Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:06
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Comissão

Finalmente, a Câmara Municipal instalou a Comissão especial, a CPI do transporte público

15/09/2021 12h21
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Comissão

Negação
É difícil entender o que leva uma pessoa a não se vacinar contra a Covid. Argumentos religiosos ou ideológicos só podem ser classificados de uma maneira: são criminosos. Ministros religiosos que insistem no negacionismo, agentes políticos que alegam princípios anti-vacina travestidos de liberdade individual são criminosos. Não há outra definição.

Vacinas
A notícia de que no Acre está sobrando tanta vacina que o Ministério da saúde vai interromper o envio de novas doses para o estado é de estarrecer. Ainda mais se for levado em conta que mais de 200 mil pessoas não estariam com o esquema vacinal completo e que pelo menos 60 mil não tomaram sequer a primeira dose. Isso é um escândalo.

Responsabilidade
O governo do Acre nos dois anos da pandemia teve um comportamento exemplar. Quando a única possibilidade contra o vírus era o isolamento, não vacilou um instante em adotar medidas duras, sendo então apoiado pela prefeitura de Rio Branco, que na época também estava na linha de frente. O governo lutou por acomodações, hospitais de campanha, comitês científicos. Fez o lockdown quando necessário, avaliou corretamente os cenários, enfrentou protestos e acusações levianas e resistiu.

Vacinas
Quando as vacinas começaram a aparecer, foi o governo pioneiro em buscar soluções, em apoiar a compra das que estavam disponíveis, a cobrar do governo federal o esforço para imunizar o Acre. Fez e faz mutirões, monta a estrutura necessária de apoio às prefeituras, o governador se envolve pessoalmente na campanha. 

Falha
Ainda assim há gente que recusa a vacina, que se omite? Por isso é urgente a formalização do atestado de vacina, que deve ser obrigatório para todas as atividades púbicas ou em ambientes privados com aglomeração, Quem quiser ser negacionista, que vá se esconder no meio da floresta e não em um bar, no ônibus ou na igreja. A saúde pública é mais importante que conveniências individuais.

Barreira
O Acre está montando barreiras para impedir que frutos, mudas, produtos in natura, polpa ou preparados artesanais de cacau e cupuaçu saiam do estado, para evitar a propagação da praga descoberta em Cruzeiro do Sul. Uma decisão necessária.

Peixe
Especialistas afirmam que o consumo de peixe criado em açude, nas normas que regem a piscicultura industrial e racional, não desenvolvem a toxina da doença de Haff, ou doença da urina preta. Assim piaus e tambaquis de cativeiro estariam isentos.

Comissão
Finalmente, a Câmara Municipal instalou a Comissão especial, a CPI do transporte público. As expectativas são grandes, a população vai cobrar dedicação e soluções. Os vereadores terão 180 dias para apresentar os resultados. Nas redes sociais, já há quem observou que existem ônibus circulando sem a devida regularização, com empresas que sequer atualizam os cadastros obrigatórios da frota:

Nomes
A presença de nomes com Michele Mello, Lene Petecão e Adailton Cruz qualificam a comissão. Espera-se que os trabalhos comecem logo e que vão á fundo, para que se descubra se existe ou não a tal caixa preta nos acordos dos ônibus.

Municípios
Sete prefeitos lançaram, com o governador Gladson Cameli pacote de obras de asfaltamento de ruas em solenidade que destacou o caráter suprapartidário da ação do governo. Gladson Cameli conseguiu ser elogiado até por notórios desafetos, como o prefeito Mazinho Serafim e ainda representantes do partido de seu principal adversário, como o caso do prefeito de Plácido de Castro, filiado ao PSD.

Fake
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco devolveu sem análise a Medida provisória do governo Bolsonaro que impedia plataformas de retirar vídeos e postagens com fake News. Mais cedo, o presidente comentou que a mentira é normal, perguntando quem nunca mentiu para a namorada?

Relator
A moral do senador Márcio Bittar continua em alta com o presidente. Ele será o relator do processo de privatização dos Correios. Vai enfrentar outra vez um tema e uma missão polêmicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 18h51 - Fonte: Climatempo
34°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 32°

37° Sensação
9 km/h Vento
44% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.