Segunda, 24 de Janeiro de 2022 15:43
(68) 99971-5137
Internacional Integração já!

Manifestação de brasileiros e peruanos abrem a Ponte da Integração na fronteira em Assis Brasil e Iñapari

No lado peruano, a Polícia Nacional ainda atentou impedir os seus conterrâneos, mas não houve reação quando a população avançou sobre o bloqueio

26/09/2021 10h52 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Manifestação de brasileiros e peruanos abrem a Ponte da Integração na fronteira em Assis Brasil e Iñapari

Grupos formados por brasileiros e peruanos, em cada lado do rio Acre que faz a divisa entre Brasil e Peru, nas cidades fronteiriças de Assis Brasil e Iñapari, respectivamente, romperam a barreira que impedia o fluxo e caminharam sobre a Ponte da Integração em protesto pela abertura das fronteiras terrestres.

No lado peruano, a Polícia Nacional ainda atentou impedir os seus conterrâneos, mas não houve reação quando a população avançou sobre o bloqueio, indo ao encontro dos manifestantes brasileiros que caminharam tranquilamente sem a presença de qualquer polícia ou autoridade brasileira.

Os manifestantes, de forma pacífica, sustentaram bandeiras do Brasil, do Acre e do Peru e além faixas pela abertura da fronteira. Do lado brasileiro, longa fila de carros se formou sobre o acesso e a ponte.

A população de Assis Brasil vem se manifestando ao longo dos últimos dias, em grupo de whatapp, insatisfeita com a falta de equidade no tratamento com os brasileiros, pois mesmo com a ponte fechada, os moradores vizinham cruzam o rio Acre em pequenos barcos chamados de catraia para Assis Brasil, sem qualquer resistência ou fiscalização de autoridades do Brasil. Já os brasileiros não tem o mesmo tratamento e estão impedidos de cruzarem a fronteira.

No início deste mês de setembro, o Peru abriu o acesso somente pela via aérea a estrangeiros, incluindo brasileiros, excetuados os originários do Reino Unido, África do Sul e Índia. Caminhões com cargas internacionais e conduzidos por seus respectivos motoristas, independente da nacionalidade, estão autorizados a cruzar a fronteira em ambos os sentidos.

O fluxo de pessoas entre ambos os países está restrito por decisão também do governo brasileiro por meio de decreto que estabeleceu restrições em razão da pandemia da covid-19.

A expectativa e a pressão gerada pela manifestação é que as autoridades nacionais do Brasil e Peru se sensibilizem e restabeleçam de imediato o fluxo pela fronteira entre Assis Brasil e Iñapari.

Fotos por vídeo reprodução de Carlos Perez Alencart no momento da manifestação e redes sociais:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.