Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:57
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Fora

A secretária Eliane Sinhasique entregou o cargo na pasta do Turismo e Empreendedorismo. Não deixou muito clara as razões, mas saiu elogiando o governador

08/09/2021 10h02
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com

Mídia
Há um direcionamento pouco republicano, a privilegiar veículos em detrimento de outros, sem respaldo em práticas corretas e éticas da administração. Isso é o Acre.
O que existe é um claro e imoral direcionamento de publicações, seja por qual critério for analisado.

Dia da Independência
Presidente Jair Bolsonaro ontem, nos atos políticos claramente golpistas realizados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo, esqueceu as tradicionais comemorações do dia 7 e só fez ataques e ameaças. Não falou dos verdadeiros problemas do país: crise sanitária, recessão, desemprego, inflação, crise fiscal, isolamento internacional. Mas agravou ainda mais a crise com o Supremo.

Calma
Mesmo com os desatinos do presidente, não foi registrada (e ainda bem) nenhuma violência. Uma das razões dessa aparente calma foi dos organizadores dos atos contra Bolsonaro que se satisfizeram com movimentações simbólicas, com reduzido contingente de pessoas, mais para marcar posição do que para promover uma mobilização maciça. Sabiam que o dia era da extrema direita. E que os ânimos estavam exacerbados.

Por nada
O presidente Bolsonaro definiu bem a utilidade dos atos: serviu para fotografias a serem divulgadas fora do Brasil mostrando apoio a seu governo. Internamente, nada mudou a favor dele. Continua o confronto, cada vez mais acirrado entre os poderes, sem que o presidente consiga se impor à constituição. Os próprios aliados do presidente cobravam dele nas redes sociais ontem ações mais duras, como se ele conseguisse fazer isso. O cientista político Marcus Coimbra foi preciso na avaliação dos atos: a montanha pariu uma ratazana.

Apoio
No Acre, o prefeito Bocalom caiu de cabeça na manifestação, publicou postagens nas redes absolutamente políticas, engajadas no apoio a Bolsonaro, em uma posição pouco isenta, como deveriam ser publicações oficiais. Mas o prefeito nunca sabe a diferença entre opinião pessoal, culto à imagem e comunicação pública.

Diferente
Diferente da atitude do governador Gladson Cameli que soube bem diferir a esfera pública da política. Fez uma discreta solenidade de hasteamento da bandeira, com os chefes dos poderes acreanos, em perfeita harmonia e só depois, em privado, externou sua posição, assim mesmo fazendo apelo contra as posições extremadas.

Gente
Bolsonaro mobilizou, como era de se esperar, muita gente no Acre. A elite acreana mostrou sua cara, sua opção política, sua realidade. Nenhuma surpresa.

Fora
A secretária Eliane Sinhasique entregou o cargo na pasta do Turismo e Empreendedorismo. Não deixou muito clara as razões, mas saiu elogiando o governador. Um dos motivos aventados seria o de que, com a pandemia, tanto a área de turismo como de pequenos negócios já não estava dando a visibilidade necessária para futura candidata a deputada. Vai voltar para as redes e, quem sabe, para a mídia onde é sempre competente. Será que é isso?

Embora?
Há outra interpretação afirmando que Sinhasique estaria pronta a deixar o Acre e encarar desafios profissionais em outro local. Se for isso, competência ela tem para qualquer caminho que queira trilhar.

Boa notícia
Uma boa notícia do 7 de setembro é que, apesar do clima acirrado na política, a vacinação contra COVID na Biblioteca Pública teve ótima procura. Assim vai aumentando a taxa de imunização da população.

Lote
O Acre recebeu cerca de 17 mil vacinas Coronavac do lote interditado por problemas de não verificação da fábrica chinesa do IFA. Mas nenhuma dessas doses foi aplicada, sequer distribuída. Ficarão interditadas até vistoria e decisão de liberação ou incineração.

Temporal
É oito ou oitenta. No Acre, ou o calor e o tempo seco se tornam quase insuportáveis ou o vento faz estragos e chove granizo. Essas são as consequências extremas da mudança do clima pela ação do homem sobre a floresta. O resultado é o prejuízo com a queda de postes de internet, de energia, a confusão como aconteceu domingo. E tem gente que não enxerga isso.

Operação
A Polícia Federal desencadeou operação contra fraude em licitações em Marechal Thaumaturgo, que afetou até o vice-prefeito da cidade, em golpe que envolvia empresas de fachada. A principal empresa envolvida não tinha sede, empregados, capital social e a pessoa apontada como sócia proprietária é beneficiária do bolsa família e do auxílio emergencial. Coisa de amadores, mas que deu prejuízo aos cofres públicos.

Triste figura
Quando começa a movimentação eleitoral, aparecem ou reaparecem pessoas de todos os tipos, buscando os quinze minutos de fama para tentar o protagonismo nas urnas. Para isso, vale tudo, de pendurar uma melancia no pescoço até dar opiniões estapafúrdias, como se sua posição e sua presença valessem alguma coisa oi tivessem algum tipo de importância no debate político.

Quem?
É o caso do ex-vereador  Rodrigo Pinto, cuja única qualificação política é ser filho do saudoso e íntegro governador Edmundo Pinto. Isso valeu um dia para se eleger para a Câmara Municipal, na qual só se envolveu em lamentáveis acontecimentos. Virou lutador, conseguiu bom emprego em Dubai, na trilha da competência de sua irmã, comissária de bordo e treinadora da equipe da Emirates. Agora quer cair de paraquedas no Acre. A experiência mostra que será muito dura sua tarefa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 19h52 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
47% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.