Terça, 27 de Julho de 2021 10:09
(68) 99971-5137
Política Opinião

COLUNA POLÍTICA | Encontro

Um encontro que promete ter importantes desdobramentos é o da primeira-dama Ana Paula Cameli e da secretária Socorro Neri

12/06/2021 15h19 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
COLUNA POLÍTICA | Encontro

Não vai

O ainda secretário da saúde, Alysson Bestene, não vai mais se filiar, por agora, ao PSL e zera novamente a análise sobre a formação da chapa do governador Gladson Cameli para as eleições. Os motivos, como sempre, se dividem entre o que pode ser debatido publicamente e as conveniências políticas. Alysson alegou que precisa se concentrar na pandemia, mas isso é parte da questão. Na verdade, teme-se pelo jogo de poder dentro do PSL que ainda conta, pelo menos formalmente, com a adesão do vice Rocha, no Acre, que pode mudar o jogo da legenda. Há outros interesses muito explícitos por trás do PSL e tudo precisa ser feito com cautela.

Aliança

Além disso, o PSL tem conversado muito sobre uma aliança nacional com o MDB, com reflexo nas eleições estaduais. No Acre, é clara a já notada ingerência do senador Márcio Bittar na legenda, filiando seu suplente Eduardo Veloso. Tudo isso precisa ser levado em conta.

Procura

O partido que pode ser a noiva da vez, no Acre, para os adeptos do presidente Bolsonaro e da direita é o Patriotas, que está decidindo se mantém a oferta da filiação ao presidente e a sua família entregando sua estrutura. Para quem se lembra, o Patriotas é o antigo PEN e não deixa de ser interessante que Bolsonaro se filie a um partido que até 2017 carregava o nome de ecológico no nome. 

No Acre

No Acre, o Patriotas é minúsculo. Já foi presidido pelo empresário Jarbas Soster, que depois deixou o partido e disputou a prefeitura pelo Avante. Hoje é liderado, no estado, por Josemir Anute e sequer tem página própria nas redes. Apresentou em 2020, 27 candidatos a vereador na capital, não se coligou para prefeito e teve pífio desempenho nas urnas. A maior votação foi da dentista Suelen Carlos, que obteve 911 votos, seguida de Rebelo Góes, com 886. Os demais candidatos patinaram nos 200 votos ou menos. Em resumo, os correligionários de Bolsonaro devem começar o partido do zero no Acre.

Nacional

No plano Nacional, o líder do Patriota no Congresso é o deputado mineiro Fred Costa, oriundo do PEN, conhecido por sua posição a favor dos animais e da defesa da região metropolitana de Belho Horizonte. Naquele estado, a grande liderança era o vereador reeleito Gabriel Azevedo, considerado uma revelação política, mas que acaba de ser expulso da legenda por ser contrário à filiação de Bolsonaro.

Drogas

A descoberta de um esquema envolvendo agentes penitenciários, agora pomposamente chamados de policiais penais, no tráfico de drogas, celulares e armas dentro das prisões acreanas não deveria espantar ninguém. Há muto que a ação dessa quadrilha é conhecida. Não há outra explicação para que presidiários continuem atualizando suas redes sociais atrás das grades. Culpar as famílias dos presos é tapar o sol com a peneira. Ao contrário, para a quadrilha o melhor é estimular a distância entre preso e família, inventar dificuldades para a entrega de comidas e objetos de higiene para, assim, ter o encarcerado mais dependente da máfia dentro das prisões.

Investigação

É preciso, mais que nunca, uma investigação séria, com participação do Ministério Público, para expor as entranhas desses maus policiais que se aproveitam dos presos para lucrar, pondo em risco a própria segurança dos demais agentes e favorecendo o crime. Por exemplo, a origem das drogas na prisão é, quase sempre, o desvio dos entorpecentes apreendidos pela polícia estadual, que voltam em um esquema criminoso. Isso acontece aqui e em todo lugar do país.

Encontro

Um encontro que promete ter importantes desdobramentos é o da primeira-dama Ana Paula Cameli e da secretária Socorro Neri. Duas mulheres poderosas, inteligentes e capazes que, juntas, poderão fazer muito pelo Acre. E que se admiram.

Limpeza

Uma empresa de Goiás venceu a licitação para a limpeza pública da capital e terá 60 dias para se instalar em Rio Branco. Ofereceu seus serviços a R$ 32 milhões por ano, o que dá pouco menos de R$ 270 mil por mês. Agora é acompanhar a instalação e a qualidade do serviço, especialmente verificar se não haverá pagamento extra, ultrapassando o previsto a cada mês. A sociedade está de olho.

Vendaval

A tempestade de sexta-feira mostrou como fenômenos extremos vêm se multiplicando na Amazônia, em função do desmatamento, da perda de cobertura florestal que continham esses ventos. O resultado é a destruição.

Energia

A conta de luz já aumentou nesse mês de junho e o governo federal ainda teme por um colapso no final do ano, em razão da precariedade das linhas de transmissão entre regiões com muita e pouca chuva, entre locais de estabilidade e outros com reservatórios em situação crítica. O país corre o risco de apagões mais frequentes. Como sempre, o Acre é forte candidato a essa situação. Por aqui, nem precisa de reservatórios vazios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 12h05 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 34°

33° Sensação
7 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens