Terça, 27 de Julho de 2021 10:59
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Parque da Maternidade: reforma já

Uma rápida passada no Parque da Maternidade e a gente observa com tristeza, como disputas políticas e falta de visão de alguns gestores, impactam direto sobre a população.

21/07/2021 10h07 Atualizada há 4 dias
Por: Redação Fonte: Redação
ACRE EM NOTAS | Parque da Maternidade: reforma já

Parque da Maternidade

Uma rápida passada no Parque da Maternidade e a gente observa com tristeza, como disputas políticas e falta de visão de alguns gestores, impactam direto sobre a população.

Uma obra que deu uma nova cara ao centro da cidade, inaugurada com toda a pompa e circunstância pelo então governador Jorge Viana, tem tido importância zero para os governantes que o sucederam. Até o irmão de JV, ex-governador Tião Viana, não fez o dever de casa no quesito manutenção desse importante patrimônio para os que moram na Capital do Acre. Pena. 

Isso deveria ser obrigatório, terminar as obras que gastam dinheiro público. Mas os interesses políticos sempre agem quando se trata da passagem de obra de um governo para outro. 

Educação 

Sobre o episódio na escola Lourival Sombra é preciso que a secretaria de educação coloque psicólogos e profissionais da área de saúde mental a disposição dos professores  e funcionários da escola que devem estar com o psicológico em frangalhos. Não é fácil passar por uma experiência dessas. As sequelas podem ser muito graves. 

Conflito

A solenidade do governador em Sena Madureira foi como a pré-estreia  da campanha eleitoral de 2022,  com suas intrigas, suas alianças e conchavos, suas dissidências e conflitos, suas estratégias, rasteiras e exibições de força. O governador levou sua artilharia pesada contra o prefeito que tentou afrontá-lo de forma dura, considerando-se inexpugnável em seu castelo do Iaco. 

Tratores

Os tanques do governo estavam representados por 14 tratores e máquinas pesadas que vão trabalhar nos mais de dois mil km de ramais do município. Uma artilharia que o prefeito Mazinho Serafim não acreditava que estaria disponível tão rápido e da qual fez zombaria. Foi como a invasão de um exército. 

Resistência

Ao saber que o governador poria suas máquinas para trabalhar no ramal Favo de Mel, o prefeito mandou suas próprias máquinas antes, para mostrar serviço. Foi como a cavalaria polonesa enfrentando os tanques  alemães na segunda guerra, não deu nem para o começo.

Ponte

O governador ainda anunciou licitação da nova ponte, a mesma que o prefeito prometeu atravessar de cueca se saísse, reforma em 14 escolas rurais e urbanas, rodoviária, rádio. Gladson Cameli fez e aconteceu, praticou o que mais gosta que é o contato direto com o povo, com gente da cidade e dos ramais e venceu essa batalha da guerra. 

Guerrilha

Enfrentou até ações de “guerrilha”, de infiltrados que na noite de segunda-feira ainda fizeram “atentados” às suas máquinas, atirando um tijolo que quebrou o para-brisa de uma retroescavadeira, Atitude infantil e desesperada. 

Fundo

O senador Sérgio Petecão foi honesto ao afirmar que votou a favor e defende o Fundão de R$ 5,7 bilhões e que precisa dele para se eleger. Outros políticos preferem esconder seu voto. Petecão encara de peito aberto certo de que seu eleitorado não considera isso um absurdo. Será?

Preocupante

Merece preocupação a comitiva de militares e policiais americanos que estão no Acre sob a cortina do auxílio no combate às drogas. Não existe almoço grátis. Claro que há interesses geopolíticos por trás disso, principalmente porque Bolívia e Peru estão com governos de esquerda agora e a vigilância americana precisa aumentar. É bom para o Acre por causa do narcotráfico internacional, mas todo cuidado é pouco.

Coincidência?

Essa comitiva americana chega ao mesmo tempo em que especialistas da CIA se encontraram com representantes do governo brasileiro em Brasília retomando o diálogo. Mais uma vez sob a pauta da ascensão da esquerda na Bolívia, no Peru, com a confirmação da eleição de Pedro Castilho e no Chile, com a Assembleia  Legislativa progressista. Onde há fumaça, há fogo.

Vacinas

A chegada de novas vacinas, o avanço, a queda do numero de mortos e internados com COVID está permitindo a retomada das cirurgias eletivas no estado, que estavam perigosamente represadas. Há problemas sérios e históricos em áreas como ortopedia, oftalmologia, nefrologia. Desafios para a nova secretária de Saúde Paula Mariano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 12h45 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 34°

35° Sensação
7 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens