Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:09
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Lattes

É muito, muito grave a notícia de que toda a produção científica do Brasil corre risco de ser apagada com a queima do computador do CNPQ, que fez desaparecer todo o sistema Lattes, de currículos profissionais de pesquisadores e professores

28/07/2021 11h01 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Computador do CNPQ sofreu apagão.
Computador do CNPQ sofreu apagão.

Vice

Quem relata a história é o jornalista Élio Gaspari, autor de cinco livros sobre a ditadura militar e conhecedor da história. Para ele, brigar com vice é “coisa perigosa que, além de tudo, traz falta de sorte”. Diz ele em sua coluna na Folha de S. Paulo: “Fernando Henrique Cardoso e Lula tiveram nos vices Marco Maciel e José Alencar colaboradores exemplares”.

E continua

Gaspari continua “Nos últimos 50 anos dois presidentes encrencaram com seus vices: Dilma Rousseff e João Baptista Figueiredo. Ambos se deram mal. Ela foi retirada do cargo e Michel Temer tomou-lhe o lugar. Figueiredo saiu do palácio por uma porta lateral, enquanto o vice, Aureliano Chaves, tomava posse no ministério escolhido por Tancredo Neves. Indo mais longe, Jânio Quadros não se dava com João Goulart e renunciou achando que ele não seria empossado. No mínimo, brigar com vice não dá sorte”.

No Acre

Alguma semelhança na observação do jornalista com o Acre? Parece que por aqui a situação é um pouco diferente pelo menos na opinião pública e na classe política. A conferir as cenas dos próximos capítulos.

Chapa

O senador Petecão começa as conversações para a montagem de sua chapa, orientado por seu conselheiro político, o experiente Coelho. Petecão quer um vice do Juruá e foi tentar convencer o ex-prefeito Zezinho Barbary a caminhar junto com ele. Barbary não disse sim nem não, muito pelo contrário. Parece saber que tem tempo para ver o lado para qual o vento sopra.

Unicef

Comitiva da Unicef está no estado para divulgar o Selo do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância. A primeira-dama Ana Paula Cameli assinou nesta terça-feira, o memorando de entendimento para apoio à iniciativa.

Desigualdades

O Selo Unicef é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes que vivem na Amazônia e em áreas de clima semiárido, principalmente a Região Nordeste. O objetivo é a redução de desigualdades sociais. A primeira-dama formalizou a adesão do Acre e o entendimento tem vigência de 2021 a 2024.

Lattes

É muito, muito grave a notícia de que toda a produção científica do Brasil corre risco de ser apagada com a queima do computador do CNPQ, que fez desaparecer todo o sistema Lattes, de currículos profissionais de pesquisadores e professores. Mostra o descaso com que a ciência e o conhecimento são tratados no país. A primeira informação é de que não havia backup dos dados, mas ontem à tarde apareceu a notícia de que seria possível recuperar a maior parte, senão todo o prejuízo.

Lattes 2

A plataforma Lattes é um canal criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo integrar as bases de dados curriculares para centralizar quaisquer tipos de informações científicas de estudiosos, grupos de pesquisas e instituições de todo o país em um único sistema. Se isso se perder, o prejuízo é imenso.

Ministro

Se o ministro da Ciência e tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, que não serve nem para dizer aos terraplanistas que foi ao espaço e viu que terra é redonda, se preocupasse mais com as coisas de seu ministério e menos em receber deputadas nazistas, a coisa andaria. Pobre Brasil!

TRE

A inauguração, hoje, da nova sede do TRE é uma grande conquista da Justiça Eleitoral e da desembargadora Denise Bonfim, que fecha sua gestão na corte com chave de ouro. O prédio tem quatro pavimentos, com auditório, estacionamento, acessibilidade completa e custou R$ 60 milhões.

Frio

O Acre deve enfrentar temperaturas baixas como nunca se registrou no estado. Pode  haver mínima de  12 graus na região do Baixo Acre. Mais que nunca a preocupação é com a população vulnerável, de ruas e asilos, além de trabalhadores do meio rural. Quem puder ajudar essas pessoas com agasalho, será bem vindo.

Volta às aulas

As escolas se preparam para a volta às aulas presenciais no dia 8 de setembro, de modo híbrido. Com a capacidade limitada a 50% dos estudantes, com distanciamento, vai haver revezamento de turmas, um dia com aulas presenciais, outro remotas,  espaço demarcado, cuidados na merenda e intervalos diferenciados para evitar aglomerações. Todo cuidado é pouco.

Bronca

Valeu a puxada de orelha no meio da calçada do governador em seus secretários, em que pese um gestor não deve chamar a atenção publicamente dos seus subordinados, nesse caso a bronca foi bem merecida. Confrontado pelos terceirizados que estavam há três meses sem receber em Cruzeiro do Sul ele não contou conversa, sentou-se na calçada e colocou o celular no viva voz numa chamada dura que resultou no depósito ontem mesmo do salário de dois meses. O de julho sai até amanhã, dependendo da burocracia do Banco do Brasil.  Boa medida foi exigir que a empresa reserve 30% do que foi pago para rescisões e acertos trabalhistas, o que gera a maioria dos problemas de inadimplência.

Marketing

Aliás, Gladson Cameli é o melhor marqueteiro do seu governo. Tem empatia, fala a linguagem do povo, não tem frescura, se mistura fácil e parece não se deixar afetar pelo cargo que exerce. Faz a gente gostar dele de imediato.

Indígenas

A comitiva do BNDES fez visita a aldeia dos índios Puyanawa, no Juruá. Hoje, a direção do BNDES chega a Rio Branco, onde tem agenda com cooperativas e a área de segurança. Com certeza, será uma visita inesquecível para essas autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 18h51 - Fonte: Climatempo
34°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 32°

37° Sensação
9 km/h Vento
44% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.