 10h42
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Máscaras

Máscaras
Embora estados como Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal já estejam caminhando para a possibilidade de abolir a máscara, especialistas que acompanham a evolução da pandemia fazem ainda muitas ressalvas sobre a medida.

Cuidados
A medida é viável até em algumas situações ao ar livre. Nos centros de comércio popular e em aglomerações ainda exigem prevenção. Os especialistas reforçam que é essencial que a medida permaneça em ambientes fechados.

Erro
Basta pegar o exemplo dos EUA. A pressa dos americanos para abolir as máscaras foi considerada um erro de estratégia. Máscaras funcionam, são baratas e comprovadamente eficazes contra a covid-19, e a pandemia não está sob controle e o patamar de mortes ainda é assustador.

Imprudência?
Mesmo assim a cidade de Duque de Caxias (RJ) já suspendeu a obrigatoriedade e é a primeira cidade do país a derrubar uso de máscara.

Gestão fiscal
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), em seu relatório de gestão fiscal do Estado e dos municípios relativo ao segundo quadrimestre de 2021 aponta um cenário nada favorável. Tanto o Estado e mais 22 prefeituras extrapolaram os limites máximos de gastos com folha de pagamento. Gastos que superam de longe o permitido pela lei. Mesmo assim, o que se vê todos os dias, no Diário Oficial, são nomeações e mais nomeações. Nossos governantes parecem ter faltado as aulas básicas de gestão fiscal eficiente.

Nada
A audiência com o Ministro da Educação, em Brasília, da comitiva acreana formada pelo governador Gladson Cameli, reitora da Ufac e mais parlamentares acreanos, para conseguir verbas para o hospital universitário Milton Ribeiro, parece que não foi lá muito produtiva. De concreto mesmo, só os elogios, tapinha nas costas e apertos de mãos.

Falácia
"Nascer em uma família com mais escolaridade e mais riqueza gera uma vantagem que persiste ao longo da vida, apesar de muita gente achar que o esforço individual é o grande determinante do sucesso" a frase é do colunista do Nexo, Cláudio Ferraz. Entender isso é fundamental. Lutar contra a falácia da meritocracia também.

Barreira
Você pode pensar: “ah mas o rapaz filho de lavrador que passou em medicina na USP? Não foi por mérito dele?” Foi sim, claro. É possível para as pessoas por serem EXCEPCIONALMENTE talentosas, quebrarem a barreira da desigualdade social e "atravessar" essa ponte.

Sociedade justa
Mas uma sociedade justa não faz suas regras e políticas básicas com a exceção em mente, e sim com a maioria das pessoas. É assim! Ou deveria ser…

Memorial
A construção de um memorial em homenagem às vítimas da covid-19 em frente ao prédio do Congresso Nacional em Brasília, foi aprovado pelo Senado está semana. O Brasil contabiliza 598.185 (até a última segunda- feira) mortos pela covid-19desde o início da pandemia. Mais de 21,4 milhões de casos de coronavírus já foram registrados no país.

Maquete
A maquete com o projeto arquitetônico mostra um vídeo com 27 lápides que representam todas as unidades da federação, em homenagem às vítimas da pandemia. A trilha do vídeo é a canção "Aos nossos filhos", do cantor e compositor Ivan Lins.

Afrouxou
A Câmara avançou ontem com a aprovação do projeto que afrouxa a Lei de Improbidade Administrativa e dificulta a punição a políticos. O principal ponto é o que prevê condenação por improbidade apenas nos casos em que seja comprovado o “dolo específico”, ou seja, a intenção de cometer irregularidade.

Pode isso?
Assim, mesmo que a conduta de um prefeito ou de qualquer agente público resulte em prejuízo à administração pública, ele só será condenado se for provada a sua intenção. Pode isso, Arnaldo?

Uso de criança
O Comitê da ONU dos Direitos da Criança condenou em uma declaração nesta terça-feira, 5, em Genebra, a atitude do presidente Jair Bolsonaro de exibir uma criança vestida com farda da Polícia Militar mineira, empunhando uma arma de brinquedo, em evento na semana passada em Belo Horizonte.

Inaceitável

A nota diz que “condena com veemência o uso de crianças pelo presidente Bolsonaro, vestidas com trajes militares e com o que parece ser uma arma de fogo, para promover sua agenda política”. “A circulação de imagens dessas crianças perpetua ainda mais o dano causado a elas e corre o risco de contribuir para a falsa percepção de que o uso de crianças em hostilidades é aceitável.”

Incitamento
O episódio aconteceu na sexta-feira, 30, quando Bolsonaro participou de cerimônia em Belo Horizonte. Sentado ao lado do chefe do Executivo estava o menino de 6 anos. Animado pelos gritos de “mito”, Bolsonaro pegou a arma de brinquedo e o apontou para o alto. Em outro momento, cumprimentou os pais do menino pelo que chamou de exemplo de “civilidade, patriotismo e respeito”. Em outro momento, a criança ainda realizou flexões no palco do evento.

Atentados diários
A verdade é que desde que Bolsonaro assumiu, se vive no Brasil atentados tão ou mais grave quanto o de 11 de setembro nos EUA. Contra todos, contra a mulher, racistas, crimes contra a diversidade, degradação do meio ambiente, corrupção e grosseria na política.

Edmir
O genial publicitário Edmir Gadelha, vítima de um câncer agressivo que tirou-lhe a vida, foi o responsável pela criação da vinheta deste Acreaovivo. Edmirzinho como o chamávamos era um dos mais criativos e diferenciados profissionais que o Acre já teve. Mas como tantos aqui foi pouquíssimo valorizado.

Incoerência
Muitos políticos e gestores, que ironicamente lamentaram sua morte no velório de Edmir Gadelha, não o reconheceram em vida. E mesmo quando é oculto, não verbal, abafado, o desprezo e a violência com o outro, transpira através dos não-ditos, dos subtendidos, do não cumprimento da palavra dada, e exatamente por isso é um fator de angústia e de doenças.

Respeito
Nossa profissão precisa ser respeitada num país que não respeita jornalistas. Não somos abutres. Somos humanos. Choramos. Torcemos. Rezamos. Vivemos da informação, nunca da desgraça gratuita. Somos maltratados por frases absurdas e discursos politiqueiros, apalermados e desalmados. Nossos sentimentos e respeito ao Edmir Gadelha e seus familiares. Não é fácil. Nunca será. Se não há apoio e empatia, que sobrevivamos com nosso sentimento e obstinação pelo trabalho. Vá em paz amigo!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 05h05 - Fonte: Climatempo
20°
Trovoada

Mín. 22° Máx. 27°

20° Sensação
11 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.