Sexta, 17 de Setembro de 2021 16:47
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Grandeza

A ex-prefeita Socorro Neri executou pelo menos 90% da obra de recuperação do parque Chico Mendes

10/09/2021 09h26
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Criança brinca no Parque Chico Mendes, reaberto após obras e com funcionamento terça a domingo, no período de 7h às 17 horas. Foto: Dicom.
Criança brinca no Parque Chico Mendes, reaberto após obras e com funcionamento terça a domingo, no período de 7h às 17 horas. Foto: Dicom.

Recuo
Os acreanos que fizeram carreatas, que foram para as ruas pedir a prisão de ministros do STF, que postaram em um golpe da extrema direita com Bolsonaro, os caminhoneiros que bloquearem a estrada em Rondônia e paós a fora, os radicais que gritaram e romperam amizades por conta do amor a seu “mito” foram dormir ontem com a absoluta e total capitulação do presidente, com sua subserviência que precisou para apelar ao ex-presidente Michel Temer para tentar salvar sua cabeça e a de seus filhos.

Deu mal
A realidade bateu cedo às portas: a tentativa de golpe de estado, com a arrogância e a soberba natural do presidente falhou completamente. Ele não só ficou isolado, como foi enquadrado, humilhado e rebaixado pelos ministros Luiz Fux e José Roberto Barroso, ameaçado de ser abandonado pelo Centrão e mostrar que não comanda nem os seus, depois de perder o controle das manifestações absurdas de fechamento de estradas. Foi reduzido à sua verdadeira estatura, do tamanho de suas bravatas inconsequentes.

Como ficam
Como ficam agora os arrogantes defensores do radicalismo, ao ver a face do medo e da covardia de seu presidente? Se o Sete de Setembro foi o dia do radicalismo, o oito de setembro foi o dia de se botar o rabo entre as pernas.

Estradas
Os caminhoneiros, que nunca representaram a categoria e sim os interesses mais escusos do agronegócio predatório, estão desocupando as rodovias, eles também derrotados em suas pautas golpistas. O temor de desabastecimento do Acre não se concretizou, ainda que tenha havido tentativa de alguns grandes empresários de esconder estoques para sugerir um caos que em nenhum momento esteve ameaçado de acontecer.

Expectativa
A mudança política de ontem para hoje, com o alívio da pressão dos radicais, deu mais ânimo para os defensores da causa indígena de que possa ser possível uma decisão favorável acerca do marco temporal no STF. O voto do ministro Luiz Fachin, relator do caso, foi firme e sem possibilidade de contestação, ao afirmar que a posse da terra indígena não é simplesmente um direito civil, que possa ser de alguma forma limitado, mas uma cláusula pétrea da Constituição de proteção às terras ancestrais.

Pressão
Depois de ceder aos vereadores e nomear pelo menos vinte cargos comissionados em órgãos da prefeitura por indicação deles, como retribuição por ter escapado do impeachment, interlocutores do prefeito tentavam ontem melar a CPI do transporte público, fazendo com que os partidos deixassem de indicar parlamentares para compor a comissão. Houve reação de parte da Câmara, mas na verdade, a CPI corre o risco de subir no telhado.

Água
Mais uma vez o SAERB reconheceu que antes de 2022 não conseguirá nem pensar em assumir a gestão da água da capital. Especialmente porque não tem capacidade de administrar a escassez. Nem a tempestade que caiu ontem e o tempo instável que deve continuar no fim de semana devem amenizar os riscos de colapso do sistema. 

Briga ruim
A política acreana tem desdobramentos impossíveis de prever. Quem em sã consciência poderia antecipar o confronto público entre o vice Major Rocha e o deputado Alexandre Frota tendo como estopim a deputada Mara Rocha? Com falas de baixo calão, com acusações pesadas de cunho sexual? Ou que a deputada, que anunciara aos quatro cantos seu desejo inalienável de deixar o PSDB, tomasse as dores do presidente dentro do partido que disse desprezar? E que Rocha fosse criticar os tucanos, partido do qual se retirou em processo ainda não digerido? O Acre é o Acre.  

Urbi et orbe
Aliás, o Major Rocha estava inspirado ontem, bateu em tudo e em todos. Além de Alexandre Frota, sobraram impropérios para Lula, Jorge Viana e o governador Gladson Cameli. Da esquerda à direita, a metralhadora do vice não poupou ninguém.

Grandeza
Seria esperar demais um gesto de grandeza do prefeito Bocalom. Ele poderia ter dado crédito à ex-prefeita Socorro Neri, que executou pelo menos 90% da obra de recuperação do parque Chico Mendes. Mas claro que isso não aconteceu. Bocalom acha que criou a cidade em seis dias e no sétimo descansou.

Cuidado
Bares e restaurantes da capital querem implantar um passaporte da vacina para frequentadores. A ideia é boa, mas é extremamente vulnerável a fraudes. Por isso, é preciso tomar cuidado redobrado. A covid está controlada mas não vencida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 18h31 - Fonte: Climatempo
34°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 32°

37° Sensação
9 km/h Vento
44% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.