Quinta, 29 de Julho de 2021 22:27
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | 500 mil

É o preço do negacionismo, dos que louvaram a “gripezinha”, dos que anunciaram que a pandemia estava passando, dos que recusaram mais de 50 vezes a oferta de vacinas e preferiram acreditar em panaceias ou até em cocô de cachorro

21/06/2021 09h51 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | 500 mil

500 mil

Quinhentas mil mortes. Quinhentas mil mortes. É um número a ser repetido, gravado em pedra, debatido nas redes, inscrito em livros de História, nos monumentos, um desafio para a humanidade que deveria existir em nós. É o preço do negacionismo, dos que louvaram a “gripezinha”, dos que anunciaram que a pandemia estava passando, dos que recusaram mais de 50 vezes a oferta de vacinas e preferiram acreditar em panaceias ou até em cocô de cachorro. Para que ninguém esqueça: 500 mil mortes! E a conta cresce a cada dia.

Efeito

Foi grande a manifestação contra o presidente e pelas vacinas no estado. E rompeu a bolha da esquerda, como pôde ser notado. A população está se posicionando ao lado da racionalidade. Um destaque é que se evitou aglomeração, havia distância, todos de máscara, cientes de sua responsabilidade. Foi bonito de ver.

Caçada

Quando a polícia passa 13 dias sem conseguir prender um homem sozinho, em fuga a pé pelo cerrado, sem apoio, possivelmente baleado, é porque as forças de segurança estão mesmo despreparadas. Ou se limita a combater na área urbana, onde a truculência por vezes substitui o preparo técnico. A verdade é o serial-killer Lázaro está mostrando todo o despreparo das forças de segurança do país. Lamentável.

Tomógrafo

Mas nem tudo é elogios para a ação do governo. Áudio que circula em grupos de WhatsApp mostra que o tomógrafo de Cruzeiro do Sul ainda não foi instalado por conta de menos de 10 cm de diferença na sala em que deveria ser montado. Coisa que um pedreiro, em menos de um dia de trabalho resolveria. Impressionante se isso for mesmo verdade.

Decisão

A secretária Socorro Neri encaminhou pedido de desfiliação ao PSB, em termos elegantes, deixando claro que ela e o partido estão em projetos divergentes. Neri havia deixado claro desde o início do ano, ainda antes de ser convidada pelo governador a assumir qualquer cargo, que não admitiria a possibilidade de uma aliança entre o PSB e o PT, que a tratou com extrema agressividade na campanha e na prefeitura.

Fora

Pela carta, deu para perceber que Socorro Neri se distanciou de projetos políticos no futuro imediato e quer se centrar na missão dada na Educação. É uma decisão de peso, já que, com certeza, teria caminho fácil para uma eleição proporcional, seja para deputada estadual ou federal. Mas a secretária não foi picada pela mosca azul do poder.

Desejo

O ex-senador Jorge Viana sai ganhando com seus adversários se dividindo em pelo menos cinco candidaturas ao Senado. E pelo visto ele concorre sozinho como o nome da centro-esquerda.  Até agora, jogo está sendo jogado de acordo com o desejo de JV. Ele faz sua parte, andando, conversando, aglutinando, aparecendo.

Fim de reinado

A advogada de madeireiros Helen de Freitas Cavalcante, que chefiava o Ibama no Acre, um dos maiores exemplos da raposa tomando conta do galinheiro, foi, enfim, exonerada. Sua presença estava sendo fortemente questionada pelo Ministério Público, que sempre viu conflito de interesses em sua nomeação. Agora é esperar que não venha um nome ainda pior. Nada é tão ruim que não possa piorar.

Baixo

O Acre e o Pará são os estados com menor índice de vacinação de indígenas. Esse é outro genocídio escondido no país. Uma vergonha para o Acre e essa conta precisa ser cobrada dos prefeitos. É simplismo dizer que os índios recusam as vacinas, sem que exista uma campanha especialmente destinada a esse público. Há muitos interesses por trás desses números.

Mobilização

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima quer montar um movimento em favor da estrada Cruzeiro do Sul/Pucallpa. Ou seja, quer insistir em uma rodovia que está duramente criticada por todas as pessoas com um mínimo de bom senso. O pior é que tudo indica que o governo do Peru não vai participar dessa jogada. A nova composição do parlamento peruano e a perspectiva da confirmação de Pedro Castillo como presidente afasta a urgência dessa pauta.

Licitações

O Governo do estado instituiu grupo de trabalho para cuidar das licitações de todos os setores do governo. Pelo decreto no Diário Oficial de hoje, o governo proíbe secretarias e órgãos de fazer seus próprios certames e concentra as decisões e os procedimentos. O grupo de trabalho é formado por representantes dos seguintes órgãos: Procuradoria-Geral do Estado – PGE; Controladoria-Geral do Estado – CGE, Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC, Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia – SEICT e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG. A Coordenação do Grupo será realizada pela Procuradoria-Geral do Estado – PGE, que orientará suas atividades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 00h15 - Fonte: Climatempo
17°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 27°

17° Sensação
7 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens