Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:48
(68) 99971-5137
Política Investimento

Tarauacá será o próximo município contemplado com sistema de saneamento básico

Investimento será de R$ 16 milhões

29/07/2021 08h38
Por: Denis Henrique Fonte: Secom
Tarauacá será o próximo município contemplado com sistema de saneamento básico

Servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento do Acre (Seinfra) iniciaram visitas técnicas a Tarauacá na terça-feira, 27, e seguem até a próxima quinta-feira, 29, com objetivo de vistoriar o local destinado à implantação de uma estação de tratamento de água (ETA) e de uma estrutura de esgotamento sanitário.

De acordo com o titular da Seinfra, Cirleudo Alencar, o projeto teve início no Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), depois seguiu para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (Sedur) e agora passou a ser de responsabilidade da Seinfra, que irá iniciar os trâmites para a licitação.

“É um processo muito importante de saúde pública. No início de agosto, iremos nos reunir com os representantes da Funasa para realizar os ajustes necessários e em seguida iniciar a licitação”, ressaltou Alencar.

A obra será realizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi criado em  2007 e promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.

Os investimentos do PAC são disponibilizados aos municípios e os recursos são coordenados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Em Tarauacá o investimento será de R$ 16 milhões.

“Vamos analisar o projeto e fazer um estudo para identificar se as áreas onde seriam implantadas a estação de tratamento de esgoto e as estações elevatórias foram afetadas pela alagação ou são consideradas de risco para novas alagações. Caso positivo, iremos fazer uma alteração do projeto, para que se adeque e a obra tenha funcionalidade”, destacou o engenheiro civil e hidrólogo da Seinfra, Jamerson Lima.

Atualmente, no Acre, possuem sistema de coleta e tratamento de esgoto somente a capital e os municípios isolados: Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa dos Purus. O governo pretende aumentar a cobertura de abastecimento de água tratada e de coleta e destinação adequada de resíduos sólidos e Tarauacá será a próxima cidade contemplada. Após a conclusão da obra, o sistema de tratamento de água e esgotamento sanitário será de responsabilidade do Depasa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Tarauacá - AC
Rio Branco - AC
Atualizado às 19h31 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
47% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.