Por Iris Tavares
É uma abordagem inovadora que desafia o modelo habitual de gestão nas organizações, voltada para resolução dos problemas ou dificuldades. Ela propõe o gerenciamento de mudanças por meio da busca do que há de melhor, do que dá vida a um sistema em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos. (Revista orgânicas sistêmica - Ribeiro 2009)
Busca o melhor das pessoas, suas organizações e o mundo ao redor delas - catalisa novas formas de pensar sobre metas, estratégias e resultados - reúne reflexões de grupos e cria uma visão compartilhada com o poder da mobilização social por meio dos indivíduos, do diálogo e do relacionamento com as pessoas.
Assim, possibilita a construção coletiva dos sonhos (visão e missão) e impulsiona para ações em busca de um ideal comum.
A INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA trata de uma forma ousada a ruptura dos paradigmas tradicionais de planejamento de uma organização.
A I. A. - Busca resgatar os sucessos alcançados pela empresa e pelas pessoas, através da descoberta das suas melhores práticas e conquistas.
A imagem do futuro baseadas nos sucessos do passado é mais abrangente, motivadora e inspiradora. O futuro passa ser visto como uma plataforma de possibilidades ao invés de ameaças, traz esperança, nos ajuda a entender o tempo de forma integrada - passado, presente e futuro como únicos.
APRECIAR - valorar, o ato de reconhecer o melhor nas pessoas ou no mundo a nossa volta, afirmando as forças, sucessos e potenciais passado e presentes. Perceber essas coisas que dão vida (saúde, vitalidade, excelência).
INVESTIGAR - O ato de exploração e descoberta, fazer perguntas, estar aberto a ver novos potenciais e possibilidades, sinônimos: descobrir, buscar, explorar sistematicamente e estudar.
Investigação Apreciativa- É um novo modelo de gestão - onde todos integrantes da organização participam da gestão contribuindo com o sucesso da empresa, onde neste Modelo de gestão todas as ideias são ouvidas.
Segundo Cooperrider, David L e Whit Ney a I. A. “É uma abordagem de desenvolvimento e mudança organizacional inovadora.”
Trata-se de uma abordagem de mudança que cria uma disciplina de pensamento sobre um passado de sucesso. Transformando assim o sonho em potencialidade. COOPERRIDER, afirma que as práticas da Investigação Apreciativa sugere que a ideia de que as forças coletivas fazem mais que um mero desempenho - elas transformam, envolve todos os níveis de um processo de aprendizagem e criação conjunta, diminuindo as barreiras da comunicação. Em tudo que é realizado a investigação apreciativa busca trabalhar a conscientização do núcleo positivo. Ao focarmos no positivo, o que está errado perde força.
Apreciar tem a ver com reconhecer o que há de positivo, uma abordagem que inverte a nossa lógica tradicional de resolução do problema. Ao invés de identificar o que não está funcionando, o foco reside em enxergar e atuar a partir das potências de um indivíduo, comunidade ou organização, dessa forma, a IA - propõe a cocriação de futuros positivos a partir da valorização do que já ocorreu.
PORQUE? Você já se perguntou porque quase sempre pensamos partindo do problema? A Investigação Apreciativa é uma forma de pensar, ver e agir que nos convida a enxergar de outro anglo, pressupondo que tudo na vida tem aspectos positivos, e perspectiva de possibilidades. A linguagem que usamos. Cria a nossa realidade!
C O C R I A R - Na Investigação Apreciativa
A intervenção sede lugar à investigação, imaginação e Inovação. Ao invés de negação, críticas, e diagnósticos complicados. Há descoberta, sonho e desenho de possibilidades. Envolve a arte e prática incondicional de fazer perguntas positivas que fortalecem a capacidade do sistema de antecipar e explorar potenciais positivos através da I. A. Centenas de milhares de pessoas podem ser envolvidas em co- criar seu futuro coletivo, em transformação em larga escala em vez de perguntar o que está errado. Pergunte-se o que é possível.
Para tornar a organização melhor com base no que ela tem de bom. Ou seja a partir do que queremos CONSERVAR e que conseguiremos chegar a ser o que queremos para o futuro.
DESCOBERTA - SONHO – PLANEJAMENTO - DESTINO
DESCOBERTA - aprecia o que ela tem de melhor.
SONHO - desafiar o status quo, criando visão dos resultados que o mundo está querendo.
PLANEJAMENTO - construção coletiva de imagens positiva do futuro.
DESTINO - É o tempo de aprendizado contínuo, ajustamento, e improvisação. Tudo a serviço das ideias compartilhadas.
É o momento de construir o “olhar apreciativo”.
A abordagem positiva tem o poder de agregar, de realimentar, quanto mais positivas são as questões a serem feitas, mais efetivo é o esforço da mudança.
A arte de fazer perguntas e as respostas vão construindo a nova realidade!
Mín. 21° Máx. 37°