Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:52
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Voos

O governador Gladson Cameli voltou a negociar com a empresa GOL redução no ICMS do combustível de aviação em troca da implantação de voos diurnos e mais destinos na ligação do Acre

11/09/2021 13h09 Atualizada há 5 dias
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Voos

Aporte
A previsão de que a Câmara Municipal de Rio Branco indicasse até o fim de semana a composição da CPI do Transporte Público não se concretizou. Parece que o interesse maior é pela votação do auxílio de R$ 2,4 milhões para as empresas de ônibus, o que leva à suposição de que procedem as suspeitas de que estaria tudo dominado no legislativo municipal, com raras e boas exceções.

Diário
Nada como o bom uso do diário oficial para serenar ânimos e mostrar que as lições de composição política permanecem inalteradas e que não é possível querer reinventar a roda na interação entre parlamento e governo, qualquer governo.

Narrativa
Como a narrativa do evidente recuo do presidente Bolsonaro. O que foi o espanto, a incredulidade, a revolta dos militantes contra a posição subalterna do presidente, publicamente emparedado, virou, em 24 horas, prova de uma suposta inteligência política, para seus seguidores mais obtusos.  O general Heleno chegou a falar de derrota da esquerda pela estratégia do presidente. Uma tentativa desesperada de conter a frustração dos extremistas.

Marcha
Foi impactante, bonito, simbolicamente marcante a segunda marcha das mulheres indígenas em Brasília. Brabas e dignas representantes de centenas de povos originários mostraram suas reivindicações, sua ligação com a terra, com o sagrado, com o resgate das tradições. A força geradora da mulher dá impulso à causa. Destaque para a presença da atriz Alessandra Negrini, que chegou a ser acusada de apropriação cultural ao se vestir de indígena, mas provou que na verdade isso significa identidade, apoio e envolvimento verdadeiro com a causa.

Líderes
A acreana Marina Silva foi listada pela Folha de S. Paulo e portal UOL como uma das cinco personalidades amazônidas que lutam pela preservação da floresta e por causas ambientais na região.  Ainda que mais discreta e já sem tanta notoriedade política, Marina ainda é voz fundamental e consciente para a defesa da Amazônia.

Voos
O governador Gladson Cameli voltou a negociar com a empresa GOL redução no ICMS do combustível de aviação em troca da implantação de voos diurnos e mais destinos na ligação do Acre. O sonho do governador é uma ligação internacional partindo de Rio Branco para o Peru. Até agora, houve muita concessão e pouco resultado prático.

Apuração
Tanto que a Defensoria Pública do estado e o Procon notificaram a GOL e outras empresas aéreas para verificar quais vantagens foram oferecidas aos passageiros em troca das facilidades já implantadas no Estado. O preço das passagens nas alturas, a pouca oferta de opções, o fato de o Acre ficar rigorosamente fora dos pacotes promocionais mostra que é mesmo necessária essa ação. 

Internacional
Não é simples mas há 11 anos, o então secretário de estado de Turismo, Cassiano Marques de Oliveira, conseguiu atrair e implantar um voo direto Cusco – Rio Branco – Cusco com duas frequências semanais, operado pela empresa Star Peru, permanecendo por cinco meses. Os voos foram suspensos já na gestão seguinte, após alguns cancelamentos ocasionados pela burocracia que impediu da aeronave pousar em Rio Branco, cujo aeroporto funcionava com autorização precária para o voo internacional.

Doença
Uma nova preocupação de saúde pública é a chamada doença da urina preta, que vem se alastrando pelo Amazonas, Pará e estados do nordeste do Brasil. É provocada por uma toxina presente na carne de certos peixes de água salgada e doce. No caso da Amazônia, os peixes suscetíveis são o piau, o tambaqui e a pirapitinga, três dos mais consumidos pela população, todo cuidado é pouco, devendo o consumidor se certificar da boa procedência do pescado e seu processo de armazenagem. A doença é grave e pode levar à morte.

Delta
E o Acre já tem circulação comunitária da variante delta da COVID, com seis casos confirmados e quatro deles locais. A medida à disposição para conter novos casos é a vacinação. Os poderes públicos do estado estão fazendo o possível para oferecer as vacinas, as campanhas são bem-feitas. Não há desculpas para a omissão. Nos Estados Unidos, 95% das mortes ocorrem em pessoas não imunizadas.

Doses
O fato de 257 mil acreanos ainda não terem sido imunizados com a segunda dose é preocupante e uma porta aberta para o recrudescimento da pandemia. Todos são responsáveis.

Surpresas
A semana que começa prevê grandes novidades políticas. Para alguns que se arvoram a ser candidatos, tudo o que é sólido pode se desmanchar no ar. Novos acordos, novos entendimentos, novas alianças podem pôr em xeque certezas arraigadas. Vale para a esquerda, direita e centro.

Prevenção
Muito importante lembrar, divulgar, participar, apoiar, se informar sobre as atividades da campanha do setembro amarelo de prevenção do suicídio e de alertas sobre a depressão. Não basta aconselhar e conversar. A situação, geralmente, precisa de um atendimento especializado e profissional. Esta é uma causa que deve merecer o envolvimento da sociedade.

Aniversário
Hoje é aniversário da desembargadora Eva Evangelista, magistrada que honra a justiça acreana e brasileira. Como boa virginiana forte, determinada, guerreira, culta e consciente, a desembargadora tem trajetória de vida e de trabalho exemplares. Os melhores votos de felicidade e de um dia pleno de alegria junto ao esposo Menandro, filhos, netos e toda a família.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 19h52 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
47% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.