Segunda, 24 de Janeiro de 2022 14:27
(68) 99971-5137
Emprendedorismo Opinião

CONVERSANDO COM MEUS BOTÕES | Evolução do consumidor 4.0

Investir em experiência é o segredo do sucesso para atender o consumidor 5.0

28/06/2021 11h58 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
CONVERSANDO COM MEUS BOTÕES | Evolução do consumidor 4.0

Por Iris Tavares

Na primeira era em que o marketing começou a ser aplicado, o consumidor ainda não tinha o entendimento do que era marca.  A ele, pouco importava o valor agregado. E sim o que aquele PRODUTO podia fazer a solução.

O foco era o fim e não os meios, o interesse do consumidor 1.0 era sobre especificações técnicas do produto.

As marcas não precisavam se preocupar com segmentação. O consumidor queria o produto, e assim era e única relação com as empresas.

CONSUMIDOR 2.0

Houve um aumento da concorrência entre as empresas, havia mais opção de escolhas para o produto, duas ou mais empresas que vendem o produto - vem a dúvida, qual deles escolher?

Esse foi o ponto da virada do CONSUMO. E o consumidor passa a se tornar mais exigente.

Conceito de marca e posicionamento. Por que ser produto é melhor que do concorrente?

CONSUMIDOR 3.0

As exigências do consumidor aumentaram – a segmentação tornou-se obrigação. As marcas sentiram a necessidade de conquistar o público mais a fundo.

O consumidor 3.0 busca pela sensação de pertencimento. Campanhas de posicionamento, as marcas mostrando personalidade, se alinhar com o pensamento do consumidor que deixa de ser apenas quem compra para ser parte de todo o processo.

Quem é o CONSUMIDOR 4.0.

É uma evolução do 3.0 – com um detalhe que muda tudo: a tecnologia.

A era da transformação digital trouxe mudanças muito profundas da sociedade atual, naturalmente impactou o consumo, além de exigir personalidade, proximidade de valores. Alinhamento ao pensamento, hoje as redes sociais têm impacto muito grande pra vida da sociedade e o consumo refletiu isso.

O atendimento é um dos fatores mais considerados pelo consumidor 4.0 ele exige canais digitais em que possa se comunicar dentro de seus hábitos:

1) Amplo acesso as informações.

2) Está mais capacitado.

3) Busca entender o histórico da empresa, como ela tem se comportado diante do cliente. Isso pode ser positivo ou não, a experiência pode reter ou afastar.

O consumidor precisa ser envolvido em um processo muito mais completo, dentro desse conceito de EXPERIÊNCIA, e como conquistar  o consumidor 4.0:

1) Publicidade inovadora.

2) Uso de storytelling  (contar a história da empresa, produto, equipe, cliente, marca...).

3) Alinhamento de valores entre público e marca.

4) Atendimento humanizado.

5) Empresa mais próxima, é que trata o consumidor como parte do negócio.

6) Integração entre o varejo físico e on-line.

7) Aproxime-se do público. O consumidor quer ter maior participação na empresa, quanto maior e mais engajamento fortalece a relação empresa-consumidor, mostrando o cotidiano da empresa.

8) Ofereça atendimento de destaque. Canais diferentes de contato e principalmente soluções.

CONSTRUA VALOR AGREGADO

Nunca o valor agregado teve tanta importância como hoje. As pessoas buscam mais do que um objeto ou um serviço, elas querem tudo que vem acompanhado dele. Querem pertencer a um grupo exemplo da empresa objeto de desejo com o seu aparelho móvel Apple - pertencer a esse grupo traz segurança...

Conhecer bem a sua persona (DNA) do cliente. Interagir com o público, ele se sente importante - sua opinião gera  impacto nas decisões das empresas.

Agora temos o CONSUMIDOR 5.0:

Nativo digital - já nasceu com a tecnologia formado pela geração Y (millenniais) e da geração Z.

Quer se comunicar com as marcas de igual para igual.

Tem altas expectativas em relação as experiências! Valoriza a liberdade de consumo (acesso as informações os deixou muito criterioso nas suas escolhas).

Ele conhece muito a força que sua voz tem.

Ele molda produtos e serviços.

Investir em experiência é o segredo do sucesso para atender o consumidor 5.0.

O perfil do novo cliente, preza pelo relacionamento.

Tudo que aprendo, amo compartilhar! Acompanhem - CONVERSANDO COM MEUS BOTÕES - e conversar com a sabedoria - seu Eu  sem interferência!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.