Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:46
(68) 99971-5137
Cultura Cultura

Espaços culturais acreanos passam por revitalização

A previsão é de que os trabalhos se encerrem até dezembro

15/09/2021 08h52
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Secom
Espaços culturais acreanos passam por revitalização

Garantindo o fortalecimento da cultura local, o governo do Acre inicia o processo de reparo e manutenção de espaços artístico-culturais em todo o estado. A previsão é de que os trabalhos se encerrem até dezembro.

As obras englobam, em Rio Branco, a Galeria Juvenal Antunes, o Cine-Teatro Recreio, a sede da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Casa de Leitura Chico Mendes, a Casa dos Povos da Floresta e o Casarão. Em Cruzeiro do Sul, o Memorial José Augusto e o Teatro José de Alencar. Em Porto Acre, a Casa de Memória, e em Xapuri o museu local. Já em Brasileia, o Memorial Wilson Ribeiro e em Feijó a Casa de Leitura.

Algumas das obras de manutenção são complexas, pois tratam-se de locais tombados ou em processo de tombamento, que não podem ter suas características originais alteradas sem prévia autorização pelo Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CEPC). Um exemplo é o Casarão, no centro de Rio Branco, que se tornou patrimônio em 2009.

O processo de intervenção em bens imóveis tombados requer uma série de etapas que devem ser observadas cautelosamente. Todos os projetos para esses espaços devem passar pela avaliação de um conselho deliberativo.

O presidente da FEM, Manoel Pedro Gomes (Correinha), esteve em Cruzeiro do Sul acompanhando de perto os reparos realizados no Memorial José Augusto e no Teatro José de Alencar. “A nossa gestão tem tido uma preocupação especial com a manutenção dos espaços culturais e com a garantia da utilização desses patrimônios pelos fazedores de cultura”, frisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Branco - AC
Atualizado às 19h31 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
47% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.