Terça, 27 de Julho de 2021 11:20
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | CREA

O CREA no Acre está firmando uma série de convênios com o governo do estado e com DNIT, além de outras instâncias, para aprimorar a fiscalização e a emissão dos documentos, relatórios e atestados necessários para obras e serviços

15/07/2021 09h38 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | CREA

CREA

O CREA no Acre está firmando uma série de convênios com o governo do estado e com DNIT, além de outras instâncias, para aprimorar a fiscalização e a emissão dos documentos, relatórios e atestados necessários para obras e serviços. Uma justa e válida preocupação da presidente do CREA Acre, engenheira civil Carmem Bastos Nardino.

Cancelada

Não haverá Expoacre este ano. O martelo foi batido ontem, por determinação do Comitê da COVID, a quem o governador tinha dado a autoridade para a decisão final. Embora o Acre  apareça com a menor taxa de ocupação de leitos com a doença em todo o Brasil, a multiplicação de variantes preocupa e ninguém sabe o que os meses futuros reservam.

Centrada

As decisões sobre a retomada da vida normal no Acre estão seguindo protocolos rígidos e tudo está sendo feito com moderação. Ontem, o governo de São Paulo anunciou o fim do home office para servidores públicos e a volta ao trabalho. Vários estados retomaram aulas presenciais. Em Minas Gerais e em São Paulo, mal as aulas reiniciaram algumas escolas tiveram que suspender por focos de COVID. Melhor ir com calma do que ter que dar passos atrás.

Denúncias

Como estava escrito nas estrelas, novas denúncias de assédio estão para explodir na prefeitura, A rádio corredor fala de situações absurdas, de humilhação e prepotência. Se metade do que se comenta vier a público, o escândalo será homérico e vai fazer o caso do secretário de saúde parecer paquerinha infantil.

Prêmio

Aliás a falta de noção da prefeitura é tanta que, em meio ao escândalo, certamente para tirar o secretário Frank Lima do fogo, arrumaram uma viagem para ele. Foi a Brasília com diárias pagas pela prefeitura. Em vez de ser afastado, foi premiado com diárias e passagens para um período que deve se prolongar no fim de semana. Que beleza a vida de autoridade.

Licitação

Está marcada para hoje a tomada de preços de mídia da prefeitura.  Interessante saber quantas empresas conseguirão cumprir as exigências nas 48 que tiveram desde a publicação do edital.

Defensoria

A Defensoria Pública completa 20 anos no Acre e a data será comemorada com uma cicleata solidária no sábado, dia 24. As inscrições estão abertas no site da defensoria e para participar do passeio será necessário levar um quilo de alimento não perecível.

O X do problema

Para quase todos os candidatos ao governo, o grande problema para as eleições será a escolha do candidato ao senado. Escapa dessa situação o deputado Jenilson Melo, candidato da esquerda que se une em torno do nome de Jorge Viana para a Câmara Alta. Os demais partidos se embolam. Gladson Cameli tem pelo menos cinco nomes na disputa por seu aval.

MDB

Ontem, o ex-prefeito Vagner Sales deu o veredito: a candidatura de sua filha Jéssica Sales ao senado é prego batido, ponta virada, sem volta. Chegou a condicionar a permanência do senador Márcio Bittar no partido à aceitação dessa situação. Difícil. Márcio também afirmou que a candidatura de sua ex-esposa Márcia é irreversível. Como duas candidatas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, alguém vai sobrar nessa história.

Rumo

Márcio Bittar está esperando a definição do presidente Bolsonaro por qual partido vai se candidatar à reeleição e, com certeza, vai tomar o mesmo rumo. No Acre, Bittar comanda já o Republicanos, que tem seu filho na presidência.

Internação

A internação do presidente Bolsonaro por problemas intestinais acionou todos os alarmes políticos. Claro que ele e seus seguidores querem passar a versão de que os problemas de agora ainda seriam sequelas da facada na campanha, ressuscitando um factóide para as eleições. O certo é que o problema voltou a desviar o foco da CPI da COVID, o que é bom para o governo.

Operação

A operação da Polícia Federal ontem na capital mostra que a esperteza pode engolir o esperto. Em vez de gráficas e empresas de propaganda tradicionais no estado, foram contratadas para fazer as peças publicitárias da COVID empresas  Mandrake, uma delas montada uma semana antes da licitação. Deu no que deu: denúncia de desvio de R$ 2,4 milhões e superfaturamento de mais de 200%.

Não respingou

A denúncia ainda não respingou na Secretaria de Saúde, como explicou nota da nova secretária Paula Mariano, que assumiu em meio ao problema. Mas será inevitável uma investigação a respeito do processo de seleção e acompanhamento do trabalho das empresas que confeccionaram os outdoors e os busdoors.

Críticas

Na época em que as publicidades foram veiculadas já havia crítica ao uso de busdoors, já que a circulação de ônibus estava muito limitada e as pessoas pouco saíam de casa. Era uma estratégia pouco eficiente de marketing e divulgação. Mas o questionamento nunca foi levado a sério. Para essas coisas é que servem os especialistas sérios de marketing. Não dá para o governo ser eficiente no atendimento médico e científico e falhar na estratégia, ainda mais com essas denúncias graves sobre as empresas contratadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 13h05 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. ° Máx. °

35° Sensação
7 km/h Vento
63% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °