Terça, 27 de Julho de 2021 10:33
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Lascado

Como diz aquele ilustre famoso novo, o Gil do Vigor: "o Brasil tá lascado!"

18/06/2021 13h15 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Lascado

Personalismo

Um dos grandes problemas da política brasileira é o personalismo. Políticos se elegem fazendo o discurso de que só querem ajudar o povo, mas depois de eleitos, passam a se preocupar com seu próprio umbigo e a garantir condições para se manter no poder.

Arcaica

Isso é preocupante porque até se entende que velhos nomes da política ajam assim, afinal o costume do cachimbo deixa a boca torta. O que é muito ruim é que novos quadros políticos que emergiram recentemente das urnas, de quem se esperaria uma nova atitude, tão logo chegam ao poder, repetem essa mesma fórmula arcaica.

Clientelismo

Direita, esquerda, centro. Tanto fez como tanto faz, para esses políticos que fazem do clientelismo sua prática cotidiana, só existe nós ou eles. Ou você está a meu favor ou está contra mim.

Tiranos

Pequenos tiranos, disfarçados de democratas ou não, querem ser obedecidos, servidos, atendidos em suas ordens (mesmo que sob a forma de educados pedidos). Caso contrário, a pancada é segura e certeira.

Lascado

Como diz aquele ilustre famoso novo, o Gil do Vigor: "o Brasil tá lascado!" E nós, simples anônimos devemos ter cada vez mais consciência de que se a política brasileira continuar acreditando nesse "novos políticos de práticas velhas" nós, brasileiros, também estaremos muito lascados por bastante tempo ainda...

Nomeações

Gladson Cameli continua promovendo mudanças em cargos comissionados na estrutura do governo. A pasta da ex-prefeita e atual secretária de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Socorro Neri, por exemplo, tem hoje a nomeação de ex-comandados na época da Prefeitura de Rio Branco, dentre eles o ex-secretário da Semeia Aberson Carvalho, a jornalista Márcia Moreira que era da FGB, o ex-diretor da FGB Erick Pinheiro Caniso, que também chegou a ser nomeado pelo atual prefeito de Rio Branco mas não permaneceu. 

Casa civil

Assuntos estratégicos, foi nomeado o ex-chefe da Casa Civil de Tião Bocalom, Artur Liborino, com o cargo de diretor. Artur pediu demissão da Prefeitura de Rio Branco em maio alegando problemas de saúde.
Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (18).

Serial killer

Esse caso do serial killer é muito sério. São diversas mortes e o cara continua a solta. Uma caçada com mais de 200 policiais não conseguiram prender um único homem? Algo de errado não está certo. Ou o cara é o demo, só pode.

Aplausos

Digna de aplausos a ação conjunta do governo e prefeitura de Rio Branco em promover vacina por 48h, em frente ao Palácio Rio Branco. Até a meia noite de ontem, 18, as equipes de imunização já haviam aplicado cerca de 1.960 doses, e durante a madrugada cerca de 40 acreanos também procuraram o posto de vacinação.

E continua

O mutirão continua até o sábado, 19, pela manhã, sendo que a partir desta sexta-feira, 18, grávidas e puérperas já podem se direcionar ao Palácio Rio Branco para receber a primeira dose. Os documentos necessários são CPF, documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No fim de semana, a vacinação continua no Ginásio do Sesi. Vamos todos vacinar. A vacina tem que ser para todos!

Doação

Energisa Acre, FIEAC, Fecomércio e Acisa vão doar para os municípios câmaras frias, geladeiras, freezers para a conservação local de vacinas contra a Covid-19, além de computadores para melhoria na troca de informações com o Ministério da Saúde.  As doações serão realizadas no projeto Unidos pela Vacina, movimento da classe civil organizada e do setor empresarial, que visa apoiar o processo de vacinação. Ótima iniciativa.

Máscaras

Mesmo com o progresso da vacinação, todas as medidas básicas de prevenção devem continuar em uso: além da máscara, distanciamento social, higiene das mãos, ventilação dos ambientes e cuidados ao espirrar o tossir. Os cuidados devem ser mantidos, segundo os especialistas, porque nenhuma vacina garante 100% de proteção contra a doença.

Último

O pior é que muitas pessoas acreditam que tomando a vacina não vão contrair a doença, o que é um equivoco, pela lentidão na gestão da Pandemia, o Brasil vai ser um dos últimos países a tirar a máscara.

Futuro

O melhor que se faz é ignorar as sandices do presidente e continuar a se proteger com o protocolo exigido e máscaras. Qualquer um, está comprovado cientificamente, pode se reinfectar, ainda mais com as novas variantes surgindo. Ainda teremos muito receios e anseios pelo futuro perverso que o Brasil vai atravessar. Infelizmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 12h25 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 34°

35° Sensação
7 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens