Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:45
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Lula no Acre

O ex-presidente quer realizar a viagem ainda antes do período chuvoso para facilitar encontros

14/09/2021 15h17
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Ex presidente Lula realizará a Caravana Amazônia. Foto: Ricardo Stuckert
Ex presidente Lula realizará a Caravana Amazônia. Foto: Ricardo Stuckert

Conselho
Como dizia sei lá quem: “Se você quer ser um pavão, pare de andar com os urubus…” Terça-feira quente.

Divulgação e isonomia
A isonomia é uma exigência da transparência do princípio constitucional da publicidade ações e divulgação dos atos, campanhas e ações dos órgãos públicos. Deste modo, o tratamento dos diversos órgãos de imprensa, dos jornais digitais e sites de notícias deve ser equivalente e justo, como norma indispensável para a legalidade e normatização dos processos de informação. Só para lembrar a quem interessar possa.

Conflito
Como previsto, a posse de nova diretoria do PL no Acre não acontecerá sem conflitos. O desembarque da deputada Mara Rocha no partido implica na eliminação do grupo da ex-deputada Antônia Lúcia, que vai sair atirando. A nota divulgada diz que Mara vai transformar o PL em um partido de pessoas inexpressivas, um partido pasteiro, ou seja, com a executiva nas mãos de pessoas sem voto, sem força e sem decisão.

Mandato
Como vingança, Antônia Lúcia vai se aliar ao PSDB para cassar o mandato da deputada por infidelidade partidária. A relação de Mara Rocha com os tucanos é a pior possível, ela sairá se fazendo de vítima, para alegar que sua mudança de partido se daria por divergências políticas e não por conveniências eleitorais. Que o PSDB mudou de proposta ao decidir não apoiar mais o governo Bolsonaro, o que a deixaria livre para escolher outra legenda. Só que o PSDB nunca foi da base do presidente, ao contrário, tem dois dos mais destacados opositores e candidatos ao governo federal, os governadores João Dória e Eduardo Leite. E os tucanos vão com tudo para tomar o mandato da deputada acreana.

Suplente
Detalhe que não pode passar despercebido é que Antônia Lúcia é a primeira suplente da coligação que elegeu Mara Rocha. O sujeito nada oculto dessa confusão não poderia deixar de ser o vice-governador Major Rocha, que quer mais um partido nessa eleição, além do PSL que tomou para si na campanha de prefeito.

Fusão
Há forte movimento para fusão do PSL com o DEM, formando uma frente de centro-direita capaz de ampliar a influência sobre o governo federal. Nessa hipótese, o partido resultante, no Acre, ficará sob o comando do deputado federal e candidato a senador, Alan Rick, que este fim de semana empossou novo diretório do DEM na capital.

No Acre
Lula está planejando para as próximas semanas o que chama de Caravana Amazônia, em todo o norte do país, o Acre tendo um lugar especial nessa jornadaO ex-presidente quer realizar a viagem ainda antes do período chuvoso para facilitar encontros.

Manifestações
Se até a esquerda, com extenso know-how tem dificuldades em fazer manifestações de grande porte no Acre e em outros estados, o que dirá uma plêiade de partidos e movimentos que até ontem surfavam, em sus maioria, debaixo das asas do governo federal que agora repudiam. Ainda mais com palavras de ordem diversionistas e que em nenhum momento pregam unidade. Claro que os atos de domingo foram um fracasso em todo o país. Para minar o inimigo tem que ser bem feito, se não o feitiço pode virar contra o feiticeiro e acabar fortalecendo sua combalida imagem.

Vacina
Diante da constatação de que pelo menos 60 mil acreanos não tomaram vacina contra a covid-19, não há como ser contra a exigência de carteira de vacinação para frequência em locais públicos e privados e da ameaça de corte de direitos e vantagens. O que está em jogo é o bem coletivo da saúde pública. Mais revoltante é saber que mais de 200 profissionais da Educação recusaram a vacina, mesmo com a iminência da volta das aulas presenciais. Se isso for verdade, precisam ser afastados e punidos.

Direitos
A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, ex-presidente do Chile, Michele Bachelet, pediu segunda-feira às autoridades brasileiras que voltem atrás em políticas que prejudiquem os povos indígenas e mantenham o país na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê a garantia do direito de consulta prévia, livre e informada para povos indígenas e tradicionais afetados por medidas estatais ou privadas. Mais um reforço na luta contra o marco temporal, cujo julgamento prossegue essa semana, em Brasília.

Empréstimo
Governador Gladson Cameli enviou à Assembleia Legislativa pedido de autorização de empréstimo no valor de R$ 214 milhões para ações de saneamento e desenvolvimento social. A instituição fornecedora do dinheiro tem forte atuação na América do Sul e as condições de pagamento seriam excepcionais. O Acre tem capacidade de endividamento e pode ser uma boa alternativa. Mas o governo deve detalhar melhor a proposta do uso do dinheiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 19h31 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
47% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.