Segunda, 24 de Janeiro de 2022 14:36
(68) 99971-5137
Internacional Protesto

Moradores de Assis Brasil e Iñapari convocam manifestação pela abertura da fronteira do Brasil com Peru

A ponte da integração permanece fechada desde março de 2020, sendo permitida apenas a passagem de caminhões com cargas internacionais e seus respectivos motoristas

23/09/2021 15h14
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Moradores de Assis Brasil e Iñapari convocam manifestação pela abertura da fronteira do Brasil com Peru

Um movimento que vem sendo organizado pela sociedade civil em Assis Brasil, com apoio dos vizinhos peruanos em Iñapari, está convocando para domingo, às 9h, os moradores da fronteira para um protesto pacífico denominado “FRONTEIRA ABERTA JÁ”.

A ação pretende reunir centenas de moradores que se sentem prejudicados pela permanência da fronteira fechada, impedindo o fluxo de pessoas pela ponte da integração. Atualmente moradores de Iñapari utilizam pequenos barcos chamados de catraia para cruzarem o rio Acre, que delimita a fronteira entre os países Brasil e Peru, porém enquanto o ingresso no lado brasileiro ocorre sem controle, no lado peruano há fiscalização e restrições, gerando insatisfações.

A ponte da integração permanece fechada desde março de 2020, sendo permitida apenas a passagem de caminhões com cargas internacionais e seus respectivos motoristas.

Caminhões estão liberados para passar sobre a ponte da integração. Foto: rede social

Um grupo de whatapp foi criado pelos organizadores do protesto para mobilizar a população e exigem a abertura imediata da fronteira, ao menos entre os moradores das cidades vizinhas.A grande insatisfação dos moradores é a falta de reciprocidade no tratamento aos brasileiros, já que o ingresso de peruanos vêm sendo tolerado em Assis Brasil que fazem compras no comercio local, o que não é permitido aos brasileiros do lado do Peru.

O protesto acontece na véspera da chegada em Rio Branco, capital do Acre, do embaixador do Peru no Brasil, Javier Yepez, que participará de eventos promocionais alusivos ao Dia Mundial do Turismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.