Terça, 27 de Julho de 2021 09:16
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Reconhecimento

O governador Gladson Cameli é um político que parece não insistir em medidas que se revelam inadequadas, que constituem uma eventual bola fora do governo

14/06/2021 13h54 Atualizada há 1 mês
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Reconhecimento

Reconhecimento

O governador Gladson Cameli é um político que parece não insistir em medidas que se revelam inadequadas, que constituem uma eventual bola fora do governo. Parece não passar a mão na cabeça do erro. Um exemplo disso é a polêmica da caixa d’água da Seis de Agosto. Alguém deu a malfadada sugestão de pintar o reservatório de azul, que só faria sentido se o espaço tivesse sido cedido para a propaganda da Fogás, o que só pode mesmo servir de piada, como foi.

Prata

Pois nesse fim de semana a caixa d’água, bem de interesse histórico, que não pode sofrer esse tipo de intervenção, foi pintada na sua cor metálica original. O governador também desistiu de mudar o nome do estádio Arena da Floresta, que é um bom nome, só por questões políticas. Menos mal. Não há necessidade da história ser reescrita a cada governo ou administração que entra.

Gasto

Mas uma coisa é preciso ser dita : a cor de uma  caixa d”água não é um projeto urgente.  Sugestões todo mundo dá, mas é preciso mais do que isso para tomar decisões e sair por aí pintando o sete, digo, a caixa. Resultado de atitudes impensadas é quase sempre esse: dar com os burros n’água e o pior,  com gastos estratosféricos. Quem paga a conta? O povo, sempre.

NADA

Se Jair Bolsonaro parar de xingar o Lula, a Dilma, a China, o STF, o primeiro-ministro da França, o uso da máscaras para de patrocinar aglomerações no país. O que sobraria? Nada. O presidente não entende de economia. Não entende de gestão pública. Não entende de meio ambiente. Não entende de ciência e tecnologia.
Sem radicalização, aglomerações, bravata e inimigo poderoso, Bolsonaro não existe! Não é NADA!

Apoio

Alguns setores ligados à prefeitura têm vazado para a imprensa e influenciadores, jornalistas, que seria hora do governo do estado apoiar a campanha de vacinação com equipes da saúde estadual. As digitais de interesses próximos à municipalidade são evidentes nesse processo e revelam a consciência das falhas na imunização, que inclusive podem resultar em processos administrativos.

Proposta

A bem da verdade, desde o primeiro momento o governo do estado deveria ter sido parceiro da vacinação. Porque estamos cansados de ver o secretário em todos os postos de vacinação, o prefeito no drive thru, a espetacularização do processo, que desde o início se mostrou falho, superficial, sem buscar ativamente as prioridades. E sem uma campanha – e havia dinheiro para isso – de incentivo à vacinação. Ficou só no oba-oba das insignificantes redes da prefeitura e o resultado é esse, pleno de erros e último lugar no ranking dos estados que menos vacinaram. Vergonhoso.

Igual

Não que a vacinação no interior esteja melhor. Também se arrasta, mas em muitos casos, é preciso reconhecer, se deve à pequena quantidade de vacinas entregues pelo governo federal. Na verdade, o Brasil todo sofre com a falta da vacina, que claramente nunca foi prioridade nesse governo movido a cloroquina e fake-news.

Convocação

A secretaria de Educação fez publicar em edição extra do Diário Oficial a lista de 350 professores para atuar na rede estadual de ensino, que o governador havia autorizado no final de semana. Um dos editais convoca candidatos para entrega de documentos e assinatura do contrato temporário de professor para o ensino fundamental e médio para o Programa de Educação do Campo.

Asas

O segundo edital convoca cerca de 20 professores que foram aprovados como temporários para atender ao programa Asas da Florestania, da rede pública estadual de educação básica. É o governo e a secretária de Educação, Socorro Neri, mostrando o cumprimento de compromissos e a valorização dos profissionais da área.

Presenciais

E a secretária Socorro Neri está otimista de que as aulas presenciais, ainda que de forma limitada e com todos os cuidados possíveis, possam começar em algum momento de agosto, se a COVID continuar controlada. Até lá, os profissionais de educação diretamente envolvidos também estarão imunizados. É o que a secretária espera.

Mobilização

E nessa semana mais curta por conta do ponto facultativo de hoje e do feriado de amanhã, quem entra em mobilização são os profissionais da Saúde. Entre as pautas, a correção da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) e o retorno, com retroativo, do pagamento do adicional da Covid-19, interrompido no final do ano passado. Ainda cobram solução para os 2.100 servidores que estariam desde 2015 com direitos como licença-prêmio, progressão salarial, reajuste e férias suspensos.

Aceno

O governador assinalou no final de semana algumas vantagens para o setor, como o pagamento do auxílio extra da COVID e  abriu negociações. Os profissionais da saúde garantem que o atendimento à pandemia não será afetado. É o que se espera. O secretário demissionário Alysson Bestene pode esperar o fim do movimento para mudar de cargo.

Sobrevida

A pensão de ex-governadores e seus pensionistas ganhou sobrevida. A ministra Cármem Lúcia suspendeu o julgamento virtual que começaria na sexta-feira passada e que duraria uma semana. Junto com o Acre serão analisados casos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Paraíba, Sergipe e Pará. Não há data para retomada da pauta.

Servidores

A mesma coisa, entretanto, não acontece com os servidores que foram contratados sem concurso após a Constituição de 88. O caso se encontra na última instância e a decisão pode prejudicar esses trabalhadores e influenciar em suas aposentadorias. O quanto de prejuízo só se saberá no final do processo, com a  modulação da decisão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 11h05 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 34°

29° Sensação
7 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens