Sexta, 17 de Setembro de 2021 17:53
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Seca

O rio Acre já está em um dos seus níveis mais baixos da história e pode secar ainda mais neste verão

26/07/2021 08h55 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com

Mulheres

Mulheres negras do alto e baixo Acre se reuniram no último sábado, (24), na Assemurb, com todos os protocolos no primeiro encontro regional para debater preconceito, racismo, feminicídio, pautas comuns de valorização da luta da mulher. Importante encontro que marcará posição.

Dia

Ontem, (25) foi comemorado o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. A data foi instituída em 1992 no 1° Encontro de Mulheres, realizado na República Dominicana, para reforçar a luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. No Acre, desde o dia 20 há programações e debates referentes ao tema.

Médicos

Vem mais problema por aí. A prefeitura de Tarauacá abriu inscrições para contratar médicos sem a exigência do Revalida. O Conselho Regional de Medicina não vai permitir e a situação acabará na Justiça. O governo do estado parou as conversas sobre o projeto aprovado que autorizava a contratação. Não vai colar. O corporativismo é grande.

Ambiental

Gustavo Henrique Moreira Montezano, presidente do BNDES vem ao Acre e irá à Serra do Divisor e ao rio Croa conhecer a comunidade e ajudar a financiar iniciativas comunitárias, associativas e ambientais. Com certeza, uma agenda melhor do que abrir uma estrada no meio do Parque, ideia que parece estar descartada por falta de interesse do Peru.

Posse

Aliás, ocorre nessa semana a posse de Pedro Castilho na Presidência do Peru, depois de mais de um mês de suspense pelos resultados da eleição. A posse será dia 28, data em que o Peru comemora 200 anos de independência. As comemorações deverão alcançar todo o país, inclusive as províncias próximas do Acre, mas tudo terá medidas sanitárias rigorosas, já que o Peru é um dos epicentros da COVID no continente.

Máquinas

Claro que o governo do estado faz uso político do maquinário adquirido para o trabalho em ramais. Ontem, o governador esteve no reduto do PSD, em Plácido de Castro, para entregar pontes e acompanhar abertura de ramais. Voltou a se reunir com produtores rurais. Ainda não se sabe se foi providenciada uma boa farinhazinha para ele.

Programa

O governo está lançando um programa muito interessante, de pequenas obras para microempresários da construção civil dos municípios, serviços de até R$ 500 mil, que têm como característica obrigar a contratação da mão de obra local, o mais próximo possível de onde estiver sendo executado o contrato.

Movimentação

Isso gera emprego, movimentação da economia, apoio à construção civil, que é o celeiro de empregos e benefícios para a comunidade. Um somatório muito positivo.

Seca

O rio Acre já está em um dos seus níveis mais baixos da história e pode secar ainda mais neste verão. Isso não acontece à toa, é fruto do descaso, do desmatamento, da falta de respeito pelo meio ambiente. É a resposta da natureza com eventos climáticos extremos. Seca no Acre, calor extremo nos Estados Unidos e Canadá, neve no Brasil com recorde de frio em regiões antes temperadas.

Corrente

Se a revolução acreana ocorresse hoje, não haveria necessidade de corrente no Rio Acre para barrar a navegação. O rio não teria a mínima condição de navegação em agosto. Triste e verdadeiro.

Voto impresso

Tão logo acabe o recesso parlamentar, o voto impresso deve ser definitivamente sepultado no Congresso. Até o novo ministro Ciro Nogueira se posiciona de forma contrária. Entretanto, crescem as articulações pelo tal semipresidencialismo, que pode ser resumido na expressão “segura o Lula”. Isso é uma ilusão. Qualquer presidente eleito terá força popular para derrubar essa manobra, com certeza, com mais de 50 milhões de votos, pelo menos, de respaldo. Já se tentou isso no Brasil e, como dizia aquele velho barbudo alemão, a história só se repete como farsa.

Candidatura

A pretensa candidatura ao Senado da deputada Vanda Milani está encaixotada entre interesses maiores. Há poucas condições de se viabilizar, especialmente por falta de uma coligação forte que a sustente, entre tantos pesos-pesados disputando  o mesmo cargo. Jorge Viana, Mailza Gomes, Márcia Bittar e Jéssica Sales são nomes capazes de comandar essa disputa. A menos que Milani consiga o aval de um grande partido, sua situação fica difícil.

Petecão

Ninguém consegue arrancar de Petecão qual seria a chapa ideal que ele prepara para a disputa de governo. O senador não quer nem ouvir falar em vice ou candidato a senador. Espera o circo pegar fogo e ver qual rescaldo cai para seu lado. É uma posição confortável, por enquanto, mas não pode se manter por muito mais tempo. Está chegando a hora da definição.

Covid

O Acre ainda convive com pelo menos 80 casos diários de COVID, ainda bem que com a taxa de óbitos em forte queda. Mas o perigo existe e só passa com a vacinação em massa. Não basta zerar a idade de 18 anos. É preciso buscar cada um dos adultos que não se vacinou. Sem isso, não há imunização, Estima-se que em algumas faixas etárias, mais de 50% das pessoas não tenham buscado os postos. É preciso fazer busca ativa e ir atrás dessa gente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 19h52 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
47% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.