Sexta, 17 de Setembro de 2021 16:54
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Bloqueio

Caminhoneiros bloqueiam BR 364 em 10 locais e em um ponto da BR 435, em Rondônia

09/09/2021 11h29
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Caminhoneiros bloqueiam BR 364 em 10 cidades em Rondônia. Imagem: Alerta Rolim
Caminhoneiros bloqueiam BR 364 em 10 cidades em Rondônia. Imagem: Alerta Rolim

Bloqueio
BR-364 está interrompida em dez trechos em Rondônia por movimento de caminhoneiros ligados aos grandes latifundiários do agronegócio, em pressão pelas pautas antidemocráticas do presidente. Pessoal que vive uma realidade paralela e que aposta na radicalização, na decretação de estado de sítio (que eles sonharam que havia sido implantado) e na garantia de lei e ordem com intervenção militar. Serão vencidos pelo tempo, pela história, pela inteligência humana que há de prevalecer.

Prejuízo
Nesse movimento, quem é mais prejudicado com a interrupção da estrada é o Acre. Bonito para os bolsonaristas acreanos. É aqui que já começa a ser afetado o transporte de combustível, de gás de cozinha, de tudo que vem pela estrada. E ainda tem gente que apoia essas pautas, gente que pode pegar um voo e ir para Brasília conspirar.

Candidata
Surge mais uma candidata ao senado no Acre: a ex-deputada Antônia Lúcia, que tem muito dinheiro, fruto da proeminência de seu esposo na bancada evangélica do Congresso e na Assembleia de Deus, pelo menos entre as lideranças que comenda nessa denominação. A ex-deputada faz um grande investimento para reforçar sua estrutura de mídia regional e vai retomar o PL, que estaria sob a órbita do vice major Rocha e da deputada Mara Rocha.

Mais uma
Com mais essa candidatura, quem deve ter aberto um bom vinho para comemorar é o ex-senador Jorge Viana. Mais um nome na ruma de candidatos de centro-direita, enquanto ele corre em raia livre na esquerda. Melhor, impossível.

Movimentos
Há movimentos internos no governo tentando evitar um confronto entre Gladson e Petecão ao governo, acenando bandeiras de paz. Em que pese a qualidade dos envolvidos na missão de bombeiros, é pouco provável que tenham sucesso. A situação já teria chegado ao ponto de não retorno. A única possibilidade seria solapar de tal forma as bases de Petecão que ele não tivesse alternativa. Mas isso renderia mágoas eternas.

Aproximação
Mas é real que está se tentando uma aproximação entre o governo e o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim. Também é uma ação arriscada. Ganha-se por um lado, cria problemas por outro. O deputado Gehrlen Diniz, que se acha o esteio do governo naquele munícipio, não gosta nada de assistir esses entendimentos. Teme perder os espaços que terão que ser divididos com Mazinho e a esposa deputada Meire Serafim.

Estrada
Taxistas de Feijó bloquearam por horas a BR-364 naquele município, reivindicando melhorias no quase intrafegável trecho até Manoel Urbano, tradicionalmente o mais crítico da estrada no Acre. O DNIT – órgão do governo federal – ficou de resolver, mas a verdade é que o órgão não tem dinheiro e está usando barro para tapar buracos. É como tentar enxugar gelo.

Crítico
Os reservatórios das usinas brasileiras, incluindo Samuel, Jirau e Santo Antônio estão em situação crítica e podem, em curto espaço de tempo, não ter mais água para gerar energia elétrica. Os apagões não podem ser descartados. O Acre, que é ponta do linhão deve sofrer especialmente com a situação. Já começa a faltar luz em vários bairros da capital em horários pré-determinados, um aviso do que vem por aí. Claro que a Energisa desmente esse racionamento brando e escondido, mas a verdade é que já dá para sentir o que vem por aí.

Republicano
O governador Gladson Cameli vem se portando como um político preocupado com a ética, o caráter republicano e não discriminatório de seu governo. Não perseguiu ninguém, não cobrou alinhamento e nem ameaçou ou usou as estruturas do poder para retaliações. Por isso é estranho e inconcebível o que vem acontecendo, quando alguns setores, pessoas e interesses concentram recursos que deveriam ser distribuídos por critérios técnicos e amplos. Isso ainda pode gerar grandes problemas em investigações em futuro próximo.

Ventos
A ventania que atingiu o estado no fim de semana pode se repetir nos próximos dias, com o impacto da chegada e uma massa de ar polar, que faz com que haja choque entre temperaturas nas camadas mais baixas da atmosfera. Mais um efeito do desmatamento.  

Indígenas
Mulheres indígenas assumiram ontem o protagonismo na resistência contra o marco temporal na marcha das mulheres indígenas. O STF retoma hoje o julgamento, sem previsão de decisão final, O conflito entre governo e STF reforçou a posição das comunidades tradicionais.

Vacinação
Uma ótima notícia é que a prefeitura começa hoje a dose de reforço de vacinação para idosos acima dos 70 anos, nos postos de saúde. Também haverá ação de vacinação no Lar dos Vicentinos e na Souza Araújo. Para os jovens e adultos que ainda não foram vacinados, o mutirão do feriadão foi um sucesso e a ação continua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 18h51 - Fonte: Climatempo
34°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 32°

37° Sensação
9 km/h Vento
44% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.