Domingo, 17 de Outubro de 2021 19:44
(68) 99971-5137
Meio Ambiente Natureza

Segunda caverna do Acre é descoberta na Serra do Divisor

O fotógrafo Luis Vivanco esteve na Serra do Divisor há algumas semanas atrás e teve a oportunidade de ser o primeiro a fazer o registro do lugar. O próprio descobridor, Josias, foi o guia nessa 1ª expedição

20/09/2021 10h21
Por: Denis Henrique Fonte: Juruá Online
Segunda caverna do Acre é descoberta na Serra do Divisor

Há pouco mais de três meses, Josias Oliveira da Silva, 22 anos, morador da Serra do Divisor, encontrou uma caverna enquanto trabalhava na mata. Ele hoje trabalha e cuida da pousada Canindé da Serra, que era do Seu Edson, descobridor da 1ª caverna do Acre, também na Serra, que levou o seu nome (Caverna do Edson). Ano passado, Seu Edson faleceu em decorrência da Covid-19.

Josias nomeou a sua descoberta de “Caverna do Caititu”, em referência a uma espécie de porco-do-mato de pequeno porte que habita na floresta amazônica. O fotógrafo Luis Vivanco esteve na Serra do Divisor há algumas semanas atrás e teve a oportunidade de ser o primeiro a fazer o registro do lugar. O próprio descobridor, Josias, foi o guia nessa 1a expedição.

Levando apenas um facão, Josias foi abrindo caminho na mata fechada, numa trilha de 1h30 desde o início do trajeto, à beira do Rio Moa.

A trilha segue o curso de um pequeno riacho com águas cristalinas que nasce do alto da Serra. Muitos troncos caídos e pequenas quedas d’água dificultam o acesso ao local. Fontes de água descem nos paredões de pedra característica da Serra, deixando cada vez mais bonito o caminho da trilha que ainda não foi aberta.

Formações rochosas compõem a beleza da trilha fechada.

Cavernas é um espaço propício para abrigo de animais, e durante a trilha se via pegadas frescas de uma onça-pintada na beira do riacho, que foi vista na entrada da caverna pela expedição. Felizmente, ela se afastou, dando oportunidade de fotografar melhor o local.

A caverna tem em torno de 20 metros de comprimento, 3 de altura (dentro da caverna), e pode ser atravessada de uma ponta à outra a pé. O desgaste das paredes do interior da caverna dá uma característica especial, com uma areia branca fina cobrindo o solo.

A água do riacho da trilha passa por dentro da caverna, deixando o lugar ainda mais interessante. Cercada por uma mata densa e fechada, é possível sentir a natureza viva ao redor, com os mais diferentes cantos de pássaros e fortes tons na cor da vegetação em torno do ambiente recém-descoberta.

O local ainda não está devidamente pronto para visitação e lazer, mas é possível dizer que tem o potencial de ser uma das principais atrações do Parque Nacional da Serra do Divisor, com uma trilha muito bonita, flora variada e abundante, contemplada por composições de formações geológicas únicas no Acre.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Cruzeiro do Sul - AC
Rio Branco - AC
Atualizado às 21h25 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 30°

23° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
83% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (18/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (19/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Chuvoso