Segunda, 24 de Janeiro de 2022 14:07
(68) 99971-5137
Cultura Poesia

AlFeNiM CoM RaPaDuRa | Saudade de tanta felicidade

Era uma casa de alpendre, sem cerca, sem lágrimas, sem fantasia, sem tristeza, sem dor e o pouco que acontecia era feito com muito amor!

18/08/2021 21h06 Atualizada há 5 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
AlFeNiM CoM RaPaDuRa | Saudade de tanta felicidade

Por Mauro Modesto

“A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo.”
Mario Quintana

Saudade de tanta felicidade

Acordei e resolvi visitar a casa em que nasci. Ela ficava bem situada, com um belo campo e o lago próximo da estrada. Por lá, só passava carro de boi carregado de lenha, macaxeira, jerimum, banana, arroz, pimentão, ingá e feijão. Agora, a área está dividida, separada em lotes anunciando venda. Lá no fundo, a casa de farinha velha e abandonada. Meus olhos verteram lágrimas bem choradas. Senti saudade de tanta felicidade: do tempo de criança, de toda a vizinhança e da luz do candeeiro que parecia iluminar o mundo. Era uma casa de alpendre, sem cerca, sem lágrimas, sem fantasia, sem tristeza, sem dor e o pouco que acontecia era feito com muito amor!

Minhas preces estão voltando

Lá fora cai um chuvisco
que está deixando o céu acinzentado.
Dou uma espiada na redondeza
e não escuto o cantar alegre
do sabiá do peito amarelo.

Mas quando a tarde risonha chegar,
o meu sabiá vai voltar
e da copa do açaizeiro
vai gorjear sem aflição, sem queixa,
com toda disposição.

Lá se vão as minhas fugas,
tristes lembranças,
voltarei com minhas preces.

Esse é o fruto que me guarnece
e a partir desse momento
irei celebrar um canto de sentimento,
de liberdade e sem lamento!

Há 40 anos que falo a mesma coisa!

Um povo inteligente não sai quebrando escolas, queimando ônibus, assaltando bancos, assassinando pai e mãe e nem matando inocentes.

Tudo isso que estamos assistindo é a consequência da inaptidão do poder público que ainda pensa que é melhor administrar um estado de analfabetos do que pessoas educadas e inteligentes.

Educar é sinônimo de progresso. Educar é o melhor investimento de um governo. Educar é o caminho mais curto para sairmos desse buraco negro. Educar é preparar o homem para a vida. Quando educamos uma criança, estamos preparando um grande homem. Neste instante, o país não está precisando de homens grandes, e sim, de grandes homens.

Precisamos repensar muita coisa, principalmente a EDUCAÇÃO.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.